Estações do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Boa tarde a todos.

Antes de mais, Parabéns e os meus sinceros agradecimentos, em primeiro lugar aos criadores e dinamizadores deste Forum, extensivos a todos aqueles que nele participam. Acreditem que já recorria a estes forums e visitava os links nele indicados antes de comprar uma estação(zita) metereológica.

Com efeito, também eu adquiri uma destas estações "Lidl" que... não "sincronizou", isto é, tive de manualmente, inserir data, hora e Cidade!
Reconheceu rapidamente o sensor exterior, indicando temperatura e humidade exteriores, mas... mais nada!
Nem a hora nem a data da estação se acertaram "autometicamente" e isto depois de mais de duas horas ligado...
Depois de manualmente inserir as infos necessárias...
Também comigo a maré (Tide) está permanentemente em preia-mar (Cheia=High).

A caixa indica expressamente (no seu exterior):
"(...) hora do nascer e pôr-do-sol, indicação das marés, iluminação"

Ora, a fase da lua está certa (para já) porque a lua está cheia e só dentro de dias, descobrirei se funciona, isto porque, à hora que liguei a estação ontem, dia 19, (por volta das 15h) também a maré estava cheia, por isso achei q estava tudo OK. Só passadas 8 horas me apercebi que a maré continuava "Tide High" quando deveria ter passado por "Med" e estar nessa momento em "Low".

http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php

Hoje, com tempo, Já lhe retirei e troquei as pilhas, já a re-re-reiniciei e o resultado mantém-se.
Haverá alguma hipótese de manualmente - trocar/definir a maré, como se faz em relação à cidade?
Quando o aparelho calcula a fase lunar, demorando uns segundos após indicação da cidade,; é aí que devera calcular a maré?

Algum dos possuidores desta estação tem essa função a "funcionar"?
É que, fundamental ou não, era algo que vinha anunciado nos diferentes idiomas, que era publicitado pelo Lidl ("fases lunar e indicação das marés") e não me parece que esteja a funcionar neste(s) modelo(s).

Grato pela atenção.

Olá oni! :)
Bem-vindo ao fórum!:D

Pois, após a indicação da Latitude e Longitude, acho que a estação calcula a hora do nascer e pôr do sol, a fase da lua e nada mais.
Penso que todos nos queixamos do mesmo. No entanto o miguel alertou para algo que pode fazer algum sentido. Antes de ontem a estação indicava Lua Quarto Crescente e Tide Mid, e assim que mudou para Lua cheia mudou também para Tide hi. Não terá isso a ver com a Lua? é que penso que todos estamos com problemas de marés!:huh:

No entanto esta estação trás uma funcionalidade que não estava no catálogo da estação e que o Vince aqui enunciou :p
Esta nossa estação não era suposto medir a humidade exterior e afinal mede!:D
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Boa tarde a todos.

Antes de mais, Parabéns e os meus sinceros agradecimentos, em primeiro lugar aos criadores e dinamizadores deste Forum, extensivos a todos aqueles que nele participam. Acreditem que já recorria a estes forums e visitava os links nele indicados antes de comprar uma estação(zita) metereológica.

Com efeito, também eu adquiri uma destas estações "Lidl" que... não "sincronizou", isto é, tive de manualmente, inserir data, hora e Cidade!
Reconheceu rapidamente o sensor exterior, indicando temperatura e humidade exteriores, mas... mais nada!
Nem a hora nem a data da estação se acertaram "autometicamente" e isto depois de mais de duas horas ligado...
Depois de manualmente inserir as infos necessárias...
Também comigo a maré (Tide) está permanentemente em preia-mar (Cheia=High).

A caixa indica expressamente (no seu exterior):
"(...) hora do nascer e pôr-do-sol, indicação das marés, iluminação"

Ora, a fase da lua está certa (para já) porque a lua está cheia e só dentro de dias, descobrirei se funciona, isto porque, à hora que liguei a estação ontem, dia 19, (por volta das 15h) também a maré estava cheia, por isso achei q estava tudo OK. Só passadas 8 horas me apercebi que a maré continuava "Tide High" quando deveria ter passado por "Med" e estar nessa momento em "Low".

http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php

Hoje, com tempo, Já lhe retirei e troquei as pilhas, já a re-re-reiniciei e o resultado mantém-se.
Haverá alguma hipótese de manualmente - trocar/definir a maré, como se faz em relação à cidade?
Quando o aparelho calcula a fase lunar, demorando uns segundos após indicação da cidade,; é aí que devera calcular a maré?

Algum dos possuidores desta estação tem essa função a "funcionar"?
É que, fundamental ou não, era algo que vinha anunciado nos diferentes idiomas, que era publicitado pelo Lidl ("fases lunar e indicação das marés") e não me parece que esteja a funcionar neste(s) modelo(s).

Grato pela atenção.

