Estrelas em movimento e a piscarem.

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
dia 17 e 18 de Outubro realizou-se o Jota Joti, atividade mundial (?) dos escoteiros, e muitos grupos fizeram largadas de balões. Os meus filhos fizeram.
Acreditem... sou astrónomo amador faz mais de 25 anos, centenas de noites inteiras de observação. Nunca vi nada de esquisito. Balões sim... tenho visto. E é perfeitamente normal observar mudanças súbitas de direção.
Avaliar a altitude destes balões é muito dificil.
abc forte
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic


Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Para quem tem duvidas se os balões voam tão alto ou tão longe, deixo aqui uma descrição do que se passou comigo, a qual já coloquei aqui no forum, noutro tópico:

"Tenho uma pequena empresa de animação, e fazemos regularmente largadas de balões de látex, já me tinha questionado quanto aguentavam no ar,e qual o seu destino, pesquisei na Internet, mas não encontrei muita informação.
O que vos vou contar a seguir pode parecer impossível, mas é realidade, e gostava que se alguém soubesse algo sobre esta questão responde-se a este tópico, pois julgo ter muito a ver com meteorologia, física, estudo da atmosfera, etc ....
No inicio do mês de Julho dia 3, realizei uma largada de 200 balões de látex para uma instituição de Coimbra.
Cada um destes balões continha uma mensagem das crianças com a identificação da instituição.
Soubemos agora, que chegou á instituição duas cartas que continham cópia das mensagens das crianças e confirmação que estas foram encontradas a mais de 1500 kms de distancia (em linha recta) de Coimbra.
Um dos restos dos balões com a respectiva mensagem foi encontrado na zona de Nantes-França e o outro numa pequena cidade a norte de Eindhoven - Holanda chamada SCHIJNDEL !!! "

Se não se tivesse passado comigo também não acreditava !
Acreditem que "lá no alto", passam-se coisas naturais que parecem muito estranhas e que os balões na atmosfera tem comportamentos que parecem do outro mundo!:lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já me ia esquecendo de referir. No sábado passado (dia 19) lá pelas 18:30 assisti a isto em todo o esplendor em Braga, um enxame cintilante a passar rumo a norte a uma velocidade elevada.
Depois fui verificar no WRF do Meteociel o vento em várias camadas para essa hora e pela velocidade aparente andariam pelo menos na zona dos 950/925hpa (700/900m) ou mais acima, visto que abaixo disso o vento no modelo era relativamente lento.
Alguns balões estavam "perdidos" do grupo principal e notava-se que tinham trajectória e altitude (mais brilhante) ligeiramente diferente, contribuindo para um aspecto ainda mais estranho da coisa.

Estava com várias pessoas, a a expressão geral foi WTF!! Lá expliquei o que era e percebe-se que seja um espectáculo intrigante ou mesmo bizarro para quem não saiba o que é :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Caro Vince,

Esses balões foram largados na porta da Igreja de São Marcos (junto à farmácia do antigo Hospital), pouco antes das 18h30, depois da atuação do Coro de Alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Cada elemento do coro foi presenteado à saída com um balão, tendo depois efetuado uma largada conjunta e seguido a direção nordeste, atravessando toda a Avenida da Liberdade e Avenida Central. Eu estava lá.

Já tinha lido estes relatos, mas agora presenciei «in loco» pela primeira vez, e percebi a origem de todos esses avistamentos. O meu filho optou por ficar com o balão, que depois ainda na rua rebentou, tendo ficado com a lâmpada, que ainda pisca sem parar. Imagino agora essas luzes (de facto no céu tinham uma aspeto muito curioso) a atravessarem zonas rurais e serem avistadas por pessoas que nem imaginam a existência destes balões. :rolleyes:
 

ACL

Cirrus
Registo
24 Abr 2016
Mensagens
1
Local
Ericeira
Hoje presencie este fenomeno, muito estranho, mas para mim era um bando de aves com algum tipo de luminescência nas asas, a migrar para sul o que nesta altura ainda torna mais estranho, tirei uma fotografia mas só se vê umas luzinhas muito tremidas e ao longe ... enfim foi um momento único. Foi pena não estar acompanhado para partilhar a experiência.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
São balões já é um facto garantido é a nova mania dos casamentos já vi ao vivo e a cores num casamento, desperdício de dinheiro e recursos em leds e pilhas
Concordo, além disso existe sempre a poluição provocada por esses balões.
Onde é que vão parar esses balões? E essas pilhas e leds vão poluir os rios e campos!
Certamente depois da largada não os vão recolher, não é?!... :angry:Devia ser proibido este tipo de actividade.
 
