Estação Meteorológica de Corroios (Oregon WMR200)

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boas...

Adquiri recentemente uma WMR 200, a qual já está montada, ficando apenas em falta o RS.

Reparei que a estação não me identifica o Wind Chill.

Podem-me informar se o mesmo apenas fica disponivel abaixo de uma determinada temperatura ?

Abraço
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas...

Adquiri recentemente uma WMR 200, a qual já está montada, ficando apenas em falta o RS.

Reparei que a estação não me identifica o Wind Chill.

Podem-me informar se o mesmo apenas fica disponivel abaixo de uma determinada temperatura ?

Abraço

Boa noite Puma.

Sim, só abaixo de uma certa temperatura é que o windchill é calculado nas WMR200, se não me engano, só abaixo dos 10ºC.

Portanto não se preocupe e não se admire se o windchill estiver sempre - - ºC, é perfeitamente normal. Assim que a temperatura baixar dos 10ºC, o windchill será calculado automaticamente.

Mais alguma dúvida não hesite em colocar. :thumbsup:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Boa noite, Lightning !

Obrigado pela informação.

Já adivinhava que assim fosse...mas como estava habituado á Auriol, que mostrava sempre....achei estranho.

Vou esperar para ver :thumbsup:


Aqui vos deixo uma foto da minha nova estação :w00t::w00t:



dsc5877.jpg
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Olá joseoliveira !

Obrigado pelo comentário.

Tenho estado a testar varios softwares para ligar a estação ao PC.

O Cumulus cativou-me bastante, parece-me simples, objectivo e gratuito.

Contudo o mesmo não reconhece a estação ( WMR200) , mas apenas a WMR 928.

É assim mesmo, ou existe algo que me está a passar ao lado.

Agradecia a Vossa ajuda :thumbsup:
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
O ideal, tal como a OMM diz, é o RS ser colocado a 2m do chão, mas para tal não deve haver nenhum obstáculo em volta (muros, prédios, árvores, arbustos), que sirvam de barreira ao vento e crie uma espécie de estufa em volta do sensor da temperatura.

Ora, num meio urbano é praticamente impossível encontrar um lugar com essas condições.

Assim, e para quem mora num prédio, a melhor forma de medir a temperatura com o menor erro possível, em relação às condições standards, é instalar a estação no telhado, com os mesmos critérios da instalação da mesma no solo.


---------------------

Parabéns pela aprovação, Lighting ;)

Boas

Só uma pergunta: Os 2 metros de altura para o RS é a altura obrigatória ou é só a distancia mínima ao solo (mesmo que cá em baixo não haja obstáculos)? :huh:
É que eu tenho o meu a cerca de 8m :D

Obrigado

Cumps

cmg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas

Só uma pergunta: Os 2 metros de altura para o RS é a altura obrigatória ou é só a distancia mínima ao solo (mesmo que cá em baixo não haja obstáculos)? :huh:
É que eu tenho o meu a cerca de 8m :D

Obrigado

Cumps

cmg

Boa tarde cmg.

Os 2 metros de altura para o RS representam a altura recomendada para a sua instalação (do RS).

Se tem o seu a 8 metros de altura e são de momento as únicas condições que tem, não vejo qualquer problema, desde que cumpra as outras normas habituais tais como estar exposto a todos os pontos cardeais, estar afastado de fontes de calor, etc etc... :)

Para ter uma ideia, tenho o meu a sensivelmente 12 metros de altitude (10 metros do prédio mais aproximadamente 2 metros de mastro).

Espero que tenha esclarecido a sua questão. Se tiver quaisquer outras dúvidas não hesite em perguntar.

Cumprimentos
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas,

Trago-vos uma novidade, nomeadamente relacionada com a webcam do Tempoemcorroios.

Após uma inspecção de rotina a todos os instrumentos da estação e também à webcam, decidi alterar a direcção em que são captadas as imagens. Está agora voltada para o mar (litoral).

Esta alteração justifica-se já com a aproximação da frente para Domingo e também com as tendências naturais do estado do tempo para os próximos meses (passagem de superfícies frontais, depressões, etc etc).

Confiram as alterações em http://tempoemcorroios.com/dados-em-tempo-real.

:thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Boas

Só uma pergunta: Os 2 metros de altura para o RS é a altura obrigatória ou é só a distancia mínima ao solo (mesmo que cá em baixo não haja obstáculos)? :huh:
É que eu tenho o meu a cerca de 8m :D

cmg, a distância desde o solo a um mínimo de 2 metros prende-se por critérios mínimos de avaliação de valores já instituídos e por norma considerados credíveis.

Quer seja no Inverno ou no Verão, a temperatura e humidade avaliadas junto ao solo e que a distância seja consideravelmente inferior aos 2 metros, no Verão absorve directamente muito do calor que se gera à superfície por este se manter acumulado ao longo do dia e no Inverno este processo surge de igual forma mas desta vez com a acumulação de ar frio gerado pelo arrefecimento dessa mesma superfície; irregularidades seriam também notadas nos valores de humidade que no Verão seriam certamente muito baixos enquanto que no Inverno poderiam ser demasiado elevados, portanto quer seja num período ou noutro, a exposição a estas condições de temperatura e humidade superficiais criariam extremos anuais não previstos e de modo algum serviriam para avaliar as condições meteorológicas num dado local.
Quanto aos 8 metros de distância que referiu, será desde o solo? E que outras superfícies poderão encurtar essa distância? Existem? Terraço, telhado, varanda?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá joseoliveira !

