Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tou também a pensar em adquirir um sensor Auriol para medições em diferentes pontos da Quinta do Conde ou para quando for de férias :thumbsup:
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,220
Local
Coimbra
Caros todos,

Sei que têm umas engenhocas todas "XPTO" para as medições mas não caiam para trás a rir.
Hoje colocaram na caixa do correio uma revistinha do LIDL que mostra uma "Estação Meteorológica/possibilidade de pendurar na parede/sensor sem fios com alcance 30m - medição temperatura interior/exterior, etc etc." Marca AURIOL Custa 9.90€
Acho que vou comprar :)
Que lhes parece? :unsure:
Eu tenho essa estação e tem funcionado bem. Apesar do site não referir, a estação regista a temperatura máxima e mínima do dia.
Pelo preço é excelente.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Tem alguma veracidade na temperatura exterior, se estiver livre de obstaculos e com RS/abrigo;)
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
temperatura exterior, se estiver livre de obstaculos e com RS/abrigo;)

Espero que venha com instruções :unsure: Mas a maquina(zinha) é para pendurar dentro ou fora de casa? Posso pôr no jardim mas não se estragará com a humidade? Estava a pensar pendurar numa salinha de comer que tenho ao fundo da cozinha e que dá para o jardim. Onde é que é para pendurar a máquina? Já agora o que é RS/abrigo?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Espero que venha com instruções :unsure: Mas a maquina(zinha) é para pendurar dentro ou fora de casa? Posso pôr no jardim mas não se estragará com a humidade? Estava a pensar pendurar numa salinha de comer que tenho ao fundo da cozinha e que dá para o jardim. Onde é que é para pendurar a máquina? Já agora o que é RS/abrigo?

A estação (a tal de 9€ e 90) é constituída por uma consola e um sensor. A consola fica dentro de casa e regista a temperatura interior, o sensor colocado no exterior comunica com a consola por wireless transmitindo a temperatura exterior. À partida o sensor externo está preparado para resistir à humidade, desde que não esteja exageradamente exposto. Um RS (ou abrigo de radiação) é um instrumento indispensável para ter leituras fiáveis de temperatura, protegendo o mesmo da radiação difusa. Um sensor sem abrigo poderá ter influência nas temperaturas máximas de 1 a 2ºC se colocado à sombra (sendo neste caso apenas um indicador aproximado da temperatura medida) e pode atingir facilmente as dezenas de ºC de erro se colocado directamente ao sol. Mais informações sobre RS's em:


http://www.meteopt.com/forum/instru...iation-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729.html
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Estou a pensar adquirir uma estação metereológica simples, daquelas com sensor exterior (como a do Lidl aqui referida). Dei uma vista de olhos na amazon e noutros sites mas fiquei sem perceber quais as melhores opções. Alguém tem, ou conheça, alguma que me recomende? O meu orçamento é no máximo 50€.
Obrigado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por aqui já adquiri a minha Auriol esta manhã no Lidl,já está sicronizada entre eles,agora é só colocar no RS no exterior :)....mais logo ;).


Boas
E então vale a pena?
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Parabéns pela bela estação!:thumbsup:
Agora é só desfrutar dos dados registados!:D
Já tens fotos da instalação?

A estação ainda não está no local, possivelmente só no verão é que vou ter tempo para fazer a vedação, tenho medo que roubem. Por aqui tudo o que tem painel de solar por mais pequeno que seja é roubado :). Mas já estou em negociação com um poste em madeira com 6 metros:D.

Por agora está instalada onde é possível, segue algumas fotos. A ISS está a 1,50m do telhado. O anemómetro decidi colocar na antena.