Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



Sascha

Cirrus
Registo
25 Abr 2020
Mensagens
5
Local
Norte
Na zona de Norte que conhecimento têm de frutíferas sub tropicais e tropicais a produzir, nomeadamente manga, papaia, anona etc..?
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Na zona de Norte que conhecimento têm de frutíferas sub tropicais e tropicais a produzir, nomeadamente manga, papaia, anona etc..?

Bem vindo ao fórum, aqui pelo ribatejo sei de uma anoneira, que produz bem, mais precisamente na zona de Torres Novas., no norte não sei qual a zona em específico, mas por norma é bem mais frio, do que por aqui, mas se for num lugar bem abrigado, não deve de haver problema.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
do que sei as anonas dão se bem e as mangas também acho que sim se viveres numa zona com pouca geada muita coisa aguenta, eu tenho ananases em vaso que aguentaram o inverno ficam maltratados e pequenos para dar teem de estar sempre em casa, já tive de um que estava na janela
 

Sascha

Cirrus
Registo
25 Abr 2020
Mensagens
5
Local
Norte
Bem vindo ao fórum, aqui pelo ribatejo sei de uma anoneira, que produz bem, mais precisamente na zona de Torres Novas., no norte não sei qual a zona em específico, mas por norma é bem mais frio, do que por aqui, mas se for num lugar bem abrigado, não deve de haver problema.

Obrigado!
Mais especificamente no distrito de Braga...
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Obrigado!
Mais especificamente no distrito de Braga...
se tiveres uma boas exposição solar tipo virado a sul e resguardado a sul podes ter muitas coisas, mas as geadas são fatais para as plantas tropicais, muitas vezes o problema não é o frio que as mata. em Portugal o que mata plantas tropicais são as geadas e o stress hidrico muitas não estão preparadas para falta de água
 
  • Gosto
Reactions: bandevelugo

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
se tiveres uma boas exposição solar tipo virado a sul e resguardado a sul podes ter muitas coisas, mas as geadas são fatais para as plantas tropicais, muitas vezes o problema não é o frio que as mata. em Portugal o que mata plantas tropicais são as geadas e o stress hidrico muitas não estão preparadas para falta de água

Um outro problema é a acumulação de calor. Tenho tamarindos na varanda, virada a SO (de semente retirada de frutos comprados no supermercado) e eles ressentem-se muito de primaveras frescas, mesmo as de Lisboa.

Neste momento estão sem folhas e sem qualquer sinal de quererem afolhar, há um par de anos o inverno foi mais frio (para o padrão de Lisboa) e o maio e junho foram frescos e eles só deitaram folhas... em julho ou agosto, puxados por dias de 40º ou quase!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Sascha

Cirrus
Registo
25 Abr 2020
Mensagens
5
Local
Norte
Boas,
Queria fazer enxerto de um abacateiro...
Que tipo de enxertia sugerem?
Depois de arranjar os enxertos quanto tempo aguentam até fazer a enxertia?

Obrigado
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas,
Queria fazer enxerto de um abacateiro...
Que tipo de enxertia sugerem?
Depois de arranjar os enxertos quanto tempo aguentam até fazer a enxertia?

Obrigado

O enxerto de borbulha, é relativamente, fácil, em relação ao de garfo, mas também não há nada como praticar, em alguns ramos primeiro.
Os garfos que irá arranjar, dentro de uma balde com água aguentam bem uma semana, ou até 10 dias, no máximo, mas claro quanto mais depressa realizar a enxertia melhor é a chance de ele vingar.
 
  • Gosto
Reactions: Sascha

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
na minha experiência enxertia é uma noção basica tentar alinhar os tecidos e pronto, na pratica não é assim tão fácil tento há bastante tempo e so agora começo a ter resultados, se nunca fez e não querendo negar a sua capacidade não vai conseguir que eles vinguem. Depois enxertar por si não traz nada, geralmente o cavalo (que tem a raiz) é de variedade que geralmente é resistente a doenças e que enraíza bem geralmente dá frutos de fraca qualidade, e o enxerto é de planta que já da fruto. quanto ao tempo faça a enxertia logo a pôs o corte se não poder coloque em água se secar um bocado acabou o enxerto não pega. o tipo depende se for planta jovem a borbulhia e a de cavalo são as melhores, se já for adulto tente todas e varios para aumentar a probabilidade de pegar
 

lcrespo

Cirrus
Registo
11 Mai 2020
Mensagens
1
Local
Cantanhede
Boa Tarde,
Já algum tempo que sigo este tópico actualmente tenho comprado algumas árvores mais raras vamos ver como corre este ano plantei uma jabuticaba e achachairu vamos ver como corre. Tenho já algumas árvores exóticas mais comuns a produzir cá anonas, morus nigra, morus alba, maracuja roxo, também tenho araças uma goiaba e feijoa mas são plantas novas ainda não vi fruta.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Boa Tarde,
Já algum tempo que sigo este tópico actualmente tenho comprado algumas árvores mais raras vamos ver como corre este ano plantei uma jabuticaba e achachairu vamos ver como corre. Tenho já algumas árvores exóticas mais comuns a produzir cá anonas, morus nigra, morus alba, maracuja roxo, também tenho araças uma goiaba e feijoa mas são plantas novas ainda não vi fruta.
boa a maioria dá-se bem por cá desde que o local onde estão não tenha geada
 

Joaovferreira

Cirrus
Registo
29 Abr 2020
Mensagens
6
Local
faro
Bom dia , alguem me sabe dizer onde comprar árvores de frutos tropicais já em produção , açaí e outras ? Eu vi no blog que falaram sobre shampoo ginger , alguem me sabe dizer onde comprar?