Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pessoal tava a pensar em comprar uma estação meteorológica na worten..

talvez a Oregon RMR 383 HG :) que acham ?? mas ainda vou ver se acho outras..

é pena já não haver daquelas do Lidl que dizem a pressão..:(

Quanto é que está disposto a gastar? Não muito mais do que a 383HG?

Esta da LaCrosse dá valores de pressão, tem higrómetro exterior e grava as máximas e mínimas do dia com data/hora mas custa 79€ mais portes.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

Minho, na Gestel custa 70 € + IVA, portanto apenas 84 €.
Mais vale comprarem na Gestel o radiation shield da Davis, para quem esteja interessado nele.
A Gestel é apenas cara nas estações, pois nos radiation shields não o é e recomendo a loja a quem queira o RS da Davis, pois conheço a loja e os preços.
Creio que podem encomendar e receber no domicílio, caso morem fora da zona de Lisboa. :)
No caso de quem mora no Brasil, não sei o que dizer, mas pelo menos fica esta sugestão para quem mora em Portugal.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Desculpem a ignorância a estas 18 páginas de posts. Tenho preguiça e não me apetece lê-las :p

Vá, agora falando a sério... Estou a pensar em comprar uma estação meteorológica que já seja boa... O único problema é que aqui na minha zona existem poucas ou quase nenhumas lojas onde se venda disso. Existe a Pixmania, tenho a possibilidade de lá ir, ou de encomendar o produto.

A compra de uma estação tem mais custos adicionais e isso? Já li que várias pessoas precisam de comprar "abrigos" ou o que é... Gostava que me dessem uma explicação assim por alto de como funciona tudo? E qual a melhor localização para os sensores e para o pluviómetro e o medidor de velocidade de vento?
(Dscpem as perguntas todas, mas é que vivo num terceiro andar, rodeado de prédios (ainda por cima), e não sei onde colocar os sensores nem nada disso, Só mesmo se fôr na parede de uma varanda... :()

Estou interessado nesta estação: http://www.pixmania.com/pt/pt/744784/art/la-crosse-technology/estacao-meteorologica-ws1.html

Que acham? :)

(P.S.: Não tenho máquina fotográfica, mas quando tiver possibilidade tiro fotos para ilustrar a situação em que estou - 3º andar ;))
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Primeiro que tudo tens que estudar a tua localização e verificar se podes instalar todos os sensores de forma correcta.

Para medir a temperatura se tens uma varanda não deves ter grande problema. Claro que convem o sensor estar dentro de um abrigo para teres dados mais fiáveis.

O vento é talvez o maior problema para ti. O catavento/anemometro tem que estar num local sem obstaculos em qualquer dos quadrantes. Num prédio só consegues valores em condições colocando o equipamento num telhado.

Para o pluviometro (chuva) as regras são as mesmas que para o vento.

Mas convem teres um pouco de paciência a ires lendo todas as experiências que já ocorreram com os membros do forum. Vais tirar quase todas as dúvidas.

E pensa a sério nisso porque faz falta uma estação nessa zona :D.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Primeiro que tudo tens que estudar a tua localização e verificar se podes instalar todos os sensores de forma correcta.

Para medir a temperatura se tens uma varanda não deves ter grande problema. Claro que convem o sensor estar dentro de um abrigo para teres dados mais fiáveis.

O vento é talvez o maior problema para ti. O catavento/anemometro tem que estar num local sem obstaculos em qualquer dos quadrantes. Num prédio só consegues valores em condições colocando o equipamento num telhado.

Para o pluviometro (chuva) as regras são as mesmas que para o vento.

Mas convem teres um pouco de paciência a ires lendo todas as experiências que já ocorreram com os membros do forum. Vais tirar quase todas as dúvidas.

E pensa a sério nisso porque faz falta uma estação nessa zona :D.

Eu tenho 2 varandas, n ha problema com os sensores ;) Mas para que preço vai um abrigo para esta estação e onde é que posso encontrar?
Agora meter o catavento/anemómetro e o pluviómetro é que ja é mais dificil... tenho que ver o que vou fazer... :(

Mas o que achaste da estação?

E porque dizes que faz falta uma estação nesta zona?
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Mas o que achaste da estação?

É interessante mas uma Oregon WMR-100 é melhor e o preço não é muito diferente.

A Oregon por exemplo permite ligação ao PC e essa Lacrosse não permite.

E porque dizes que faz falta uma estação nesta zona?

Porque fica aqui perto de mim e às vezes sinto necessidade de saber o que se passa uns quilometros ao lado.

Mas estações fazem mesmo falta em qualquer lugar.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
É interessante mas uma Oregon WMR-100 é melhor e o preço não é muito diferente.

A Oregon por exemplo permite ligação ao PC e essa Lacrosse não permite.



Porque fica aqui perto de mim e às vezes sinto necessidade de saber o que se passa uns quilometros ao lado.

Mas estações fazem mesmo falta em qualquer lugar.

O meu orçamento máximo é mesmo de 150 euros. Se tiver mesmo problemas com o pluviómetro e com o anemómetro/catavento, então nesse caso é melhor escolher uma estação mais simples, que pelo menos me dê temperaturas e pressão atmosférica. Eu bem queria saber mais, pelo menos a velocidade do vento, mas acho que aqui n ha condições mesmo... :(
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Já ficava BASTANTE satisfeito com essa estação :D

Boas...eu por acaso tenha uma dessa frank la crosse ws1600 e por enqunto tem dado bons resultados e valores,mas ao morares num 3ºandar para montares o conjunto completo no exterior numa varanda não dá,só levando para o telhado do prédio.a própria estação traz um cabos compridos com 10m de comprimento para ligar ao sensor com fichas do tipo telefónico rj11 para ligar o resto dos acessórios.

Já agora quantos metros do 3º até ao telhado.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas...eu por acaso tenha uma dessa frank la crosse ws1600 e por enqunto tem dado bons resultados e valores,mas ao morares num 3ºandar para montares o conjunto completo no exterior numa varanda não dá,só levando para o telhado do prédio.a própria estação traz um cabos compridos com 10m de comprimento para ligar ao sensor com fichas do tipo telefónico rj11 para ligar o resto dos acessórios.

Já agora quantos metros do 3º até ao telhado.

Não sei bem ao certo...

Mas então vou ter que fazer furos em algum lado por causa dos cabos? Ou como é que faço?

A estação requer manutenção (retirar água do pluviómetro, ou verificar se está tudo bem de semana a semana, etc etc.)?
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Não sei bem ao certo...

Mas então vou ter que fazer furos em algum lado por causa dos cabos? Ou como é que faço?

A estação requer manutenção (retirar água do pluviómetro, ou verificar se está tudo bem de semana a semana, etc etc.)?

Depende a onde a aplicares se for no telhado vai ter que aranjares um mastro para segurares os acessórios a ela.

A estaçao trabalha pelo sistemas sem fios os cabos são para ligares os acessórios ao sensor da temparatura.

Passa pelo topico das minhas estaçoes está lá umas fotografias da minha estação.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Depende a onde a aplicares se for no telhado vai ter que aranjares um mastro para segurares os acessórios a ela.

A estaçao trabalha pelo sistemas sem fios os cabos são para ligares os acessórios ao sensor da temparatura.

Passa pelo topico das minhas estaçoes está lá umas fotografias da minha estação.

Já vi as imagens. Muito fixe :D A minha vai ser igual :)

Vou ter é que fazer adaptações, pois colocá-la no telhado do meu prédio é muito difícil...
 

joaoj

Cirrus
Registo
18 Out 2008
Mensagens
79
Local
Soito - 832 m