Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
As PCE são belíssimas. Tenho 4 PCEs FWS 20 uma delas já ha 9 anos.
Depois tenho 3 novas PCEs FWS 20N e tmb sao excelentes
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e 1337

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
bom dia,
alguma objecção à utilização desta estação em ambiente fluvial?

obrigado
cumps
alexandre

Olá, tenho uma PCE e com um sensor de reserva. A estação é muito fiável e resiste às diversas condições atmosféricas, excepto, claro, tempo severo, nomeadamente, chuva forte prolongada e humidade a 100%.

Visto que a minha está instalada no meio do Atlântico, já aguentou a passagem de 1 furacão Cat1 max, ou cat2 min. dependendo do ponto de vista. Tirando o pequeno problema do tempo severo (perde o sinal Wi-Fi com a consola e é corrigido com o reiniciar da consola), até acho que é muito fiável.

Preço/qualidade 5/5

Seguramente que em ambiente fluvial, terá um bom desempenho. Quanto ao tempo severo, o clima continental será muito menos agressivo para os componentes electrónicos da estação.

Fazer manutenção periódica da estação também ajudará na sua longevidade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Ricardo P

Cirrus
Registo
27 Jul 2020
Mensagens
1
Local
Alentejo
Boa tarde a todos!
Sou Agricultor, no concelho de Moura, mais propriamente no Sobral da Adiça. Para quem não conhece é um dos locais mais quentes de Portugal;
Já há uns anos venho visitando o fórum sem participar ( geralmente nos eventos extremos dou um saltito ao seguimento sul)
Há muito tempo venho pensando em colocar uma estação na minha propriedade, mas como não tenho electricidade e a internet também era péssima, nunca passou de uma ideia.
Este ano expandimos o regadio, fizemos a automação e tentámos instalar o comando remoto e...conseguimos. algum operador melhorou a cobertura e já temos sinal.
Assim a ideia era experimentar colocar uma estação de entrada de gama e tentar seguir a partir daí.
A ideia era conseguir entender padrões do tempo e tentar acertar com sementeiras, saber as percentagens de humidade para gerir os caudais de rega, gerir os parques de pastoreio de acordo com a temperatura ( que afecta de sobremaneira a fotossintese das plantas e consequentemente o desenvolvimento das plantas), etc
Já tenho a propriedade monitorizada por satélite em muitos indicadores especificos para a agricultura, mas ventos, etc nada..

Agora o problema :)
Pouco ou nada percebo de estações ( e do resto também verdade se diga);

Pretendo colocar a estação ligada a uma bateria ( não tenho electricidade da rede) e colocá-la a enviar dados pela internet para uma app ( isto é possivel?) - mais ou menos como com a rega que controlo através de uma app;

Do que li de estações aqui no fórum, a Davis vantage pro 2 seria mais ou menos o que eu queria, mas para começar, preferia ter uma PCE FWS 20 N bem instalada, e com uma boa alimentação eléctrica e uma boa antena de internet.

Que modelo de modem é usual acoplar às estações? qual a app mais usada?

A ideia era colocar num poste a um mínimo de 2 metros do telhado de uma casa. estava a pensar em qualquer coisa bem robusto, tipo tubo de 60 a 80 mm galvanizado, com paredes de 2 ou algo similar - também tem que servir para colocar câmeras de videovigilância

Junto uma foto da casa e do local onde estou a pensar fazer a instalação

E agora... agradeço as vossas respostas :) Obrigado!
 

Attachments

  • 20200508_131244crop.pdf
    413.2 KB · Visto: 57

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Vivas!
Infelizmente a minha davis VP2 com 10 anos morreu... foi morrendo. :suicidio:

Não tenho dinheiro para comprar outra igual. Ninguém faz reparações...
precisava urgentemente de conselhos...
o ideal era poder separar o anemómetro do pluviometro/termometro.
Vi uma acurite com detetor de trovoada mas não vendem para a europa :(

Há alguma pce com detetor de trovoada?

a Bresser é uma marca que conheço de outras guerras e da qual tenho boa impressão... alguém tem/conhece?
as lacrosses deixaram má impressão.

budget até 180 paus.... tem de guardar os dados que eu não deixo o PC sempre ligado.

obrigado a alguma alma caridosa que me guie... estou a perder dados!!!!

Carlos
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Vivas!
Infelizmente a minha davis VP2 com 10 anos morreu... foi morrendo. :suicidio:

Não tenho dinheiro para comprar outra igual. Ninguém faz reparações...
precisava urgentemente de conselhos...
o ideal era poder separar o anemómetro do pluviometro/termometro.
Vi uma acurite com detetor de trovoada mas não vendem para a europa :(

Há alguma pce com detetor de trovoada?

a Bresser é uma marca que conheço de outras guerras e da qual tenho boa impressão... alguém tem/conhece?
as lacrosses deixaram má impressão.

budget até 180 paus.... tem de guardar os dados que eu não deixo o PC sempre ligado.

obrigado a alguma alma caridosa que me guie... estou a perder dados!!!!

