Estação Meteorológica de Alcácer do Sal - Barrosinha [IM] (15/03/2009)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Há mais de 7 meses que passava ao lado desta estação quando circulava pela estrada nacional que atravessa a Barrosinha, nas minhas viagens habituais ao Alentejo.
Mas ontem foi a altura de finalmente a visitar e, se eu já tinha conhecido algumas das estações mais completas da rede do IM, desta vez conheci talvez uma das mais simples; possui apenas um Termo-Higrómetro protegido por um Radiation Shield, um Pluviómetro, um Sensor de Detecção de Precipitação, um Piranómetro e um Anemómetro a 10 metros de altura, todo o material da Vaisala, de acordo com toda a rede do IM.
A estação fica localizada no topo de uma encosta, já por si um pouco elevada.


































E parece que alguém se esqueceu de uma espécie de anéis isolantes ainda dentro de um saco hermeticamente fechado, na zona onde está localizada a estação. :p


 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas Fotos Daniel :thumbsup:

Tenho aqui uma dúvida..como é feita a comunicação de dados para a central do IM ??

Não sei ao certo, mas penso que é feita através de cabos subterrâneos até à estação central mais próxima (neste caso Setúbal ou Évora) e daí transmitidos os dados via satélite ou outro método wireless para os servidores do IM.
Pode ainda haver a hipótese de cada departamento da sede do IM estar encarregue de consultar as estações de cada região ou NUT de Portugal e colocar os dados no site manualmente, ao contactar os observadores das estações centrais, que monitorizam os dados por elas recolhidos, mas digo-o sem certezas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais uma boa reportagem para o catálogo :thumbsup:

Quanto à comunicação, à partida as EMA's estão todas integradas numa rede de telemetria com os dados a serem enviados por modem através de rádio, rede telefónica ou GSM, dependendo provavelmente das condições disponíveis em cada local.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Não sei ao certo, mas penso que é feita através de cabos subterrâneos até à estação central mais próxima (neste caso Setúbal ou Évora) e daí transmitidos os dados via satélite ou outro método wireless para os servidores do IM.
Pode ainda haver a hipótese de cada departamento da sede do IM estar encarregue de consultar as estações de cada região ou NUT de Portugal e colocar os dados no site manualmente, ao contactar os observadores das estações centrais, que monitorizam os dados por elas recolhidos, mas digo-o sem certezas.
Hoje 19:09

Penso que é via GSM e a antena está a meio do mastro.


Quanto à comunicação, à partida as EMA's estão todas integradas numa rede de telemetria com os dados a serem enviados por modem através de rádio, rede telefónica ou GSM, dependendo provavelmente das condições disponíveis em cada local.

obrigado a todos..ja tou mais esclarecido :)

gosto sempre de saber estas coisas...sei algumas coisas de telecomunicações como por exemplo transmissões tv via satélite dsng´s e flyaways..:D ha..também gosto de acompanhar imagens de satélite tipo Sat24 :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Temos de fazer o histórico das estações que já visitámos.:p

Por acaso já há muitos meses que passava por esta estação, especialmente no Verão passado, em que chegava a passar por ela 3 vezes por semana, mas como tínhamos pressa nunca pedi ao meus pais para pararmos e visitar a estação.
Mas ao fim de tanto tempo de ter descoberto a estação e de conseguir que os meus pais nos levassem até ao Torrão e a Évora, lá se proporcionou pararmos ao lado da estação.
Afinal até há males que vêm por bem e assim, mesmo tendo adiado a reportagem desta estação, foi uma oportunidade de vocês a terem ido visitar também, por isso acho que foi vantajoso.
E, mais uma vez, o dia valeu e bem pelo convívio !

:p
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Obrigado Daniel, mais uma!

Para uma estação localizada no Alentejo no alto de uma encosta, apresenta mínimas muito baixas em noites de inversão térmica. Média das mínimas de -0,5ºC em Janeiro de 2005, menos que em Mirandela.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Obrigado Daniel, mais uma!

Para uma estação localizada no Alentejo no alto de uma encosta, apresenta mínimas muito baixas em noites de inversão térmica. Média das mínimas de -0,5ºC em Janeiro de 2005, menos que em Mirandela.



Naquela zona, onde se situa a Barrosinha, a altura acima do nível do mar deverá rondar os 20 ou 30 metros ;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87