Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Agradeço muito!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Bom dia,

1/ Esconder o painel solar
2/ Retirar as baterias (são baterias de "emergência")
3/ Esperar que o condensador descarregue TOTALMENTE (para que não haja mais transmissão)
4/ Instalar novas baterias (testar a sua voltagem) uma manhã, deixando o painel solar coberto.
5/ Observar as transmissões

Dê-me as conclusões ;)
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Bom dia LeoFe,

Nunca testei. Pelos fóruns podemos encontrar algumas sugestões de como fazer. Deixo aqui o link, pode ser que consigas ou tenhas ideias.

Um abraço.
Boas
Ainda a propósito deste assunto, conheces alguma estação meteorológica que tenha as mesmas caraterísticas mas que guarde os dados na consola para depois consultar no PC ou assim? Já andei a procurar e encontrei, mas sempre com aquele senão de terem uma resolução de precipitação de 0,3mm. O ideal era mesmo ser 0,1mm.

Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
O ideal era mesmo ser 0,1mm.

Bom dia,

O padrão é 0.2mm ou 0,1" (0.254mm), um pluviómetro amador com uma resolução de 0.1mm é absurdo: seria necessário um sistema de estabilidade elevada (incompatível com o orçamento amador), mais com uma resolução de 0.1mm terá medições falsas com orvalho.
Já é difícil ter precisão com uma resolução de 0.2mm, imagine com 0.1mm...! Com chuvas fortes, a resolução de 0.1mm ficará fora de controlo: é mecânica.
Os pluviómetros de 0.1mm são utilizados em situações muito específicas com orçamentos superiores a 1000 euros.

;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Bom dia,

O padrão é 0.2mm ou 0,1" (0.254mm), um pluviómetro amador com uma resolução de 0.1mm é absurdo: seria necessário um sistema de estabilidade elevada (incompatível com o orçamento amador), mais com uma resolução de 0.1mm terá medições falsas com orvalho.
Já é difícil ter precisão com uma resolução de 0.2mm, imagine com 0.1mm...! Com chuvas fortes, a resolução de 0.1mm ficará fora de controlo: é mecânica.
Os pluviómetros de 0.1mm são utilizados em situações muito específicas com orçamentos superiores a 1000 euros.

;)
Boa tarde Toby,

Antes de mais agradeço pela tua resposta.
De facto, concordo contigo quando dizes que um pluviómetro com uma resolução de 0,1mm pode gerar acumulados falsos, principalmente com orvalho, quando está muito nevoeiro ou até mesmo com a geada. Aliás, já tive esse problema com a geada. Aqui por Vila Real o mês de janeiro foi bem frio e houveram muitas noites com geada, o que de facto originou acumulados falsos de 0,4mm (resolução que o meu pluviómetro oferece). E esses acumulados falsos nem sempre foram por causa de geada, mas também aconteceram devido a ventos fortes, isto porque o mastro onde o sensor está instalado balançava, fazendo com que isso gerasse acumulados falsos bem altos (p.ex: numa rajada intensa, acumularam-se 0,8mm :huh:). Procuro um pluviómetro com uma resolução mais baixa apenas porque quero obter uma maior "variabilidade de valores", se assim o posso chamar. Já é uma mania minha :lol:. Estou a analisar os prós e os contras de uma estação que encontrei por aqui: Sainlogic WS3500, que de facto oferece essa resolução de precipitação (0,1mm). Já li algumas opiniões e pelo que dizem é bem boa, se bem que também apresenta aquele maldito defeito de em pleno sol o termómetro indicar temperaturas ligeiramente mais altas do que a realidade, defeito que a minha atual estação também apresenta. Alguma ideia para contornar este problema? Quanto aos acumulados falsos por causa do vento, já sei o que fazer: abaixo o mastro até onde der e assim já não balança tanto com o vento.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boa tarde Toby,

Antes de mais agradeço pela tua resposta.
De facto, concordo contigo quando dizes que um pluviómetro com uma resolução de 0,1mm pode gerar acumulados falsos, principalmente com orvalho, quando está muito nevoeiro ou até mesmo com a geada. Aliás, já tive esse problema com a geada. Aqui por Vila Real o mês de janeiro foi bem frio e houveram muitas noites com geada, o que de facto originou acumulados falsos de 0,4mm (resolução que o meu pluviómetro oferece). E esses acumulados falsos nem sempre foram por causa de geada, mas também aconteceram devido a ventos fortes, isto porque o mastro onde o sensor está instalado balançava, fazendo com que isso gerasse acumulados falsos bem altos (p.ex: numa rajada intensa, acumularam-se 0,8mm :huh:). Procuro um pluviómetro com uma resolução mais baixa apenas porque quero obter uma maior "variabilidade de valores", se assim o posso chamar. Já é uma mania minha :lol:. Estou a analisar os prós e os contras de uma estação que encontrei por aqui: Sainlogic WS3500, que de facto oferece essa resolução de precipitação (0,1mm). Já li algumas opiniões e pelo que dizem é bem boa, se bem que também apresenta aquele maldito defeito de em pleno sol o termómetro indicar temperaturas ligeiramente mais altas do que a realidade, defeito que a minha atual estação também apresenta. Alguma ideia para contornar este problema? Quanto aos acumulados falsos por causa do vento, já sei o que fazer: abaixo o mastro até onde der e assim já não balança tanto com o vento.
Boas. Tantos essas como as novas PCEs e as DAVIS VUE têm RS igual e posso dizer-te que não apresentam dados de temperatura mais elevados. As antigas PCEs sim mas estas que referi anteriormente não
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde Toby,

Antes de mais agradeço pela tua resposta.
De facto, concordo contigo quando dizes que um pluviómetro com uma resolução de 0,1mm pode gerar acumulados falsos, principalmente com orvalho, quando está muito nevoeiro ou até mesmo com a geada. Aliás, já tive esse problema com a geada. Aqui por Vila Real o mês de janeiro foi bem frio e houveram muitas noites com geada, o que de facto originou acumulados falsos de 0,4mm (resolução que o meu pluviómetro oferece). E esses acumulados falsos nem sempre foram por causa de geada, mas também aconteceram devido a ventos fortes, isto porque o mastro onde o sensor está instalado balançava, fazendo com que isso gerasse acumulados falsos bem altos (p.ex: numa rajada intensa, acumularam-se 0,8mm :huh:). Procuro um pluviómetro com uma resolução mais baixa apenas porque quero obter uma maior "variabilidade de valores", se assim o posso chamar. Já é uma mania minha :lol:. Estou a analisar os prós e os contras de uma estação que encontrei por aqui: Sainlogic WS3500, que de facto oferece essa resolução de precipitação (0,1mm). Já li algumas opiniões e pelo que dizem é bem boa, se bem que também apresenta aquele maldito defeito de em pleno sol o termómetro indicar temperaturas ligeiramente mais altas do que a realidade, defeito que a minha atual estação também apresenta. Alguma ideia para contornar este problema? Quanto aos acumulados falsos por causa do vento, já sei o que fazer: abaixo o mastro até onde der e assim já não balança tanto com o vento.

Bom dia,

Ficará desapontado: Sainlogic é Fine Offset/Froggit/Ecowitt/etc...
Nestas estações, é impossível calibrar mecanicamente o pluviómetro (esta é a base da precisão).
Em alguns deles (incluindo o Foggit WH3000=Sainlogic WS3500) é possível corrigir uma deriva por software (50% -> 150%).
Para tal, é necessário um pluviómetro manual calibrado, fazer leituras após cada chuva durante semanas e desenhar um desvio médio para aplicar.
Isto continua a ser um gesso sobre uma perna de madeira.

2021-10-16_06-54-21.jpg


Qual é o vosso orçamento?
Mas, para os seus fins, será necessário esquecer as estações "monobloc".
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Bom dia,

Ficará desapontado: Sainlogic é Fine Offset/Froggit/Ecowitt/etc...
Nestas estações, é impossível calibrar mecanicamente o pluviómetro (esta é a base da precisão).
Em alguns deles (incluindo o Foggit WH3000=Sainlogic WS3500) é possível corrigir uma deriva por software (50% -> 150%).
Para tal, é necessário um pluviómetro manual calibrado, fazer leituras após cada chuva durante semanas e desenhar um desvio médio para aplicar.
Isto continua a ser um gesso sobre uma perna de madeira.

2021-10-16_06-54-21.jpg


Qual é o vosso orçamento?
Mas, para os seus fins, será necessário esquecer as estações "monobloc".
Bom dia Toby,
Obrigado pelas tuas respostas.

O que me dizes é de facto um pouco "desencorajador", se assim posso dizer, acerca da WS3500. Consegues indicar-me outras estações que sejam fiáveis e que andem pela mesma margem de preço (até 150€) e sejam capazes de se ligar á internet?

Eu esqueci-me de dizer, mas eu tenho uma Bresser 7002510, que no meu ver sempre me indicou quantidades de precipitação corretas (resolução de 0,4mm). Com as duas a funcionar em simultâneo (WS3500-Bresser), talvez me conseguisse aperceber quando existisse um desvio significativo na quantidade de precipitação e corrigir isso nos meus relatórios. O que achas da ideia?

Abraço
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia Toby,
Obrigado pelas tuas respostas.

O que me dizes é de facto um pouco "desencorajador", se assim posso dizer, acerca da WS3500. Consegues indicar-me outras estações que sejam fiáveis e que andem pela mesma margem de preço (até 150€) e sejam capazes de se ligar á internet?

Eu esqueci-me de dizer, mas eu tenho uma Bresser 7002510, que no meu ver sempre me indicou quantidades de precipitação corretas (resolução de 0,4mm). Com as duas a funcionar em simultâneo (WS3500-Bresser), talvez me conseguisse aperceber quando existisse um desvio significativo na quantidade de precipitação e corrigir isso nos meus relatórios. O que achas da ideia?

Abraço

Bom dia,

Vou começar a calibrar o seu pluviómetro.
Calcule a área de superfície, multiplique pela resolução do seu pluviómetro, tem o volume de uma calha.
Exemplo: 211cm2 x 0,2mm = 4,2ml ou 4,2gr.
Com uma seringa pode injectar o volume de um calha.
Depois é um jogo de paciência para determinar o volume médio de cada calha.
Tenha cuidado, tem de medir várias vezes (mini 10x por calha) para obter uma média.
Se não me engano, o seu pluviómetro só transmite dados de chuva de 6 em 6 minutos!
É possível ajustar o peso do calha.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
É clone também? De qual estação?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

As mais "famosas" são:

- Ecowitt WH2910 (175€)

- Froggit WH3000 SE (150€)

Mas esta Sainlogic a 115 paus parece-me ideal para um começo meteorológico!
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)
As mais "famosas" são:

- Ecowitt WH2910 (175€)

- Froggit WH3000 SE (150€)

Mas esta Sainlogic a 115 paus parece-me ideal para um começo meteorológico!

Cheguei a comprar a versão Wi-Fi, que era substancialmente mais cara, de 0 a 10, dou-lhe um 3.

O serviço de exportação de dados para a web, simplesmente não presta.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk