Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Boa tarde a todos,

Alguém conhece este equipamento?

https://www.velleman.eu/products/view?id=455402&country=us&lang=pt

Vale a pena comprar ?

Obrigado.

Sim, é uma Froggit, podes ver aqui abaixo no link:
https://www.froggit.de/
Eu tenho duas WS300SE(uma delas está na foto do meu avatar), paguei à volta de 120 € cada, não são propriamente umas Davis apesar do design ser muito parecido, mas a relação qualidade/preço, parece-me até agora excelente.
Apesar de só as ter desde Novembro ainda não encontrei defeitos.
Tenho também, tido o cuidado de comparar os valores com as estações mais perto e os valores são similares.
Se tiveres mais dúvidas é só dizer.
 


VazCosta

Cirrus
Registo
15 Set 2014
Mensagens
38
Local
Sacavém/Torres Vedras
Boa tarde a todos,

Alguém conhece este equipamento?

https://www.velleman.eu/products/view?id=455402&country=us&lang=pt

Vale a pena comprar ?

Obrigado.

Sim, é uma Froggit, podes ver aqui abaixo no link:
https://www.froggit.de/
Eu tenho duas WS300SE(uma delas está na foto do meu avatar), paguei à volta de 120 € cada, não são propriamente umas Davis apesar do design ser muito parecido, mas a relação qualidade/preço, parece-me até agora excelente, apesar de só as ter desde Novembro ainda não encontrei defeitos.
Tenho tido o cuidado de comparar os valores com as estações mais perto e os valores são similares.
Se tiveres mais dúvidas é só dizer.
 

Luis Rafael

Cirrus
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
57
Local
Baixa da Banheira
Obrigado ao @Toby e ao @VazCosta pelas rápidas e sábias respostas.

Acabei de comprar uma WH4000SE WIFI Internet Radio weather station Ecowitt-Server.

Se precisar de ajuda conto convosco.

Obrigado.
 

Luis Rafael

Cirrus
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
57
Local
Baixa da Banheira
Boa noite,

Fiz hoje o pagamento no site froggit.de, espero receber até esta sexta-feira (4 dias). Se calhar estou a ser optimista, vamos ver.

assim que tiver o brinquedo dou feedback.

Um abraço.
 

Luis Rafael

Cirrus
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
57
Local
Baixa da Banheira
Boa noite,

Fiz hoje o pagamento no site froggit.de, espero receber até esta sexta-feira (4 dias). Se calhar estou a ser optimista, vamos ver.

assim que tiver o brinquedo dou feedback.

Um abraço.

Boa noite,

conforme prometido aqui vai um pequeno feedback WH4000SE WiFI.

Comprei online em froggit.de na terça feira e recebi 8 dias depois.

Instalação - considero fácil de instalar. Montagem em cima do telhado no mastro.

Orientação
- Aqui tive mais dificuldade, o GPS garmin não resolve, bússola do telemóvel também não resolve, bússola tradicional também não, todos deram valores inconsistentes.

Sugestão
- Não existe uma linha recta no equipamento para auxiliar na afinação com precisão a rosa do vento.
Existe uma bolha de nível por cima, penso que seria útil haver uma por baixo, dava jeito.

Display
- De facto, e em linha com os comentários que li pela net fora o Display não prima pela definição. Primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Precisão
- Muito boa em relação às estações que estão à minha volta.

Conectividade
- Não tive grandes problemas com a ligação à rede wifi, a ideia é como emparelhar uma tomada inteligente ou outro tipo de dispositivo Internet of thing (IOT).

Conselho
- Ler o manual, dá jeito :)

Deixo o link da minha estação.

Baixa da Banheira https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBAIXA2

Nota: A pressão relativa foi ajustada em relação à altitude.

Saudações meteorológicas.

photo_4d6574656f_313631323330333334313936392e6a7067
photo_4d6574656f_313631323330333334313937372e6a7067
photo_4d6574656f_313631323330333334313937392e6a7067
photo_4d6574656f_313631323330333334313938322e6a7067
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
391
Local
Amadora
Boa noite,

conforme prometido aqui vai um pequeno feedback WH4000SE WiFI.

Comprei online em froggit.de na terça feira e recebi 8 dias depois.

