Estação Meteorológica: Disponibilizar dados online

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Meteolouco, caso precise de ajuda para página. Mande PM. Ajudo


Tal como o mjcorreia já disse, o colega ijv já se disponibilizou para o ajudar.
Eu também, caso consiga arranjar um tempo para aparecer por aqui, posso dar alguma ajuda.
De qualquer maneira, igual ao meteocovilha, não me parece que consiga gratuitamente. O WDL (licença) custa $40US.

Mas devem haver outras opções mais em conta pela web. Por exemplo, o cumulus também dispõe de templates para monitorização em tempo real da estação (http://saratoga-weather.org/wxtemplates/index.php).
 
  • Gosto
Reactions: mjcorreia


Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Como já havia dito ofereci me para ajudar. Pela net fora existem muitos templates grátis que podemos sempre ajustar como tenho feito em alguns.
sim já lhe enviei uma mensagem obrigado desde já
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
751
Local
Covas, V N Cerveira
Boa noite,

Ofereceram-me uma Oregon WRM88A :). e agora gostaria de disponibilizar os dados online. Todavia tenho as seguintes condicionantes: uma internet bastante fraca e o facto de não estar interessado em ter um pc permanentemente ligado.
Estava a pensar em arranjar um datalogger e um router compatível. Já ouviram falar no Meteo-Sheeva? Qual é a vossa opinião e será que me podem ajudar?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Boa noite,

Ofereceram-me uma Oregon WRM88A :). e agora gostaria de disponibilizar os dados online. Todavia tenho as seguintes condicionantes: uma internet bastante fraca e o facto de não estar interessado em ter um pc permanentemente ligado.
Estava a pensar em arranjar um datalogger e um router compatível. Já ouviram falar no Meteo-Sheeva? Qual é a vossa opinião e será que me podem ajudar?

Ora aí está aquilo a que eu gosto de chamar uma prenda em condições!
Internet fraca não será condicionante, os dados de que estamos a falar são insignificantes, costumava usar o rapid fire no wunderground e nunca senti problemas, além dos habituais :D e olha que só tenho 0,87 Mb/s de upload! Quanto tens?
Aproveito a deixa para saber a vossa opinião acerca dos clones do datalogger existentes no MerCaD0 para as estações Davis por um preço bem mais em conta.
Tenho aqui um datalogger de uma VP1 que se diz incompatível com a nova VP2.
Desse Sheeva nunca tinha ouvido falar, fui ver e tem boa pinta, sem ser muito caro mas falta-lhe o wifi. Esses com wifi rondam os 200 aéreos o que já é pesadote... E ainda o datalogger! Tão depressa não devo disponibilizar nada online, que desperdício :(
 
  • Gosto
Reactions: ampa62

ampa62

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
751
Local
Covas, V N Cerveira
Ora aí está aquilo a que eu gosto de chamar uma prenda em condições!
Internet fraca não será condicionante, os dados de que estamos a falar são insignificantes, costumava usar o rapid fire no wunderground e nunca senti problemas, além dos habituais :D e olha que só tenho 0,87 Mb/s de upload! Quanto tens?
Aproveito a deixa para saber a vossa opinião acerca dos clones do datalogger existentes no MerCaD0 para as estações Davis por um preço bem mais em conta.
Tenho aqui um datalogger de uma VP1 que se diz incompatível com a nova VP2.
Desse Sheeva nunca tinha ouvido falar, fui ver e tem boa pinta, sem ser muito caro mas falta-lhe o wifi. Esses com wifi rondam os 200 aéreos o que já é pesadote... E ainda o datalogger! Tão depressa não devo disponibilizar nada online, que desperdício :(

Ora bem, a prenda ainda não é só esta :rolleyes:. A PT oferece-me um router :p. Assim precisarei apenas do datalogger. Tenho é de ter cuidado na compatibilidade entre equipamentos e software e esse é o motivo do meu pedido de ajuda.
Dos equipamentos do tipo do Sheeva que vi, grande parte são programados em linux pelo que ai já tenho um sério obstáculo.
Também já fiz um pedido de esclarecimento para o fornecedor.
Sobre o upload e velocidade da rede, pelo que já estive a ver em termos de comentários, não me parece que vá ter problemas.

PS: já agora, encontrei o meteo-sheeva a partir deste blog: https://waynedgrant.wordpress.com/. Dá para aprender umas coisas sobre o assunto.
 
Última edição:

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Amigos, precisava da vossa experiente opinião. É o seguinte: pretendia colocar os dados da estação no Wunderground e tenho aqui uma Davis VP2 e um data logger que era da falecida VP1.
Após consulta ao site da Davis fiquei a saber que eles efectuam a troca dos data logger antigos por serem incompatíveis com as estações mais recentes e não perdi um minuto para lhes mandar um email. Resposta deles: isso só é válido para residentes nos EUA e Canadá!!! Ainda lhes respondi perguntando-lhes porque não faziam essa ressalva na página deles e até me ofereci para pagar os portes... Nem responderam!... :angry:
Já alguém teve problemas com incompatibilidade dos data loggers da Davis?
Fiquei mesmo irritado com F e vai daí dediquei-me a pesquisar acerca do assunto e soube da existência de uns clones do data logger da Davis a preços a rondar os 60€. Já alguém comprou? Funcionam?
Descobri também o Eusoport Mini Web Server que substitui o computador para se poder ter a estação sempre online com baixo consumo energético. Já alguém o usa? Aconselham?
Obrigado
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Amigos, precisava da vossa experiente opinião. É o seguinte: pretendia colocar os dados da estação no Wunderground e tenho aqui uma Davis VP2 e um data logger que era da falecida VP1.
Após consulta ao site da Davis fiquei a saber que eles efectuam a troca dos data logger antigos por serem incompatíveis com as estações mais recentes e não perdi um minuto para lhes mandar um email. Resposta deles: isso só é válido para residentes nos EUA e Canadá!!! Ainda lhes respondi perguntando-lhes porque não faziam essa ressalva na página deles e até me ofereci para pagar os portes... Nem responderam!... :angry:
Já alguém teve problemas com incompatibilidade dos data loggers da Davis?
Fiquei mesmo irritado com F e vai daí dediquei-me a pesquisar acerca do assunto e soube da existência de uns clones do data logger da Davis a preços a rondar os 60€. Já alguém comprou? Funcionam?
Descobri também o Eusoport Mini Web Server que substitui o computador para se poder ter a estação sempre online com baixo consumo energético. Já alguém o usa? Aconselham?
Obrigado
Esse Eusoport Mini Web Server tem por base um raspberry pi. Dependendo das funções que necessita e, se se sentir à vontade, pode optar por uma solução mais económica conjugando um raspberry pi com weewx ou mesmo com o meteohub (licença paga).
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Esse Eusoport Mini Web Server tem por base um raspberry pi. Dependendo das funções que necessita e, se se sentir à vontade, pode optar por uma solução mais económica conjugando um raspberry pi com weewx ou mesmo com o meteohub (licença paga).

Eu tenho umas luzinhas de Linux mas na parte da electrónica sou um (quase) total ignorante. É complicado?
Mas honestamente o que e vai custar mesmo a sair do bolso é o Data logger, estou mesmo lixado com a davis!
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Rasperry e wview + steelseries para ficar bonitinho . Se tem umas luzes de Linux, não me importo de mandar o código da minha estação, desde que mude os logos não tem problemas. Mande PM

http://meteo.isep.ipp.pt

A skin da página está bastante apelativa :thumbsup:
Qualquer versão de raspberry serve para o efeito? Penso que terá saído uma nova recentemente. Qual a melhor?
Obrigado e cumprimentos.
 

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Eu usei a versão B e comprei um ssd mais rápido onde instalei o software. O software que instalei foi um Wview + uma série de pacotes em que realizei grandes modificações no código fonte.

Se existir interesse da comunidade posso disponibilizar uma imagem que permita, facilmente, a qualquer pessoa ter um site de estação.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Rasperry e wview + steelseries para ficar bonitinho . Se tem umas luzes de Linux, não me importo de mandar o código da minha estação, desde que mude os logos não tem problemas. Mande PM

http://meteo.isep.ipp.pt
Off - topic :E passados largos anos volto a encontrar este nick
Saudades das "abenturas" spx
On - topic :testaste o weewx? Tem por base o wview.
Cumps
 

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Off-topic
Como o mundo virtual é pequeno, Já lá vão uns anos desde as "abenturas". :-)
On-topic

Primeiro olhei para o wview: Passar dos 5 minutos para 15 segundos, sacar a temperatura aparente diretamente da estação (a mania do wind chill/heat índex que é americanez chateia) obrigou a mudar um bocado de código. Coloquei algumas coisas que davam jeito e os gauges todos pipi. Agora ando a olhar para os gráficos e o weewx é um forte candidato.
 

AFSM

Cirrus
Registo
3 Jul 2015
Mensagens
11
Local
Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Através deste meu primeiro post neste forum cumprimento todos os seus membros e solicito ajuda para tentar disponibilizar dados da minha estação meteorológica na internet.
Peço-vos a vossa compreensão para o facto de ser um perfeito ignorante nesta matéria.
A minha estação é uma DAVIS VANTAGE PRO2. Segundo aquilo que compreendi da leitura no site da DAVIS, só conseguirei ligação à internet através do WEATHERLINK IP e os dados só poderão ser disponibilizados no site deles: WEATHERLINK.com.
Esta solução parece-me bastante redutora.
Poder-me-ão informar se existe outra solução?
Será possível disponibilizar os dados para outros sites?
Agradeço desde já a vossa ajuda.
Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: StormRic