Registo
8 Mai 2016
Mensagens
1
Local
Porto
Ontem Presenciei em Gondomar / Porto um facto ingualzinho a esse que escreveram eram centenas de pontinhos no céu a andarem todas em simultâneo eu pensei que era um fenómeno da natureza ou assim até tentei filmar mas não consegui mas a certa altura 3 "estrelinhas" começaram a andar em sentido oposto do grupo das centenas e pararam no meio do céu e passado alguns segundos chegou outra "estrelinha " e quando chegou a outra começaram a andar muito rápido outra vez para o grupo onde tava o grupo das centenas e cada vez chegavam Uma coisa era estrelas não eram de certeza as estrelas não vão para trás e ficam a "espera" de outra estrela para para depois irem para junto das outras balões muito menos então o que seria eu ainda tentei ir buscar a minha câmera de filmar mas quando cheguei tudo tinha desaparecido olhei para o horizonte e nada também o céu estava limpo dava para ver tudo .
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
acredita que são balões, a nossa mente e olhos pregam-nos partidas quando temos poucas referencias como a noite, muitas vezes parecem fazer coisas que os balões não fazem. mas tem a ver com muita coisa ventos e o ponto em que os vê-mos
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

josepires

Cirrus
Registo
19 Jun 2016
Mensagens
1
Local
obidos
Olá. O título pode não ser o mais correcto, mas hoje vi uma coisa que nunca tinha visto.
Estava em Vila Verde por volta da meia noite, com os meus Pais e um casal amigo, quando reparamos que ao fundo vinham centenas de estrelas em movimento considerado lento, e a piscarem abundantemente. Foi-se aproximando, até que passou mesmo por cima de nós. Eram centenas de pontos (ao que eu chamo estrelas), que se foram separando e cada vez mais lentas. O mais estranho foi que depois, as estrelas voltaram-se a juntar e foram desaparecendo, mas sempre em constante festival luminoso. Tentamos filmar de todas as maneiras, mas só tínhamos os telemóveis e não conseguimos registar o momento. Tudo isto demorou cerca de 5 minutos, e ficamos todos fascinados pelo fenómeno.
Vieram-me logo dizer que estava tolinho ou que eram balões como se usam agora nas festas. Mas não sou ignorante e também já vi desses balões e sei perfeitamente que isto foi um fenómeno da natureza.
Além disso, não estava sozinho. Perguntei a vários amigos meus de Braga se viram algo, mas nada feito.

Alguém sabe do que se poderá tratar?

Obrigado.
Ola Andre
Observei ontem em obidos por volta das 23 horas e 45 minutos um fenomeno similar ao relatado, em numero superior a 20 elementos. Silenciosos, luzes intermitentes intensas e deslocavam se na direcao Norte Sul. Nao acredito em seres extraterrestres. Estou igualmente intrigado. Tive hipoteses de fotografar mas nem me atrevi tal a espectacularidade do fenomeno. Agradeco caso possa ajudar a explicar a situacao.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Ola Andre
Observei ontem em obidos por volta das 23 horas e 45 minutos um fenomeno similar ao relatado, em numero superior a 20 elementos. Silenciosos, luzes intermitentes intensas e deslocavam se na direcao Norte Sul. Nao acredito em seres extraterrestres. Estou igualmente intrigado. Tive hipoteses de fotografar mas nem me atrevi tal a espectacularidade do fenomeno. Agradeco caso possa ajudar a explicar a situacao.