Instalação - considero fácil de instalar. Montagem em cima do telhado no mastro.

Orientação
- Aqui tive mais dificuldade, o GPS garmin não resolve, bússola do telemóvel também não resolve, bússola tradicional também não, todos deram valores inconsistentes.

Sugestão
- Não existe uma linha recta no equipamento para auxiliar na afinação com precisão a rosa do vento.
Existe uma bolha de nível por cima, penso que seria útil haver uma por baixo, dava jeito.

Display
- De facto, e em linha com os comentários que li pela net fora o Display não prima pela definição. Primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Precisão
- Muito boa em relação às estações que estão à minha volta.

Conectividade
- Não tive grandes problemas com a ligação à rede wifi, a ideia é como emparelhar uma tomada inteligente ou outro tipo de dispositivo Internet of thing (IOT).

Conselho
- Ler o manual, dá jeito :)

Deixo o link da minha estação.

Baixa da Banheira https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBAIXA2

Nota: A pressão relativa foi ajustada em relação à altitude.

Saudações meteorológicas.

photo_4d6574656f_313631323330333334313936392e6a7067
photo_4d6574656f_313631323330333334313937372e6a7067
photo_4d6574656f_313631323330333334313937392e6a7067
photo_4d6574656f_313631323330333334313938322e6a7067
As fotos é que não vieram...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Para quem anda à procura de um radiation Shield prático recomendo este:
https://pt.aliexpress.com/item/1005001372778765.html?spm=a2g03.12057483.0.0.762f63c81fmYxn
Está no Aliexpress e, tanto quanto aparenta, igual aos que estão ao serviço das EMA do IPMA. Também o suporte, vendido à parte, é em tudo idêntico.
É uma solução interessante, principalmente o de 12 camadas para sensores mais altos. Só não são adequados aos sensores mais largos.

Quanto a estações da Oregon Scientific, estou bastante triste por esta marca deixar cair os seus clientes num limbo.
Acabou a fabricação e disponibilização de sensores para substituir os que vão avariando.
Alguém sabe de alguma loja onde ainda se encontre os mesmos?

Muitas das soluções que vão apresentando tem um problema: os sensores numa solução "tudo-em-um" não me conseguem convencer.
A localização do radiation Shield e termo-higrómetro debaixo do pluviómetro causa-me muita confusão: a drenagem faz-se para cima do sensor?
E a medição da temperatura e humidade é feita na maior parte das vezes a vários metros de altura?

As da Davis são, claro!, uma boa solução, mas não as "tudo-em-um", apontando então para as mais caras, a levar o custo para perto dos 1000€. Um bocado para a nossa realidade carteirística. ;)

Mas é bom ir vendo soluções, as quais espero bem mais duradouras do que as da Oregon...
 
  • Gosto
Reactions: Toby e joselamego

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
238
Local
Serra - Alvorge @~300m
Boa noite,

Uma pergunta ao pessoal que tem estações tipo a que falaram agora aqui da froggit.
Eu tenho uma muito parecida, Waldbeck Kopernikus de transmissão rádio e notei no temporal passado de final de Janeiro que não consegue captar bem as rajadas mais fortes. Aqui na minha zona tive claramente rajadas acima dos 15m/s, mas mesmo com correcção a estação ficou-se por esses valores.
É coisa comum nas vossas estações ou provavelmente defeito da minha?

Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: Toby e joselamego

Luis Rafael

Cirrus
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
57
Local
Baixa da Banheira
Boa noite,

Uma pergunta ao pessoal que tem estações tipo a que falaram agora aqui da froggit.
Eu tenho uma muito parecida, Waldbeck Kopernikus de transmissão rádio e notei no temporal passado de final de Janeiro que não consegue captar bem as rajadas mais fortes. Aqui na minha zona tive claramente rajadas acima dos 15m/s, mas mesmo com correcção a estação ficou-se por esses valores.
É coisa comum nas vossas estações ou provavelmente defeito da minha?

Obrigado

Bom dia,

Final de Janeiro não será a melhor altura para mim porque não tinha a estação montada, hoje tenho rajadas de 31,3km.

Um abraço.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
...