Carlos

Bom dia,

VP2 são 80% reparáveis! São os revendedores que não querem ou não sabem!
Quais são os seus problemas?
A minha também tem quase 10 anos :)
 
  • Gosto
Reactions: Gates e joselamego

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Bom dia,

VP2 são 80% reparáveis! São os revendedores que não querem ou não sabem!
Quais são os seus problemas?
A minha também tem quase 10 anos :)

sim... e eu até pagaria se ficasse em condições.
Começou por deixar de marcar a pressão, depois a humidade exterior dava valores irreais, o vento deixou de comunicar (mas isso deve ser só mudar o cabo). Recentemente engasgou-se a mandar dados para o pc e a consola agora não recebe nada do exterior.
Adoro esta estação mas eu não tenho jeito nenhum para ferros de soldar....

abraço forte
Carlos
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
sim... e eu até pagaria se ficasse em condições.
Começou por deixar de marcar a pressão, depois a humidade exterior dava valores irreais, o vento deixou de comunicar (mas isso deve ser só mudar o cabo). Recentemente engasgou-se a mandar dados para o pc e a consola agora não recebe nada do exterior.
Adoro esta estação mas eu não tenho jeito nenhum para ferros de soldar....

abraço forte
Carlos

Boa tarde,

Antes de o atirar para o lixo, pode enviá-lo para mim.
Tenho algumas peças para testar e trocar para isolar o problema ou problemas.
Para expedição (ver se os CTT são mais baratos) :


https://gls-group.eu/PT/pt/home
2020-08-21_09-54-15.jpg

https://gls-group.eu/PT/pt/home

Depende de si, arrisca-se a perder os custos de envio.
Basta ser paciente, eu faço isto entre o meu trabalho e o trabalho que a minha mulher me pede para fazer... :mad: ;)

Aqui estão alguns preços de peças que podem estar envolvidas:

https://www.meteo-shopping.fr/Stati...idite-pour-l-interieur-6834-Davis-Instruments
Também fiz alguns com SHT75, 60% mais baratos.

https://www.meteo-shopping.fr/Stati...il-nouvelle-version-7345952-Davis-Instruments

https://www.meteo-shopping.fr/Stati...-pour-console-VP2-MS5534-CM-Davis-Instruments

https://www.meteo-shopping.fr/Station-meteo/Condensateur-10F-pour-ISS-CONDO10F-Davis-Instruments

etc....
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
392
Local
Amadora
Boa tarde a todos!
Sou Agricultor, no concelho de Moura, mais propriamente no Sobral da Adiça. Para quem não conhece é um dos locais mais quentes de Portugal;
Já há uns anos venho visitando o fórum sem participar ( geralmente nos eventos extremos dou um saltito ao seguimento sul)
Há muito tempo venho pensando em colocar uma estação na minha propriedade, mas como não tenho electricidade e a internet também era péssima, nunca passou de uma ideia.
Este ano expandimos o regadio, fizemos a automação e tentámos instalar o comando remoto e...conseguimos. algum operador melhorou a cobertura e já temos sinal.
Assim a ideia era experimentar colocar uma estação de entrada de gama e tentar seguir a partir daí.
A ideia era conseguir entender padrões do tempo e tentar acertar com sementeiras, saber as percentagens de humidade para gerir os caudais de rega, gerir os parques de pastoreio de acordo com a temperatura ( que afecta de sobremaneira a fotossintese das plantas e consequentemente o desenvolvimento das plantas), etc
Já tenho a propriedade monitorizada por satélite em muitos indicadores especificos para a agricultura, mas ventos, etc nada..

Agora o problema :)
Pouco ou nada percebo de estações ( e do resto também verdade se diga);

Pretendo colocar a estação ligada a uma bateria ( não tenho electricidade da rede) e colocá-la a enviar dados pela internet para uma app ( isto é possivel?) - mais ou menos como com a rega que controlo através de uma app;

Do que li de estações aqui no fórum, a Davis vantage pro 2 seria mais ou menos o que eu queria, mas para começar, preferia ter uma PCE FWS 20 N bem instalada, e com uma boa alimentação eléctrica e uma boa antena de internet.

Que modelo de modem é usual acoplar às estações? qual a app mais usada?

A ideia era colocar num poste a um mínimo de 2 metros do telhado de uma casa. estava a pensar em qualquer coisa bem robusto, tipo tubo de 60 a 80 mm galvanizado, com paredes de 2 ou algo similar - também tem que servir para colocar câmeras de videovigilância

Junto uma foto da casa e do local onde estou a pensar fazer a instalação

E agora... agradeço as vossas respostas :) Obrigado!
Gostava muito de poder ajudar mas não percebo do assunto

Talvez o Toby ou o meteoalentejo que tem várias estações instaladas te possam dar aqui uma ajuda.

Em relação a teres o sistema a bateria, se juntares um painel solar deixas de te preocupar em ir carregando a bateria.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

ZéCa

Cumulus
Registo
13 Jan 2008
Mensagens
135
Local
Cruz de Pau, Seixal 20 Km de Lisboa, 30 m Altitude
Olá boa noite a todos!
Gostaria de saber onde posso comprar uma estação meteorológica entre 25 e 40 euros com sensor exterior sem fio. Tenho andado à procura, mas neste momento está complicado encontrar uma loja que venda este tipo de produtos. Já fui ao Lidl, ao Aki, Worten, Rádio Popular, Fnac e nada.
Agradecia ajuda.
Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego