Toby
Nimbostratus
Boa tarde. Tenho duas dúvidas, agradeço se puderem ajudar.
Eu tinha o sensor externo da minha Sainlogic WS3500 instalado num mastro na parede de um edifício algo abrigado, com um pequeno monte na sul/sudoeste (já publiquei fotos aqui anteriormente). No dia 9 deste mês, decidi mudar o sensor de sítio, e colocá-lo numa zona mais elevada, a poucos metros dali, mas com maior exposição, dentro do possível, para tentar captar melhor o vento. Como podem ver na foto, a estação tem a oeste uma fraga, e a sul existem algumas casas, estando o sensor instalado mais ou menos á mesma altitude a que passa o caminho público acima, apesar se estar livre a norte e este. Não consigo mexer mais porque senão o sinal não chega a minha casa.
Ora bem, as minhas perguntas são as seguintes:
1) Mesmo depois de ter instalado o sensor aqui, as velocidades do vento (rajada máxima) continuam a ser mais baixas, na maior parte das vezes, do que as registadas nas estações IPMA de Vila Real. Desconfio que possa ter que calibrar a velocidade do vento (pode ir até 150%) na consola, algo que nunca fiz.
2) Nestes dias tem ocorrido geada, e reparo que o valor da temperatura mínima acaba por ser sempre bem maior do que o valor previsto pelo IPMA e os valores registados pelas estações na cidade. Tenho um sensor mais abaixo, junto á estrada, que me mostra temperaturas muito iguais às mínimas previstas ou registadas na cidade. Apesar de este termohigrómetro nunca me ter desiludido, pois nunca inflacionou as temperaturas, acho um pouco estranho isto acontecer, talvez porque a partir de certa altura o sol começa a "bater" naquele sítio, pois é a zona mais alta da aldeia. Acham normal isto acontecer? Temperatura mínima acima do previsto e valor que sobe rapidamente com a incidência da luz do sol, enquanto que junto á estrada continua abaixo de zero?
Obrigado pela vossa atenção!
Boa noite,
A primeira regra na medição: uma medição num local X com um instrumento Y só é válida nesse local e nunca será idêntica num local Z.
Mesmo muito perto. Aqueles que afirmam o contrário nunca têm uma comparação real no terreno.
Exemplo: nos testes em que participo para Barani: montamos um abrigo 50 cm mais baixo do que o abrigo em teste para obter a temperatura radiante.
E as diferenças são significativas, sabendo que os abrigos Barani/Comet/MetSpec são abrigos profissionais com uma precisão de 0,1°.
Imagine com as estações Ecowitt e Co.
Tem parte da sua resposta à sua pergunta na sua mensagem: o seu sensor mais próximo do solo.
Montar uma estação "monobloco" é sempre um compromisso: sobe para um vento melhor: o seu t° irá desviar-se inversamente. Se cair, o seu vento será pior.
A medição da temperatura é uma tarefa muito difícil se se quiser eliminar parâmetros que podem influenciar a medição.
Fiz bi-sensores: um confirma ou invalida o outro. Com a ajuda do chefe do Barani, concebi um suporte 3D para optimizar os sensores "não profissionais".
Portanto, apenas para o aconselhar a colocar a sua estação a uma altura normal (1,5 a 2m de uma superfície).