A explicação está nas mensagens anteriores... ;)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

Eduardo Nunes

Cirrus
Registo
3 Jul 2016
Mensagens
2
Local
Lisboa
Bom dia,

Ontem pelas 23:40H de Lisboa, avistei no céu um conjunto de luzes em movimento constante, que piscavam de uma forma regular.
A princípio avistei apenas uma, pelo que pensei tratar-se de uma aeronave, com sua "Strobe" ligada. Mas depressa abandonei essa ideia, uma vez que a sua altitude era bem superior à de um avião comercial ou mílitar.
Julguei então tratar-se de um satélite de baixa órbita. No entanto, julgo eu, os satélites não terem " Beacons/Strobes".

A surpresa foi total quando me apercebo que atrás dessa mesma luz seguiam muitas outras (entre 30/40) com as mesma caracteristicas. A sua formação era, para so meus standards, irregular. Refiro-me ao espaçamento entre elas. Já a sua tragetória, ne NE para SW, era de velocidade constante.

Não sou um crente quanto a OVNIs, embora tenha alguma crença em que haja vida (Inteligente ou não) por esse Universo fora.

Sou um seguidor atento, no que respeita a fenômenos espaciais naturais.

Sou Piloto à 27 anos (Mílitar/Comercial) com mais de 13 mil horas de voo, pelo que tenho a perfeita noção das distâncias a que se deslocam, aviões, satélites e suas diferentes órbitas/altitudes. Sei distinguir quando se trata de um satélite ou a própria ISS.

Haverá alguma resposta credível para este fenomeno?

Agradeço, se posssível, uma resposta.

Cumprimentos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Verão, fim de semana, muitos casamentos e ... balões com led.
Toda a gente que vê fica intrigada ou mesmo estupefacta, mas a explicação está nas mensagens anteriores.
Se a sua estimativa da direcção for precisa e recorrendo a uma previsão (falível) do GFS para as 00z, pode até estimar-se (grosseiramente) a altitude em que estariam os balões, em torno dos mil e poucos metros.
O ideal para isso seria uma sondagem real do IPMA, mas só são feitas às 12z

GsCczfe.png
 

Eduardo Nunes

Cirrus
Registo
3 Jul 2016
Mensagens
2
Local
Lisboa
Verão, fim de semana, muitos casamentos e ... balões com led.
Toda a gente que vê fica intrigada ou mesmo estupefacta, mas a explicação está nas mensagens anteriores.
Se a sua estimativa da direcção for precisa e recorrendo a uma previsão (falível) do GFS para as 00z, pode até estimar-se (grosseiramente) a altitude em que estariam os balões, em torno dos mil e poucos metros.
O ideal para isso seria uma sondagem real do IPMA, mas só são feitas às 12z

GsCczfe.png
Muito obrigado pela pronta resposta.

Não podem se os tais balões, pois a altitude e velocidade a que se deslocavam é bem superior. Quanto a isto não tenho qualquer dúvida.
Como disse anteriormente, tenho a noção da altitude a que um objecto se desloca no céu. Diria que passaram numa órbita baixa, nunca a dois mil metros. Quanto à velocidade era sem qualquer dúvida muito superior a de um avião, mesmo superior a qualquer aeronave Mílitar a voar a Mac2.0.

Não sei o que possa ter sido, mas balões é que não eram.

Estou à procura de respostas junto de várias entidades, nacionais e estrangeiras. Se delas obtiver resposta, aqui divulgarei a resposta.

Um vez mais os meus agradecimentos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A altura do ano, o dia da semana, sábado, geralmente é aos fins de semana, e até a hora, final de noite antes de muitos convidados irem embora, tudo típico deste tipo de largadas em casamentos ou outras festas. E até a direcção do vento que indicou coincide com essa hipótese. Eu sei que custa a crer, eu próprio fiquei perplexo quando vi, se não soubesse o que era acho que ficaria dias a dar em louco tentando perceber o que vi.
De qualquer forma desejo-lhe boa sorte na pesquisa de uma alternativa, depois partilhe ;)
 
  • Gosto
Reactions: AnDré