Obrigado pelo comentário.

Tenho estado a testar varios softwares para ligar a estação ao PC.

O Cumulus cativou-me bastante, parece-me simples, objectivo e gratuito.

Contudo o mesmo não reconhece a estação ( WMR200) , mas apenas a WMR 928.

É assim mesmo, ou existe algo que me está a passar ao lado.

Agradecia a Vossa ajuda :thumbsup:

Gostaria de poder ajudar tivesse eu já experiência nesse ponto, mas ao usar até à data uma simples estação que não requer software, não vejo como, mas certamente há por cá quem possa ajudar nessa tarefa! ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
HotSpot disse:
(...)Acontece nos sensores Oregon passados alguns anos.

Solução: Sensor novo.

E é isso mesmo... Sensor novo a caminho. :w00t:

Quando montar o sensor faço também uma vistoria geral ao resto da estação, em princípio neste fim de semana que vem ou no início da próxima semana. :thumbsup:

Darei novidades assim que justificável.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Quando montar o sensor faço também uma vistoria geral ao resto da estação, em princípio neste fim de semana que vem ou no início da próxima semana. :thumbsup:

E foi isso mesmo que acabei de fazer agora. Não consegui fazê-lo imediatamente na altura em que referi no post acima, mas consegui hoje.

O sensor termo-higrómetro é novinho em folha. Os dados de humidade relativa são novamente fiáveis.

Aproveitei ainda para limpar todos os sensores e verificá-los e voltei a webcam para a direcção o interior do País. :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa noite.

Como alguns de vocês podem já ter observado, a tabela com os dados em tempo real, disponível no site Tempoemcorroios, neste link está imcompleta (não apresenta todos os dados) e desactualizada. Isto deve-se a um problema temporário que será resolvido dentro de alguns dias.

Os dados do anemómetro/catavento voltam agora a estar disponíveis, e aconselho-vos a usarem a página do wunderground para consultarem os dados completos e sempre actualizados.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTUGA44

Fui ao telhado fazer a manuntenção aos sensores, e infelizmente lamento informar-vos de que tenho uma baixa na equipa :p pois o sensor de radiação UV morreu de vez. Deixou de emitir sinal, mesmo com pilhas novas, reset, etc etc, a luz que indica que está a recolher dados deixou mesmo de aparecer. Não sei a causa desta avaria, mas é permanente.

Até voltar a adquirir outro sensor UV, não irão estar disponíveis mais dados.

Quanto à webcam aconteceu também há muito tempo outro acidente, a webcam apanhou água e foi desta para melhor. A situação actual em que me encontro não me permite ainda voltar a oferecer este serviço no site Tempoemcorroios (colocar outra webcam a enviar imagens em tempo real), mas de qualquer das formas espero no futuro fazê-lo.

Caso tenham alguma dúvida que queiram colocar não hesitem em fazê-lo.

Cumprimentos. :)
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Boa noite.

Como alguns de vocês podem já ter observado, a tabela com os dados em tempo real, disponível no site Tempoemcorroios, neste link está imcompleta (não apresenta todos os dados) e desactualizada. Isto deve-se a um problema temporário que será resolvido dentro de alguns dias.

Os dados do anemómetro/catavento voltam agora a estar disponíveis, e aconselho-vos a usarem a página do wunderground para consultarem os dados completos e sempre actualizados.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTUGA44

Fui ao telhado fazer a manuntenção aos sensores, e infelizmente lamento informar-vos de que tenho uma baixa na equipa :p pois o sensor de radiação UV morreu de vez. Deixou de emitir sinal, mesmo com pilhas novas, reset, etc etc, a luz que indica que está a recolher dados deixou mesmo de aparecer. Não sei a causa desta avaria, mas é permanente.

Até voltar a adquirir outro sensor UV, não irão estar disponíveis mais dados.

Quanto à webcam aconteceu também há muito tempo outro acidente, a webcam apanhou água e foi desta para melhor. A situação actual em que me encontro não me permite ainda voltar a oferecer este serviço no site Tempoemcorroios (colocar outra webcam a enviar imagens em tempo real), mas de qualquer das formas espero no futuro fazê-lo.

Caso tenham alguma dúvida que queiram colocar não hesitem em fazê-lo.

Cumprimentos. :)

É, de facto, a WMR 200 é muito fraca nos seus sensores... o meu sensor UV também pifou ao fim de um ano, o anemómetro pouco mais... deixei de receber sinal na consola se a mesma fica ao pé do PC... Resultado, na semana passada chateei-me e desmontei tudo, apenas ficou o termómetro e higrómetro...
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Olá !

Também tenho uma estação Oregon WMR 200 “ a bombar “ desde Setembro de 2010, e até á data de hoje não tenho qualquer tipo de reclamação a fazer.

Contudo o sinal dos sensores poderia ser melhor, nomeadamente do termómetro/higrómetro, situação que resolvi com alguns ajustes quer dos sensores quer da própria consola.

Todos os sensores, incluindo o sensor UV, têm as pilhas originais ( não tenho o painel solar colocado ), e pelo menos duas vezes por ano procedo á sua limpeza, nomeadamente ao anemómetro e pluviómetro, que tem sempre por lá uma familia de aranhas :D

Fiquem bem :thumbsup: