Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Maracujás na zona de Bragança?
Há uns anos tive um maracujeiro muito grande que dava frutos 2 vezes por ano, mas depois teve que ser cortado, porque crescia demais e até já subia os postes da electricidade que estavam junto ao muro. lol
É uma planta que requer algum controle no crescimento, senão...
Tenho aqui agora também um sapoti que está bastante viçoso, a ver vamos no que dá.

Não é na zona de Bragança a minha avó é Ribatejana vive perto de Santo Estevão Concelho de Benavente;)

Em Bragança penso que os maracujás não têm hipotese o Inverno é demasiado rigoroso;)
 

fitologo

Cirrus
Registo
13 Set 2012
Mensagens
3
Local
Lisboa
Bom dia a todos,
acabo de me registar e não sei se ainda vou a tempo de colaborar com este tópico. Tenho cerca de 5000 imagens de plantas subtropicais e tropicais cultivadas em território continental português. dedico-me no meu tempo livre a fotografar todas as plantas tropicais que encontro cultivadas no extremo dos limites ecológicos para cada espécie. Quer isto dizer que, se encontrar um cafezeiro cultivado a céu aberto em Lisboa, é considerado uma raridade e tento acompanhá-lo fotografando-o todos os anos. E de, facto existia um enorme pé de cafezeiro cultivado no Bairro do Arco do Cego, em plena Lisboa que tinha mais de 2 m de altura. A dona acabou por cortá-lo por nem sequer ter percebido o valor e importância que ali tinha.
Quem quiser poderá visitar as fotos de algumas plantas tropicais que fotografo em Portugal no meu blogue. Não estão as 5000 publicadas, naturalmente, porque apenas iniciei este ano a publicação do referido blogue. Mas é um princípio que poderá ajudar a compreender como podemos cultivar papaias ou café entre dezenas de espécies que pensamos serem plantas de interior, mas todas e sempre no exterior, lado a lado com os tradicionais geranios...
Espero que gostem.
http://plantasexoticascultivadasemportugal.blogspot.pt/
Abraços
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ontem em conversa com o meu tio ele mostrou-me uma anona que tirou ha dias da arvore ( nem sabia que ele tinha uma anoneira).
@belem tu que és entendido na materia, qual é esta especie?

Fotos tiradas hoje

UGPyt6A.jpg


hFCncdu.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e belem

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,258
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Aqui estão algumas fotos de um exemplar de physalis (creio que Physalis pruinosa) e outro de maracujá roxo (Passiflora edulis Sims) que tenho em Glória do Ribatejo. Apesar dos muitos dias de geadas intensas do inverno passado resistiram bem, mesmo sendo espécies de folha perene. As fotos não têm boa qualidade, pois foram tiradas com telemóvel.

Physalis
a planta de porte arbustivo:
D70ebtG.jpg


em floração:
XuL2lJb.jpg


o fruto (frutifica de Abril a Outubro):
3MKj7uK.jpg

tQSkg8t.jpg



Maracujá roxo
a planta (3)
3k96wTs.jpg

OfFpEE6.jpg


em floração:
btD2dkS.jpg


o fruto (frutifica de Junho a Outubro). O ano passo deu bastantes quilos. Deu até para fazer 2 litros de licor de maracujá:w00t:.
A trepar pelo limoeiro.
qpUZQro.jpg



 
Última edição:

Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Nos Açores chamamos capuchinhos, ou tomates de capuz às physalis. Lá no quintal da minha avó e no dos meus pais é praga, encostado aos muros, farta-se de dar fruto e faz-se uma compota deliciosa. Quando vim viver para Lisboa e vi à venda caixinhas com meia dúzia por balúrdios nem queria acreditar. E o maracujá roxo também, quando vi o preço fiquei O.o

Queria perguntar se alguém tem feijoa. Adoro o sabor e também é muito cara no supermercado, mas já ouvi dizer que uma única árvore dá centenas de frutos. Gostava de colocar a crescer em vaso um rebento ou outro para meter na terra mais tarde. Em troca tenho a rebentar maracujareiro de inverno. Também dá muitos frutos logo no segundo ou terceiro ano, um maracujá vermelho e doce a que nos Açores chamamos maracujá de inverno, maracujá do Brasil, tomate de inverno.. E cá já vi à venda como "tamarilho".

Por último, como se dá o araçá e a goiaba cá por terras do continente? Nos Açores dá-se muito bem e já pensei em trazer uns pés, mas não sei se terá futuro com pouca humidade e chuva. Alguém tem?
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nos Açores chamamos capuchinhos, ou tomates de capuz às physalis. Lá no quintal da minha avó e no dos meus pais é praga, encostado aos muros, farta-se de dar fruto e faz-se uma compota deliciosa. Quando vim viver para Lisboa e vi à venda caixinhas com meia dúzia por balúrdios nem queria acreditar. E o maracujá roxo também, quando vi o preço fiquei O.o

Queria perguntar se alguém tem feijoa. Adoro o sabor e também é muito cara no supermercado, mas já ouvi dizer que uma única árvore dá centenas de frutos. Gostava de colocar a crescer em vaso um rebento ou outro para meter na terra mais tarde. Em troca tenho a rebentar maracujareiro de inverno. Também dá muitos frutos logo no segundo ou terceiro ano, um maracujá vermelho e doce a que nos Açores chamamos maracujá de inverno, maracujá do Brasil, tomate de inverno.. E cá já vi à venda como "tamarilho".
Por último, como se dá o araçá e a goiaba cá por terras do continente? Nos Açores dá-se muito bem e já pensei em trazer uns pés, mas não sei se terá futuro com pouca humidade e chuva. Alguém tem?

Não conheço quem tenha feijoa.

A goiabeira não sei, mas creio que já vi à venda (num viveiro de Sintra). Se quiseres indico-te qual, mas já foi há alguns anos, por isso não te posso garantir nada.

Mudando um pouco de assunto, aqui estão umas papaeiras da margem Sul (zona de Setúbal e arredores?):


33oh4df.jpg



etwakx.jpg



2e4b03p.jpg


Parece-me que estão ainda em crescimento.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Tinha colocado um post no tópico sobre agricultura porque nao tinha visto este tópico, queria perguntar se alguém já plantou figueiras da índia e se tem tido sucesso, no seu crescimento de cladódios ou já mesmo do figo da índia. Eu plantei as minhas em março deste ano e tem crescido bem os cladódios. E sobre um "parente" próximo que é a pitaya já alguém plantou, eu tenho acompanhado um grupo que existe sobre o assunto no facebook.
Semeei á cerca de um mês e meio dois caroços de abacates e já tem mais de um palmo de altura, já vou transplantá-los para um vaso maior esta semana, ms disseram-me que de caroço demora cerca de 10 anos a produzir abacates, ao contrários dos enxertados que demora menos anos a produzir. Como uma árvore que nao é originária do nosso país, pergunto como será que o abacateiro reage aos extremos de calor e de geadas fortes durante o inverno.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tinha colocado um post no tópico sobre agricultura porque nao tinha visto este tópico, queria perguntar se alguém já plantou figueiras da índia e se tem tido sucesso, no seu crescimento de cladódios ou já mesmo do figo da índia. Eu plantei as minhas em março deste ano e tem crescido bem os cladódios. E sobre um "parente" próximo que é a pitaya já alguém plantou, eu tenho acompanhado um grupo que existe sobre o assunto no facebook.
Semeei á cerca de um mês e meio dois caroços de abacates e já tem mais de um palmo de altura, já vou transplantá-los para um vaso maior esta semana, ms disseram-me que de caroço demora cerca de 10 anos a produzir abacates, ao contrários dos enxertados que demora menos anos a produzir. Como uma árvore que nao é originária do nosso país, pergunto como será que o abacateiro reage aos extremos de calor e de geadas fortes durante o inverno.

No Algarve litoral há abacateiros, o meu pai tem vários e dão-se normalmente bem, houve apenas um ano ou outro com geada em Janeiro em que a fruta que deram não prestou, nesses anos sucedeu o mesmo à nêspera e às mangas.

Antigamente as figueiras-da-índia faziam as sebes no Algarve e frutificavam muito bem, entretanto há décadas que o consumo desapareceu da alimentação local e com o avanço da construção e o abandono da agricultura estas sebes foram destruídas, ainda conheci algumas que já desapareceram. Eu já plantei figueiras por estaca mas têm demorado a crescer.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Tinha colocado um post no tópico sobre agricultura porque nao tinha visto este tópico, queria perguntar se alguém já plantou figueiras da índia e se tem tido sucesso, no seu crescimento de cladódios ou já mesmo do figo da índia. Eu plantei as minhas em março deste ano e tem crescido bem os cladódios. E sobre um "parente" próximo que é a pitaya já alguém plantou, eu tenho acompanhado um grupo que existe sobre o assunto no facebook.
Semeei á cerca de um mês e meio dois caroços de abacates e já tem mais de um palmo de altura, já vou transplantá-los para um vaso maior esta semana, ms disseram-me que de caroço demora cerca de 10 anos a produzir abacates, ao contrários dos enxertados que demora menos anos a produzir. Como uma árvore que nao é originária do nosso país, pergunto como será que o abacateiro reage aos extremos de calor e de geadas fortes durante o inverno.

A minha experiência com abacateiros não é a melhor, resistem muito mal à geada. Eu tenho um que todos os anos rebenta da raiz porque a parte aérea morre sempre no Inverno.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993