Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Hoje apanhei alguns abacates (também aqui em Carcavelos) mas ao contrário das anonas, não são assim muito grandes (no Estoril vi bem maiores).
Mas ainda assim são muito bons para comer.
Ainda tenho uns tantos na árvore por apanhar:

IMG-20201208-180340399.jpg


O respetivo abacateiro:

IMG-20201208-124406752.jpg
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Este ano, tenho apanhado muitas e boas anonas e ainda mais estão por apanhar.
Algumas anonas e a respetiva anoneira (em Carcavelos):



IMG-20201025-175918320.jpg



IMG-20201025-180306728.jpg




IMG-20201207-121056069.jpg


Uma anona com cerca de 18 cm, não é todos os dias que se vê.

Já a anoneira tem uma enorme copa e toca o solo com os ramos em praticamente todas as direções. A vantagem é que várias anonas crescem a baixa altura e assim é muito fácil de as colher.
A madeira e as folhas, são algo aromáticas.
Essa anona é um fenómeno! Chamava-lhe um figo, adoro anonas (e figos também, já agora) :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Essa anona é um fenómeno! Chamava-lhe um figo, adoro anonas (e figos também, já agora) :D

A anona estava muito boa e ainda deu para várias sobremesas.
Amanhã vou ver se apanho mais uma que me parece que está no ponto.

Figueiras a dar figos também tenho aqui.
Ainda há umas semanas tirei uma estaca (com raíz) da base do tronco de uma das figueiras que dá os melhores figos, e parece-me que está a pegar.
A ver vamos...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Está aí uma árvore muito bonita, e a produzir uma anona com esse calibre enorme, não se ve todos os dias.

Obrigado.

Nunca a reguei (nem o abacateiro) e entretanto já tenho várias anoneiras novas a crescer, pois volta e meia, semeio algumas.

Mas tenho aqui mais umas experiências com frutos tropicais:
Além do abacateiro grande, tenho um abacateiro novo e uma mangueira ainda muito pequena, que também semeei há uns tempos.
Plantei uns ananases e também estão a desenvolver-se.
A mangueira maior que tenho aqui, continua a crescer e em boa forma, ainda que agora nesta fase o crescimento seja praticamente nulo.
Bananeiras tenho duas espécies e ainda que não seja um fruto tropical, também tenho cana de açucar (plantada há pouco tempo), mas ainda não sei se vai pegar.
No Restelo consegui que pegassem e com os caules consegue fazer-se uma bebida muito agradável.
 
Última edição:

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,118
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Este ano, tenho apanhado muitas e boas anonas e ainda mais estão por apanhar.
Algumas anonas e a respetiva anoneira (em Carcavelos):



IMG-20201025-175918320.jpg



IMG-20201025-180306728.jpg




IMG-20201207-121056069.jpg


Uma anona com cerca de 18 cm, não é todos os dias que se vê.

Já a anoneira tem uma enorme copa e toca o solo com os ramos em praticamente todas as direções. A vantagem é que várias anonas crescem a baixa altura e assim é muito fácil de as colher.
A madeira e as folhas, são algo aromáticas.
Já posso dizer aos meus primos que têm uma anoneira no terreno:lmao:. Recentemente, eles adquiriram uma casa para passar os fins de semana/férias na região Oeste (Feiteira, Lourinhã) que tem um pequeno pomar com algumas laranjeiras, macieiras, pereiras, e uma pequena árvore, que ainda não sabiam do que se tratava. "A árvore misteriosa...", citando palavras deles. :lol:

Assim que vi essa foto, fiz logo a associação à árvore que eles lá têm no terreno. Sem saberes, acabaste por nos ajudar a tirar a dúvida, caso contrário só quando a árvore frutificasse é que ficaríamos a saber. :lol:
 

Nelinho

Cirrus
Registo
13 Dez 2020
Mensagens
1
Local
Gondomar
Ontem andei a plantar mais umas frutíferas raras. Esta chuva veio mesmo a calhar!
Plantei 5 variedades seleccionadas de Pawpaw, 1 aveleira, 1 nectarina, 1 macieira apistar, 1 amendoeira. Vários citrinos: 1 tangelo minneola, 1 laranjeira cara cara, 1 laranjeira tarocco meli, 1 bergamota fantastico, 1 limoeiro mão de buda e 1 lima kaffir. :viva:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Registo
26 Jan 2020
Mensagens
5
Local
Madeira
Olá a todos.

Tenho uma dúvida, é possível haver semente da bananeira da Madeira? Isto é normalmente é transplantado um dos rebentos que crescem à volta da bananeira-mãe mas gostaria de saber se há outra forma de ter essa mesma bananeira?

Obrigado desde já.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde, pretendo comprar um pé de jabuticaba. Podem informar-me onde o posso fazer?
Boa tarde,

Tens esta página no Facebook, tem uma grande variedade de plantas tropicais, tenta fazer contacto, é provável, que consigas encontrar.

Rua das Frutas Estranhas

 

Moranguito

Cirrus
Registo
24 Fev 2022
Mensagens
1
Local
Silves
No Algarve dá-se bem! Conheço um exemplar que carregava quase todos os anos perto do Patacão. A árvore tem uma tolerância ao frio parecida à do abacateiro ou seja não é das piores mas dificilmente se dá em muitas zonas do nosso interior.
A noz ( fruto) é muito boa! Vem dentro de um "berlinde" duro como uma pedra.
Experimente plantar num local voltado a sul de preferência protegido por estruturas ou outras árvores.
Boa tarde, sou do Algarve e gostava de provar esse fruto. Onde é que fica essa árvore. Pode ser que essa pessoa venda alguns.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,165
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde, sou do Algarve e gostava de provar esse fruto. Onde é que fica essa árvore. Pode ser que essa pessoa venda alguns.

À venda no Auchan:

no Celeiro:

e na Rota das Índias, por exemplo.

Também já comprei no Continente, da marca Continente, mas não estou a encontrar online.

É muito bom, de facto, levemente adocicado. Tenho aqui alguns em casa que me deram ainda com a casca, mas aquilo é tão duro que só mesmo à martelada! :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic