Estação Meteorológica de Corroios (Oregon WMR200)

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Lightning 7 Fev 2009 às 14:55.

1. iceworld

iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Montagem com grande cuidado.:thumbsup:
    O suporte do pluviómetro é de que material?

Parabéns :thumbsup:

2. Kraliv

Kraliv
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Jan 2007
    Local:
    Acolá
    Parabéns!!

Parece estar tudo muito bom a nível de instalação :thumbsup:

Toca a colocar dados online;)

3. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Pessoal, venho dar-vos as boas novas :w00t:

A estação já está a enviar dados para a net :w00t:

Apesar de não poder ter o computador ligado dia e noite, sempre que posso deixo-o ligado e em ocasiões "extremas" ou "especiais", por isso se em certas alturas virem dados estranhos, não se preocupem. Podem ser os últimos dados transmitidos do PC para a net antes de este ser desligado. ;)

Está no site do Wunderground, ->aqui<-

Muito obrigado ao Rog, ao Hotspot, ao Miguel e ao Minho por toda a ajuda que me deram. :thumbsup:

4. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Parabéns :)

5. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
    Parabéns pelo recente progresso. ;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Hoje, não esquecendo todos os detalhes, conclui finalmente a instalação completa da estação. Dei uma pintadela :D (com uma tinta especial para evitar ferrugem) nas partes mais importantes da estação, parafusos, porcas, tudo isso. :)

Amanhã vou colocar aqui mais fotos desse melhoramento e da instalação do painel solar também.

Cumps
    Lightning

7. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Tal como prometi, aqui vão mais fotos da minha estação. Desta vez tiradas mesmo perto dos instrumentos, para terem uma ideia diferente da instalação. Adicionei o painel solar à montagem, e virei-o para sul (dada a minha localização) de maneira a conseguir apanhar o maior número de horas de sol / claridade.

Consegui também apanhar mais de perto o RS da Davis. Prendi melhor o sensor no seu interior.

Amanhã já estarão disponíveis os dados em tempo real, de novo, na página do Wunderground.

:thumbsup: :w00t:

8. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Obrigado. :)

Iceworld, o material do suporte do pluviómetro é ferro. Mandei fazer o suporte por medida. :thumbsup:

9. Kraliv

Kraliv
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Jan 2007
    Local:
    Acolá
    Boas,

Tendo em conta que a substituição de pilhas será mais complicada no anemómetro (implica deitar o mastro) deverias, talvez, ter deixado o painel solar nesse mastro.
    Assim, a duração de pilhas no cata-vento/anemómetro seria maior.

Já agora, porque é que deixaste mastro acima dos aparelhos

e não instalaste tudo até ao topo :confused:...não é que tenha influência, mas ficava mais "bonito" :D

abraço

10. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Olá Kraliv.

Pensei nisso, em deixar o painel solar no mesmo ferro que o catavento/anemómetro. Mas preferi colocá-lo no ferro do sensor, a alimentar o sensor. Deixei mastro acima dos aparelhos porque na altura da montagem pensei em tudo: se por exemplo quiser meter o painel solar no topo do ferro posso lá metê-lo sem problemas. Como o suporte do pluviómetro está mesmo aparafusado ao ferro, jã não posso mechê-lo, a nao ser que faça furos no ferro, mais acima, e o suba mais. Mas de qualquer maneira penso que está bom assim, também não há qualquer problema com esse pormenor. ;)

11. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Os dados online no wunderground estão em testes? Como tem uns saltos marados! :D

12. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Não propriamente. Eu é que não tenho possibilidade de deixar o computador ligado o dia todo, e o facto de estar sempre a ligar e desligar faz esses "saltos" nos dados. :(

Mas assim que puder resolvo isto, de maneira a que os dados fiquem correctos e sem "saltos". :)

As minhas desculpas a todos os utilizadores que visitam a página com os meus dados online, mas neste momento as condições que tenho só permitem isto. :unsure:

13. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Ah! :)

Então mas é assim, são as limitações! hás de arranjar uma solução ;)

Uma coisa interessantíssima, a temperatura sobe sempre ao longo da madrugada!! Porquê? Já tou a fazer filmes e associações com a acesa discussão que tivemos no tópico sobre a estação do IM da Praia da Rainha!
    :rolleyes:

14. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Porquê não sei.

Mas acredita que já são algumas as vezes que me levanto para ir à rua (de madrugada) e observo isso, a temperatura durante a madrugada vai subindo lentamente. :confused:

Ou seja, o que eu quero dizer com isto é que já observei esse fenómeno. Não estou a afirmar que acontece todos os dias, mas esse facto tanto pode ser devido ao erro dos dados como pode corresponder à verdade, se é que percebeste. :)

15. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Pois!
    Antes de mais, tenta ver se é erro!
    Se não for é interessante, especialmente porque é um comportamento semelhante, apesar de não totalmente igual, ao da estação da Praia da Rainha, o que a ser verdade era muito interessante, pois quereria dizer que o fenómeno lá afinal não é assim tão local, e que a zona de Corroios estaria ali algures numa zona de "transição"..
    Mas claro, são só suposições, ainda sem saber se isso está certo! :p ;)

Partilhar esta Página