Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Ainda estou indeciso...;)

Gostaria de saber se o painel solar da Oregon Cientific WMR200 pode ficar em exclusivo no anemómetro.

Como irá ficar o anemómetro num local de difícil acesso - só com uma escada tripla lá chegarei - tenho de ter 1 painel solar.

(

Boas!
O painel dá para ficar em exclusivo no anemómetro, pois a estação tem muitas opções para montagem.
Mas atenção, que o painel não substitui a pilha, apenas lhe prolonga um pouco a vida, necessitando sempre de pilha para fuincionar.
Uma boa opção são também as lojas online alemãs e o ebay britânico, pois a libra também está mais fraca e tens a vantagem de não se pagarem taxas, o que pode anular o efeito da desvalorização do dólar.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boas!
Uma boa opção são também as lojas online alemãs e o ebay britânico, pois a libra também está mais fraca e tens a vantagem de não se pagarem taxas, o que pode anular o efeito da desvalorização do dólar.
Já andei a ver e neste momento a WMR200 do ebay britânico fica em mais de 340 libras (!) e no ebay alemão fica a mais de 320€+portes.
No ebay americano e com a queda do dólar ficaria a cerca de 275€ (com IVA + TX aduaneira + portes), contas feitas na 2ª feira.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já andei a ver e neste momento a WMR200 do ebay britânico fica em mais de 340 libras (!) e no ebay alemão fica a mais de 320€+portes.
No ebay americano e com a queda do dólar ficaria a cerca de 275€ (com IVA + TX aduaneira + portes), contas feitas na 2ª feira.

Por acaso o vendedor alemão que referi anteriormente não tem nenhuma agora, mas daqui a uma semana já pode ter, isso vai variando rapidamente. Mas ainda ontem quando procurava preços da nova Davis VUE vi numa loja alemã a Wmr200 a 289€ + 19€ de portes para Portugal:
http://www.echtshop.de/wettermess-system-wmr-200-wetterstation-wmr200-p-1035.html

Se te decidires por comprar uma wmr200 aproveita para comprar logo o UVN800 que anda na casa dos 45/50€ e escusas de gastar mais portes no futuro.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

ptuga

Cirrus
Registo
12 Nov 2009
Mensagens
3
Local
Ferreira do Zêzere
Viva...
Trabalho para o Municipio de Ferreira do Zêzere que aqui hà 3 meses adquiriu uma Oregon WMR200. Após leitura aqui no forum verifiquei que tb necessitava de um RS que tb foi aquirido (demorou a chegar). Fiquei encarregado de por a coisa funcional e já falta pouco, dp de agum debate com o departamento informatico lá se encontrou a melhor forma de disponibilizar os dados ao publico em geral...o que está para muito breve. (dp criarei um tópico com uma ou duas fotos).

Mas venho aqui esclarecer uma dúvida que tenho hà algum tempo mas que agora que veio o frio n csg esclarecer. Esta estação dá leituras de wind chill? o manual n esclarece se é algo quem vem com a estação ou é algum sensor acessório. Na consola o valor vem sempre --. Sei que a consola tb tem o UV mas este é um acessorio comprado em separado, agora o wind chill?.

Agradeço desde já os esclarecimentos

Abraços
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Viva...
Trabalho para o Municipio de Ferreira do Zêzere que aqui à 3 meses adquiriu uma Oregon WMR200. Após leitura aqui no forum verifiquei que tb necessitava de um RS que tb foi aquirido (demorou a chegar). Fiquei encarregado de por a coisa funcional e já falta pouco, dp de agum debate com o departamento informatico lá se encontrou a melhor forma de disponibilizar os dados ao publico em geral...o que está para muito breve. (dp criarei um tópico com uma ou duas fotos).

Mas venho aqui esclarecer uma dúvida que tenho hà algum tempo mas que agora que veio o frio n csg esclarecer. Esta estação dá leituras de wind chill? o manual n esclarece se é algo quem vem com a estação ou é algum sensor acessório. Na consola o valor vem sempre --. Sei que a consola tb tem o UV mas este é um acessorio comprado em separado, agora o wind chill?.

Agradeço desde já os esclarecimentos

Abraços

Antes de mais parabéns PTuga por uma estação em Ferreira do Zêzere :thumbsup::thumbsup::thumbsup:, uma zona onde temos muita falta de equipamentos deste género. Como já deves ter reparado tenho uma estação em Tomar, mais propriamente a 4 Km's de distancia da Cidade de Tomar.

Umas perguntas da praxe, que software vão usar para recolher dados da estação e mais tarde disponibilizar os mesmos na net.

O windChill não é acessório mas sim um calculo que é feito, seja qual for o software que usarem ele vai dar.


Um abraço e passa no tópico para fazeres a tua apresentação.

Tópico de Apresentação
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

ptuga

Cirrus
Registo
12 Nov 2009
Mensagens
3
Local
Ferreira do Zêzere
viva..
Obrigado pelas rsp tão rápidas
respondendo:
- O Software adquirido foi Weather display live versão premium e os dados vão ser disponibilizados através do site do Município. Estão em resolução os ultimos problemas com o servidor interno..firewalls e sei lá que mais.

Relativamente ao Wind Chill...
Sendo um Indiçe calculado em função do vento e temperatura alguma razão para que a consola tenha nunca tenha dado valores. aparece sempre "--". isso é que eu acho estranho. ja alguem aconteceu o mm com uma WMR200?

Abraços
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Relativamente ao Wind Chill...
Sendo um Indiçe calculado em função do vento e temperatura alguma razão para que a consola tenha nunca tenha dado valores. aparece sempre "--". isso é que eu acho estranho. ja alguem aconteceu o mm com uma WMR200?

Abraços

Olá, ptuga. ;)

É normal na Oregon, isto porque o windchill normalmente só é calculado a partir de valores iguais ou inferiores a 10 ºC. Até se atingir esses valores da temperatura do ar, o windchill não tem efeito, pois quantifica o efeito de arrefecimento por parte do vento, fazendo uma ponderação das variáveis temperatura + vento, sendo que quanto menor for a temperatura e maiores os valores do vento, mais baixa é a temperatura de windchill, ou seja, maior é a sensação de frio causada pela maior intensidade do vento e também quanto mais baixa for a temperatura em que esse fenómeno ocorra, tornando-se mais desagradável a sensação térmica.

Apenas na Davis o windchill é sempre calculado, independentemente da temperatura do ar, mas quando esta é relativamente elevada, por muito vento que esteja o windchill irá sempre corresponder à temperatura do ar, de forma que não tem utilidade o cálculo desse índice e, por isso, na Oregon só mesmo com valores iguais ou inferiores aos 10 ºC.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
viva..
Obrigado pelas rsp tão rápidas
respondendo:
- O Software adquirido foi Weather display live versão premium e os dados vão ser disponibilizados através do site do Município. Estão em resolução os ultimos problemas com o servidor interno..firewalls e sei lá que mais.

Relativamente ao Wind Chill...
Sendo um Indiçe calculado em função do vento e temperatura alguma razão para que a consola tenha nunca tenha dado valores. aparece sempre "--". isso é que eu acho estranho. ja alguem aconteceu o mm com uma WMR200?

Abraços

Eu tenho uma WMR 200 desde Maio. Entretato, não existiram dias suficientemente frios e ventosos para activar o wind chill da estação, pois aparece também sempre --.
De qualquer forma, o que eu acho que se passa com a estação é que, num dia com a temperatura baixa e o vento a soprar com alguma intensidade, se irá verificar que o campo que está sempre -- irá surgir com a indicação da temperatura que se sentirá de facto...É só uma questão de tempo, frio e vento, e logo o campo se activará... Julgo eu, que também estou à espera da estreia do dito!!:D
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Eu tenho uma WMR 200 desde Maio. Entretato, não existiram dias suficientemente frios e ventosos para activar o wind chill da estação, pois aparece também sempre --.
De qualquer forma, o que eu acho que se passa com a estação é que, num dia com a temperatura baixa e o vento a soprar com alguma intensidade, se irá verificar que o campo que está sempre -- irá surgir com a indicação da temperatura que se sentirá de facto...É só uma questão de tempo, frio e vento, e logo o campo se activará... Julgo eu, que também estou à espera da estreia do dito!!:D

Isso é mesmo assim. E é como disseste, basta vir um dia mais frio com um pouco mais de vento para os -- se traduzirem em números. :)

Eu não vejo windchill na minha estação desde Janeiro/Fevereiro deste ano. :lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece que só se activa abaixo dos 10ºC e tem que haver algum vento.


The WMR200 doesn't calculate a wind chill (& displays "--") if the temp is above 10 C, or if the windspeed is below some figure that I don't recall just now.