Muitas das soluções que vão apresentando tem um problema: os sensores numa solução "tudo-em-um" não me conseguem convencer.
A localização do radiation Shield e termo-higrómetro debaixo do pluviómetro causa-me muita confusão: a drenagem faz-se para cima do sensor?
E a medição da temperatura e humidade é feita na maior parte das vezes a vários metros de altura?
...

As soluções que o pessoal acaba por procurar são as mais acessíveis, sempre assim foi com a maioria dos users :D

Atualmente, quanto a mim, acho as ofertas e relação preço/qualidade, bem melhor que nos longínquos anos de 2006 / 2007 / 08/ 09 etc ..etc
(por exemplo, a Oregon sempre deixou a desejar na qualidade/suporte)

Dá uma vista nas,
Ecowitt:
- GW1003 Wi-Fi Weather Station
- GW1002 Wi-Fi
- HP3501 TFT Wi-Fi
- HP2553 - TFT Large Display Wi-Fi

Froggit:
- DP1500 Wi-Fi
- HP1000SE PRO ULTRASONIC Wi-Fi
- HP1000SE PRO Single Sensor Edition

São modelos de estações com sensores separados e com diversas configurações e preços entre 180€ a 300€!
Facilidade de colocação online, bla bla bla..tudo aquilo que tu sabes :thumbsup:

abraço
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boa noite.

Para quem anda à procura de um radiation Shield prático recomendo este:
https://pt.aliexpress.com/item/1005001372778765.html?spm=a2g03.12057483.0.0.762f63c81fmYxn
Está no Aliexpress e, tanto quanto aparenta, igual aos que estão ao serviço das EMA do IPMA. Também o suporte, vendido à parte, é em tudo idêntico.
É uma solução interessante, principalmente o de 12 camadas para sensores mais altos. Só não são adequados aos sensores mais largos.

Quanto a estações da Oregon Scientific, estou bastante triste por esta marca deixar cair os seus clientes num limbo.
Acabou a fabricação e disponibilização de sensores para substituir os que vão avariando.
Alguém sabe de alguma loja onde ainda se encontre os mesmos?

Muitas das soluções que vão apresentando tem um problema: os sensores numa solução "tudo-em-um" não me conseguem convencer.
A localização do radiation Shield e termo-higrómetro debaixo do pluviómetro causa-me muita confusão: a drenagem faz-se para cima do sensor?
E a medição da temperatura e humidade é feita na maior parte das vezes a vários metros de altura?

As da Davis são, claro!, uma boa solução, mas não as "tudo-em-um", apontando então para as mais caras, a levar o custo para perto dos 1000€. Um bocado para a nossa realidade carteirística. ;)

Mas é bom ir vendo soluções, as quais espero bem mais duradouras do que as da Oregon...
Esse abrigo dará para os sensores das pces mais antigas?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
As soluções que o pessoal acaba por procurar são as mais acessíveis, sempre assim foi com a maioria dos users :D
Atualmente, quanto a mim, acho as ofertas e relação preço/qualidade, bem melhor que nos longínquos anos de 2006 / 2007 / 08/ 09 etc ..etc
(por exemplo, a Oregon sempre deixou a desejar na qualidade/suporte)
Dá uma vista nas,
Ecowitt:
- GW1003 Wi-Fi Weather Station
- GW1002 Wi-Fi
- HP3501 TFT Wi-Fi
- HP2553 - TFT Large Display Wi-Fi
Froggit:
- DP1500 Wi-Fi
- HP1000SE PRO ULTRASONIC Wi-Fi
- HP1000SE PRO Single Sensor Edition
São modelos de estações com sensores separados e com diversas configurações e preços entre 180€ a 300€!
Facilidade de colocação online, bla bla bla..tudo aquilo que tu sabes :thumbsup:
abraço
Eu sei. Há agora muitas soluções, para todos os gostos e carteiras.

O que eu gostava de saber é se algum dos sensores é compatível com as estações base da Oregon. Isso é que era! ;)

Esse abrigo dará para os sensores das pces mais antigas?
Não sei como é o sensor, nem quais as medidas do sensor dessas PCE.
Tenta procurar alguns dados do sensor e dados desses Radiation Shield.
 
  • Gosto
Reactions: Toby e joselamego