Boa noite Oni!
Relativamente à questão das marés, e uma vez que todos se queixam do mesmo, para além da boa explicação que o André já te deu, só tenho a acrescentar que, pelo sim, pelo não, enviei um mail para os fabricantes dos produto, a fim de esclarecerem essa questão. Assim que me derem resposta, coloco-a aqui para todos a conhecerem.

Quanto ao resto, parece-me que para este preço, a máquina até não está mal!!!:p
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Como já tinha referido não estava a pensar adquirir esta estação, mas passei no LIDL só pela curiosidade :D e gostei do que vi, pelo baixo preço. Como a minha outra estação não apresenta a pressão nem a humidade no exterior, decidi comprar a nova e a velha fica em Aveiro em casa dos meus pais.

Ao nivel do funcionamento, tudo ok, detecção do sensor, sincronização, pressão (muito proxima da do Cabo Carvoeiro), etc... A unica questão tem a ver com a maré como mencionaram. Já na anterior estação do LIDL essa função nunca funcionou, nem dá para configurar...

Todavia será interessante se o fabricante responder ao ecobcg. Ficamos à espera! :thumbsup:

Abraços!
 

oni

Cirrus
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
3
Local
Portugal
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Antes de mais,
MUITO OBRIGADO pela 'recepção' e pelas vossas amáveis respostas! :)

Na verdade, a ideia de enviar um mail, é ÓPTIMA!!!

Na verdade, quando liguei a estação, ela "assumiu" HAM (Hamburgo) como cidade. Será q se tivesse mantido essa localização a "maré" teria mudado?

Assim que tiver umas horitas, ainda faço a experiência.
Desligo-a e volto a ligá-la sem fazer mais do q acertar as horas, pq isso, também ela nunca fez "sozinha".

Claro que é estética na minha opinião) e tem MUITA piada ver as indicações que possui ( e estou à espera que funcione a indicação lunar, porque essa nunca mudou, mas está certa). Até agora, estou a gostar, mas...
... então lá para o Verão vou ter ainda mais pena que não tenha as indicações prometidas das marés!

Até Breve,
Obrigado por Tudo!
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Pois.. eu também já pensei nisso! TIDE MID não me diz absolutamente nada:huh:
Bem, daqui a uns dias, já veremos se muda quando a lua começar a decrescer.

Quanto à pressão, eu adoptei o sistema de acertar e deixa-la divagar umas doze horas, para completar aquele ciclo dos gráficos. E após 36h nesse sistema, penso ter encontrado finalmente o valor certo. Pelo menos o erro parece agora ser inferior à unidade. Logo quando me deitar volto a corrigir as décimas de pressão, caso veja que é necessário:thumbsup:

Olá! não tenho esta nova estação do Lidl mas sim a anterior. A parte que diz respeito ás marés penso que seja só indicativa da amplitude das mesmas num dado momento. Ou seja: todos sabemos que com lua cheia e lua nova a amplitude das marés (a altura mínima com baixa-mar e máxima com preia-mar) são maiores do que em fases de quarto crescente ou minguante. Daí o termo "Marés Vivas" (não tem a ver com a Pamela Anderson, não:lol:). Com Lua Cheia/Lua Nova as marés enchem muito e esvaziam também bastante. Nos solsticios e equinócios esta situação é ainda mais evidente, penso eu.
Estas estações apenas indicam se naquele momento e com aquela fase lunar a amplitude é grande, daí "Tide High" ou pequena "Tide Low". assim a indicação de marés só muda de acordo com as fases da lua e não sempre que a maré enche e vaza.
De qualquer forma há um ditado que diz: "Com Lua Cheia, maré cheia ás duas e meia" (se não é assim é parecido), ou seja quando está lua cheia ou lua nova pode-se contar com maré cheia por volta das 14:30h sendo a maré vazia por volta das 8:00 da manhã. Depois vai avançando cerca de uma hora por dia.
A minha estação tem é um problemazito com as horas: de vez em quando passa-se e muda as horas á toa. Não sei onde vai buscar a informação horária mas deve ser como a do RDS dos rádios: ás vezes nã tem nexo nenhum.
E pronto, penso que seja assim mas se não concordarem, digam:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Olá! não tenho esta nova estação do Lidl mas sim a anterior. A parte que diz respeito ás marés penso que seja só indicativa da amplitude das mesmas num dado momento. Ou seja: todos sabemos que com lua cheia e lua nova a amplitude das marés (a altura mínima com baixa-mar e máxima com preia-mar) são maiores do que em fases de quarto crescente ou minguante. Daí o termo "Marés Vivas" (não tem a ver com a Pamela Anderson, não:lol:). Com Lua Cheia/Lua Nova as marés enchem muito e esvaziam também bastante. Nos solsticios e equinócios esta situação é ainda mais evidente, penso eu.
Estas estações apenas indicam se naquele momento e com aquela fase lunar a amplitude é grande, daí "Tide High" ou pequena "Tide Low". assim a indicação de marés só muda de acordo com as fases da lua e não sempre que a maré enche e vaza.
De qualquer forma há um ditado que diz: "Com Lua Cheia, maré cheia ás duas e meia" (se não é assim é parecido), ou seja quando está lua cheia ou lua nova pode-se contar com maré cheia por volta das 14:30h sendo a maré vazia por volta das 8:00 da manhã. Depois vai avançando cerca de uma hora por dia.
A minha estação tem é um problemazito com as horas: de vez em quando passa-se e muda as horas á toa. Não sei onde vai buscar a informação horária mas deve ser como a do RDS dos rádios: ás vezes nã tem nexo nenhum.
E pronto, penso que seja assim mas se não concordarem, digam:)

Olá Jota21:)

Antes de mais, parabéns!:D Passei agora pelo tópico dos Aniversários e vi que fizeste anos há dois dias;)

Pois, eu acho que deve ser mesmo como tu dizes. Deve ter a ver com a amplitude e não necessariamente a que horas vai estar maré cheia ou vazia.:unsure:
Em relação ao problema das horas, não sei se puseste GMT+1. Foi o que eu pus e não me tem alterado nada!;)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Mais uma vez obrigado!:)
Pois, parece que qualquer dia tenho que investir numa estação a sério como algumas que por aqui conhecemos com ligação á net em tempo real e tudo.
Em relação ás horas da estação não é importante, não a uso como relógio. Só não sei é se além de ter as horas erradas a data estará correcta. Isso pode alterar as luas e marés. Quando chegar a casa verifico.
 

newborn

Cirrus
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
9
Local
Oeiras
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

E o prometido é devido!
Tal como disse ontem, hoje já estou em oeiras e já posso adiantar alguns valores recolhidos pela estação!

Depois de ter calibrado ontem a pressão, agora tenho o valor de 1019,0 mb (sendo o de referência 1018,7 mb)
Temperatura exterior 18,0 ºC (referência 17,4 ºC)
Humidade 56% (referência 56%)

Nada mau!!!! ;)

Ah, usei como referência o site: www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IOEIRAS1
e
http://www.meteooeiras.com/
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

No que respeita à questão das marés, a explicação do Jota parece interessante... vamos a ver se com a "mudança" da lua, a indicação "muda" ;)
Abraços!
 

newborn

Cirrus
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
9
Local
Oeiras
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Nova actualização:
temp: 18,0 (ref 17,8)
humidade: 71% (ref 72%)
pressão: 1020,8 (ref 1020,9)

Estou espantado!!! :w00t:

Ps: à noite acho que tenho valores superiores de temp e inferiores de humidade... Será do sítio de onde tenho o sensor? Vou fazer mais umas experiências!!!
 

manchester

Cumulus
Registo
25 Ago 2007
Mensagens
272
Local
Ermesinde
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários





Boa noite,

Ontem decidi ir ao Plus procurar também uma estação meteorológica....Encontrei esta....era a única que lá havia :D:D
O preço que paguei por ela foram 12€ :p

Saudações meteorológicas :D:D:thumbsup::thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Boa noite,

Ontem decidi ir ao Plus procurar também uma estação meteorológica....Encontrei esta....era a única que lá havia :D:D
O preço que paguei por ela foram 12€ :p

Saudações meteorológicas :D:D:thumbsup::thumbsup:

12€???
:shocking::shocking:

Estou a sentir-me roubado:hehe:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Pessoal, gostava da vossa opinião sobre a localização do sensor exterior que eu adoptei.
Construi um abrigo caseiro, mas gostava de ouvir as vossas criticas:D







A varanda está virada a norte, apanha só um pouquinho de sol entre as 8h e as 9h.
 

newborn

Cirrus
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
9
Local
Oeiras
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Pessoal, gostava da vossa opinião sobre a localização do sensor exterior que eu adoptei.
Construi um abrigo caseiro, mas gostava de ouvir as vossas criticas:D







A varanda está virada a norte, apanha só um pouquinho de sol entre as 8h e as 9h.

Que grande aparato!!! :)
Eu também tenho um problema semelhante! O sítio onde tenho o sensor deve fazer um pouco de estufa e tenho, em média, 2ºC acima da referência (com excepção das horas a meio da tarde!).
Vou continuar a experimentar diferentes sítios...

O conselho que te dou é procurares um site com os valores de referência da tua zona e procurares colocar o sensor de forma a te aproximares dos mesmos.

Mas continuo a pensar que a relação qualidade/preço deste artigo é muito boa! Mas não tão boa quanto a da estação do manchester!!!:shocking:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Nova Estação do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Pessoal, gostava da vossa opinião sobre a localização do sensor exterior que eu adoptei.
Construi um abrigo caseiro, mas gostava de ouvir as vossas criticas:D

A varanda está virada a norte, apanha só um pouquinho de sol entre as 8h e as 9h.

Bela engenhoca!

Se está virada a norte para um apartamento já é um excelente começo em termos de medições de temperatura. E uma vez que está virada a norte, não estará nunca exposta às grandes intempéries, talvez fazer uns furitos na parte vertical do abrigo par deixar passar mais ar....