Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Compete-me conhecer o que há no mercado - não me quero meter à sorte na compra de material e por isso exponho o que encontro para que me tirem as dúvidas.
Concerteza aqui há pessoal com experiência nestas matérias e é sempre bom "ouvir" a opinião de quem tem mais conhecimentos de causa.

Obrigado:thumbsup:

Boa tarde colega, tudo bem, então ja esta decidido qual a estação que vai adquirir :)
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,989
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Em princípio será a WMR100N.

Agora só falta uma coisa: procurar onde fica mais barata.
Pelo que vi esta estação não traz painel solar. Gostaria de saber se é fácil arranjar este módulo para o colocar no anemómetro uma vez que ficará muito alto e de difícil acesso para mudanças de pilhas. E já agora se alguém sabe onde encontrar e qual o preço.

Vou ver se na próxima semana me disponho - o tempo tem sido escasso - para procurar melhor.
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Em princípio será a WMR100N.

Agora só falta uma coisa: procurar onde fica mais barata.
Pelo que vi esta estação não traz painel solar. Gostaria de saber se é fácil arranjar este módulo para o colocar no anemómetro uma vez que ficará muito alto e de difícil acesso para mudanças de pilhas. E já agora se alguém sabe onde encontrar e qual o preço.

Vou ver se na próxima semana me disponho - o tempo tem sido escasso - para procurar melhor.

O Painel arranja facilmente no ebay e custa cerca de 25$, depois tem de acrescentar os portes e a alfandega.

A estação por la também se arranja a bons preços, das três que já comprei, uma ficou em 117€ e a outro ficou em 128€. Agora estou a espera da terceira que ainda não saiu da alfandega.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,989
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Quanto tempo demora um processo de compra de uma estação pelo ebay contando com o tempo que demora na alfandega?
E já agora: quais os locais onde são levantadas as encomendas? Ou elas são entregues em casa?
Obrigado:thumbsup:
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Quanto tempo demora um processo de compra de uma estação pelo ebay contando com o tempo que demora na alfandega?
E já agora: quais os locais onde são levantadas as encomendas? Ou elas são entregues em casa?
Obrigado:thumbsup:

As duas que ja recebi, levaram cerca de 15 dias, esta já vai em cerca de 1 mês, porque os senhores da alfandega estão em greve, ou estiveram em greve. As encomendas são envias para a morada que foi feita a compra.:)

Surplusgizmo

Isto é loja mas também fazem venda no ebay, nota isto é vendido como usado.
 
Última edição:

lord

Cirrus
Registo
1 Out 2009
Mensagens
1
Local
coimbra
Boas.
Já agora, se me permitem, aproveito o tópico para vos fazer uma pergunta. Já tive 2 estações meteorológicas da oregon scientific, nada muito caro cerca de 50€ que custou cada uma, e saí sempre desapontado pois a previsão meteorológica é feita considerando a pressão atmosférica. Se estiver céu limpo e tivermos 1026 mb, por exemplo, e se a pressão cair para os 1022 mb estas estações consideram que vai chover quando não é verdade.
Assim, pedia-vos um conselho para comprar uma estação mais fiável e menos estúpida e barata:D.
Obrigado
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas.
Já agora, se me permitem, aproveito o tópico para vos fazer uma pergunta. Já tive 2 estações meteorológicas da oregon scientific, nada muito caro cerca de 50€ que custou cada uma, e saí sempre desapontado pois a previsão meteorológica é feita considerando a pressão atmosférica. Se estiver céu limpo e tivermos 1026 mb, por exemplo, e se a pressão cair para os 1022 mb estas estações consideram que vai chover quando não é verdade.
Assim, pedia-vos um conselho para comprar uma estação mais fiável e menos estúpida e barata:D.
Obrigado

Olá e bem-vindo ao MeteoPT. ;)

Essa é uma tendência normal de todas as estações. Mas o que pedes é impossível. Nenhuma estação tão barata apresenta essa previsão tendencial com mais rigor, quanto mais uma ainda mais acessível. As estações Davis é que raramente erram nessa tendência e são irrepreensíveis em praticamente tudo, sendo as estações particulares mais avantajadas do mercado. Mas não são baratas, começam na casa dos 600 € e têm ligação à Internet via datalogger + PC. De qualquer forma, as melhores previsões não são geradas por estações, estas apresentam sempre tendências. Para previsões mais rigorosas e abrangentes, não há nada como os modelos numéricos e outros tipos.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
"Tenho" uma La Crosse 1600, mas neste momento apenas o sensor da temperatura funciona "mais ou menos" (o pluviómetro e o Anemómetro voaram no Inverno de 2007 e o sensor regista uma humidade errónea desde a Primaver deste ano.

Como tenho um abrigo caseiro e apenas desejo gastar até 150 Euros, que estação me recomendam e em que local a possa comprar, ou caso mais dispendioso, algo que consiga convencer a mulher... :unsure:

EDIT: Estação com durabilidade de 2 anos.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Como tenho um abrigo caseiro e apenas desejo gastar até 150 Euros, que estação me recomendam e em que local a possa comprar, ou caso mais dispendioso, algo que consiga convencer a mulher... :unsure:

EDIT: Estação com durabilidade de 2 anos.

Olá, Lousano. ;)

Não te deverás arrepender com a Oregon WMR100N (versão WMR100 com o termo-higrómetro separado do tubo do anemómetro, para que possa ser colocado no interior de um abrigo, normalmente um radiation shield - imprescindível para proteger os sensores da radiação solar e também da incidência de chuva, que deturparão os dados e poderão pôr em causa a integridade do sensor) - encontra-se a cerca de 150 €.
(Encontra-se em lojas como a Media Markt e do mesmo ramo)

São estações para passar dos 2 anos de durabilidade. ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,989
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...Oregon WMR100N...encontra-se a cerca de 150 €.
(Encontra-se em lojas como a Media Markt e do mesmo ramo)...

Ontem, dia 8, desloquei-me à mediamarkt de Gaia e não tinham esta oregon. Na do centro do Porto também não.
O preço normal desta estação nestas lojas é 239€. É bastante mais caro do que os 150€ que anunciaste. Ainda teria que encomendar.

Fui ao el corte inglés, e por lá também não havia. Disse-me a funcionária que este artigo também já não se fabrica. Apenas teriam (por encomenda) a oregon wmr80 - fora de questão para mim - e a wmr200 - esta com um preço normal de 499€ (alguém daqui da zona de V.N Gaia levou a última estes dias?!:D).

Outra questão: 2º a mesma funcionária 1 dos problemas da oregon tem a ver com a assistência; disse-me ela que uma vez que 1 dos sensores avarie dentro da garantia, todo o conjunto teria de ser devolvido para troca por um novo pois a oregon não compões avarias - então que depois da garantia apenas há uma coisa a fazer, comprar um sensor ou o conjunto completo novos...

2º ela, lá para meados de Novembro virão mais artigos, talvez novos modelos. A aproximação do Natal costuma trazer mais variedade e promoções neste tipo de artigos...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ontem, dia 8, desloquei-me à mediamarkt de Gaia e não tinham esta oregon. Na do centro do Porto também não.
O preço normal desta estação nestas lojas é 239€. É bastante mais caro do que os 150€ que anunciaste. Ainda teria que encomendar.

Fui ao el corte inglés, e por lá também não havia. Disse-me a funcionária que este artigo também já não se fabrica. Apenas teriam (por encomenda) a oregon wmr80 - fora de questão para mim - e a wmr200 - esta com um preço normal de 499€ (alguém daqui da zona de V.N Gaia levou a última estes dias?!:D).

Outra questão: 2º a mesma funcionária 1 dos problemas da oregon tem a ver com a assistência; disse-me ela que uma vez que 1 dos sensores avarie dentro da garantia, todo o conjunto teria de ser devolvido para troca por um novo pois a oregon não compões avarias - então que depois da garantia apenas há uma coisa a fazer, comprar um sensor ou o conjunto completo novos...

2º ela, lá para meados de Novembro virão mais artigos, talvez novos modelos. A aproximação do Natal costuma trazer mais variedade e promoções neste tipo de artigos...

Então e vais esperar pelo Natal ou já te decidis-te qual vais comprar ? :p