Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Olá Boa tarde.
Tenho uma Davis que usa o Cumulus como software para upload para o WU. Mas é na versão de 2014 1.9.4
Mas sei que há a versão MX versão 3.2, mas já estive na pagina deles, faço o download da suposta aplicação, mas o WIN 11 não permite / reconhece a mesma. E não conclui a instalação.
Alguém sabe como fazer?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
374
Local
Coimbra
Olá Boa tarde.
Tenho uma Davis que usa o Cumulus como software para upload para o WU. Mas é na versão de 2014 1.9.4
Mas sei que há a versão MX versão 3.2, mas já estive na pagina deles, faço o download da suposta aplicação, mas o WIN 11 não permite / reconhece a mesma. E não conclui a instalação.
Alguém sabe como fazer?
E ir a "Compatibilidade" nas Propriedades do ficheiro da app?
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia, adquiri uma estação Bresser climatescout, alguém me pode dar umas dicas de como é onde instalar e se é possível colocar dados online? Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boas,

Posso estar enganado, mas pelo que me pareceu não partilha dados online

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
331
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
Não consigo aceder ao link...

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Boa tarde, se não consegue abrir o link entre na Amazon Iberica (amazon.es) e procure por estação meteorológica BRESSER, tem uma grande gama para escolher. Eu sugiro esta marca porque é a única que conheço e tenho a funcionar uma 7 em 1.
Cumprimentos
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Bom dia a todos.
Um pouco na sequência das postagens anteriores deixem-me ter o seguinte desabafo:
Sou cliente da Davis há 20 anos, vou na minha segunda VP2 que agora começa a dar sinais de desgaste (o sensor T/H do ISS pifou).
A qualidade e a fiabilidade desta marca são excelentes mas os preços são bastante dolorosos mesmo nos componentes mais simples.
A minha pergunta é: existe actualmente algum fabricante que venda estações meteorológicas assim tão boas mas a preços mais amistosos?
Se não, quem mais se aproxima na vossa opinião?
Era só... Cumprimentos.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Estou com o mesmo problema do @XtraNO: tenho os "restos" de uma Davis mas os sensores deixaram de funcionar. A consola já nem dá correctamente a pressão. Entretanto, a vida mudou: casei, nasceu a filha e as responsabilidades são outras. Que marca e modelos com "preços mais amistosos" aconselham?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite
Gostaria de uma opinião vossa
Comprei um pluviométro da Bresser
Até agora está funcionar bem, mas sem ter dados online .
Qual a vossa opinião ?
4b0e96266364b445accf5a7eb545d2c2.jpg


Enviado do meu CPH2307 através do Tapatalk
Olá joselamego! Recentemente também adquiri um destes pluviómetros. Como não tinha forma de medir a temperatura em dias de chuva por falta de um abrigo em condições consegui assim matar dois coelhos de uma só cajadada.

Logo no momento da compra fiquei sem compreender o motivo da não inclusão de um termo-higrómetro, haveria certamente espaço para a inclusão destes dados na consola. E por falar em consola referir que sem a retroiluminação é dificil a leitura do histograma, poderiam ter apostado um pouco mais na visibilidade mas pelo preço que foi está aceitável. Entretanto a comunicação de dados com obstáculos não é muito poderosa e já tive que reposicionar a consola porque perdi a ligação.

O sensor de temperatura parece ser fiável e veio até mostrar-me que o meu sensor La Crosse com 10 anos ainda está para as curvas, contrariamente ao termo-higrómetro que estava a usar, também da Bresser que está a acusar frequentemente temperaturas abaixo da realidade. Mas ainda a este respeito dizer que não testei até agora o comportamento da temperatura aquando de exposição solar direta, mas de acordo com algumas críticas estou à espera de obter temperaturas inflacionadas, mas darei mais notícias em relação a isto depois. Quanto a mim o inflacionamento é expectável devido a dois ou três factos: a tinta usada parece ser um branco sujo que não me parece a melhor opção para reflexão da radiação e por outro lado o facto de o pluviómetro e radiation shield estarem quase que colados, não parece permitir uma grande circulação do ar e eventualmente até vai criar uma espécie de "efeito de estufa" dentro do pluviómetro que não sei até que ponto poderá influenciar a temperatura. Por último as divisórias do RS parecem-me insuficientemente espaçadas, mas enfim tudo o que disse é baseado na minha mera observação.

Apesar de tudo, serve perfeitamente para medições de temperatura sem exposição direta do sol (pelo menos de radiação mais intensa) e resolve bem o problema do arrefecimento radiativo nas noites de geada. Tendo isto em mente e sabendo que o pluviómetro é facilmente removível dos seus encaixes, parece-me que o ideal é instalá-lo a 1.5m do solo e sempre que for interessante medir as máximas (em dias de sol intenso), amarrá-lo algures à sombra. Até porque o material não deve ser extraordinário e em caso de uma saraivada é muito mais fácil removê-lo imediatamente do que se estiver num telhado ou mais inacessível. Atenção ao nivelamento do pluviómetro, porque se ele estiver descaído mais para um lado que para o outro a báscula vai oscilar de forma errada (e isto é mais uma crítica, porque a Bresser devia incluir um nível de bolha, tal e qual como outras marcas fazem). Nas críticas que li há quem pinte o RS e passe a ter melhores resultados, mas não vou arriscar visto a garantia ser de 5 anos (se registado no site da bresser).

A ausência de espigões dissuasores de aves e de um filtro pode ser meio caminho andado para juntar mais lixo no interior, pelo que a limpeza é capaz de ter que ser mais frequente.

Entretanto a resolução parece-me interessante e é de 0,25mm (critico aqui a não inclusão das leituras até às centésimas na consola, mas pronto é percetível), as Davis também só têm resolução de 0.2mm. Mas se compararmos o cone da bresser com o cone da VP2, percebe-se facilmente que água escorre melhor no cone da VP2 e que ressalta muito mais facilmente no da bresser (faziam falta umas abas no cone). Assim sendo estou à espera de encontrar medições menos precisas sempre que chover diluvianamente... A comunicação dos dados também é um pouco demorada e isto vê-se sobretudo quando chove intensamente e o pluviómetro faz várias descargas em pouco tempo, ainda que não perca a contagem e tudo seja comunicado corretamente. Li também que é conveniente selar com fita adesiva a tampa das pilhas para reduzir a quantidade de humidade que entra, protegendo-se assim os contactos.

O histórico de dados que a consola guarda é muito interessante, dando para regressar atrás e ver exatamente o que choveu em cada hora, em cada semana, mês ou ano.

Por ora são as críticas que faço, mas como disse, pelo preço que foi considero que é um equipamento que até vale a pena, com as suas limitações obviamente.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu

O GW1000 é uma base que permite a adição de 7 sensores T/HR, anemómetros, pluviómetros, radiação, ... ;)
0,2° não é nada, olha para a humidade 62/54. Se calcular a humidade absoluta que tem para um 5,2745gr/m3 e o outro 6,0943gr/m3.
A HP2552 da ecowitt já não está em comercialização? Não consigo encontrar nenhum site que a venda, nem a as Amazon para onde o site das ecowitt remete.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego