Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Isso é em ambientes de alta radiação solar e vento fraco, em que a diferença pode ser até 2ºC.

Pois, o que já é pouco significativo.
Sei perfeitamente que o de aspiraçao será mais preciso, mas de facto a diferença de preço é significativa.
O FAN penso que seja para locais pouco ventilados e soalheiros, tal comop dizes. Se for em campo aberto e relva no solo não faz sentido gastar mais.

Bom, tenho que analisar.

Entretanto a Gestel portugal, respondeu a minha solicitação porque a davis nos EUA, entrou em contato com eles pela razao do meu e-mail À davis a informar a falta de feedback por parte deste.

Vou ver se me dão os preços.
Mais uma questão.
Em principio será para colocar no telhado. Se for em wi-fi, a consola capta bem o sinal. Não vivo em casa muralhada de granito, mas tenho receio que a consola não receba os dados eficasmente por WI-FI.

Obrigado pela vossa atenção
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Em principio será para colocar no telhado. Se for em wi-fi, a consola capta bem o sinal. Não vivo em casa muralhada de granito, mas tenho receio que a consola não receba os dados eficasmente por WI-FI.

Mesmo com o sistema wireless normal da Davis, o alcance é de 300 m em raio livre, se optar por um retransmissor, como foi o caso do geoair.pt, o alcance passa a ser de 2,7 km entre a consola e os sensores.

É distância mais do que suficiente, só no primeiro caso, sem qualquer necessidade, até, de comprar um retransmissor.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Vocês não conhecem o melhor site portuga de EMA's...:lmao:

É este http://www.gem51.com/

Vão a natureza e depois meteorologia tem muita coisa :eek: :p e são rapidos a entregar.

Já passaram 5 anos, e agora não tem produtos nessa secção.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Boas,
Em relação ao sinal posso dizer que tenho o anemómetro com kit wireless num tubo com uns dois metros em cima do telhado (a casa tem 1º andar), o resto dos instrumentos no quintal ao (nível de uma cave) e a consola no escritório no rés do chão a uns 30m da ISS e tudo a funcionar sem problemas...

Obrigado mais uma vez pela ajuda e orientação ao Daniel e o Geoair.

Outra questão, isto vai surgindo mais:

O preço divulgado pelos revendedores, mesmo no site da davis, já inclui o software ou esse tem que ser adquirido suplementarmente?
Não há soft disponivel? tipo pirateado para estaçoes davis instruments.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Obrigado mais uma vez pela ajuda e orientação ao Daniel e o Geoair.

Outra questão, isto vai surgindo mais:

O preço divulgado pelos revendedores, mesmo no site da davis, já inclui o software ou esse tem que ser adquirido suplementarmente?
Não há soft disponivel? tipo pirateado para estaçoes davis instruments.

Eles no site da Davis não vendem para cá, só revendedores europeus, o ebay é a melhor ferramenta para isso. O software é há parte, o weatherlink.

Não, a Davis não permite pirataria, isto porque é necessário uma peça (hardware) que permite ligar a estação ao computador.

weatherlink_datalogger.gif


O pessoal tem mandado vir as Davis daqui.

http://www.nautic21.com/product_info.php?products_id=708
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa tarde. Gostaria de colocar umas questões para ver se alguém me poderia ajudar, em relação a estação Davis, já que o número de donos destas estações aqui no fórum ainda é bastante significativo. Embora eu já tenha conversado pessoalmente com o Sanxito, ao qual agradeço a ajuda que me deu e as dúvidas que me tirou, ainda sobram algumas que continuo sem perceber.

Estou interessado numa estação Davis Vantage Vue, embora só vá adquiri-la para o ano, estou a recolher informações sobre a mesma dentro das possibilidades que eu tenho. É o seguinte:

Esta estação traz algum cabo que dê para ligá-la por USB ao computador, mesmo que não dê para registá-la online?

O software da estação (Weather Link) adquire-se à parte certo?

É porque é assim, quando adquirir a estação estou a pensar inicialmente colocá-la ligada ao PC por USB, e deixar o PC desligado. Mas quando o ligasse gostava de descarregar os dados que foram registados pela estação enquanto estive fora.

Muito resumidamente, ligar a estação por USB para descarregar dados.

Caso não traga cabo USB, este custa mais ou menos quanto? E posso usar um software gratuito para descarregar os dados da estação? Ou com esta funcionam apenas os softwares indicados para a marca?

Possibilidades de a colocar online, pois já vi que o software é CARO... :surprise: só muito lá mais para a frente...

:thumbsup:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,627
Local
Espinho, Aveiro
Lightning

Esta estação traz algum cabo que dê para ligá-la por USB ao computador, mesmo que não dê para registá-la online?
- Não, só se comprares o software Weather Link.

O software da estação (Weather Link) adquire-se à parte certo?
- Também, só que sai mais caro, pois na empresa Nautic21 onde membros do fórum compraram a sua Davis VV existe um pack Estação+Software que é mais barato do que comprar o software á parte.

Caso não traga cabo USB, este custa mais ou menos quanto?
- Na empresa Nautic21 em Barcelona custa 160,55€, em Portugal custa o dobro é óbvio.

E posso usar um software gratuito para descarregar os dados da estação?
- Acho que não.
Ou com esta funcionam apenas os softwares indicados para a marca?
- Acho que sim, tenta confirmar.

Software+Estação=504,00€
Estação= 379,00€
Davis Vantage Pro 2 com cabo= 479€

Site onde comprei a Estação
http://www.nautic21.com/index.php?cPath=199_231&osCsid=sckhrtoc7lkm216un2fnc22hg1
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Tal como o Miguel96 disse, apenas se pode ligar ao PC com o WeatherLink. O WL é o conjunto do cabo e do datalogger, a estação por defeito não o tem.
Pode-se utilizar outro software mas para alguns a configuração é mais complicada, portanto recomendava-se usar o próprio WeatherLink, mas se não preferires depois é uma questão de se resolver quando já tiveres a estação configurada.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tal como o Miguel96 disse, apenas se pode ligar ao PC com o WeatherLink. O WL é o conjunto do cabo e do datalogger, a estação por defeito não o tem.

Obrigado a todos pela ajuda. :)

SpiderVV agora deixaste-me um pouco confuso. Essa Davis traz um datalogger à parte?

É que eu estou a fazer certamente confusão com a consola... A consola pelo menos traz certo?

É que se não estou em erro a minha WMR200 tem a consola e o datalogger tudo no mesmo. Bem ou então estou a dizer uma barbaridade... :p
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
A Davis por defeito, sem WeatherLink incluído é mais barata mas não traz o datalogger (ou o sistema para ligar ao PC na consola, não tenho a certeza mas não dá na mesma), é que na Davis não é apenas um cabo, é um "chip", o cabo, e o software. Aconselhava te a comprares tudo.

Alguém que tenha uma Davis que esclareça melhor :p
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A Davis por defeito, sem WeatherLink incluído é mais barata mas não traz o datalogger (ou o sistema para ligar ao PC na consola, não tenho a certeza mas não dá na mesma), é que na Davis não é apenas um cabo, é um "chip", o cabo, e o software. Aconselhava te a comprares tudo.

Alguém que tenha uma Davis que esclareça melhor :p

Já percebi. :)

Eu já vou ter muita sorte em se calhar conseguir comprá-la, e por enquanto é só mesmo a estação sem mais nada. Desde que tenha consola e registe os dados na própria consola (até um certo x de dias de armazenamento dependendo de como a configurar para gravar dados em x intervalo de tempo), para mais tarde consultar e tirar os extremos diários para os guardar numa tabela à lá mano. :p

Inicialmente será assim até eu ter possibilidades para mais.