Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ela já comeu fruta madura? Isto é mesmo muito interessante, só conheço árvores destas nas ilhas e no Algarve! Nunca tão a norte!

Pelo que sei a árvore já é adulta, ela costuma viajar um pouco por todo o lada, incluindo os Açores de onde trouxe a árvore, e ela recebe também na sua cada pessoas amigas de outros países, e tem o hábito de fazerem troca de semente e plantas.
Pois eu para mim é uma novidade pois já tinha ouvido falar neste fruto, mas não sabia que isto já se dava pelo Ribatejo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pelo que sei a árvore já é adulta, ela costuma viajar um pouco por todo o lada, incluindo os Açores de onde trouxe a árvore, e ela recebe também na sua cada pessoas amigas de outros países, e tem o hábito de fazerem troca de semente e plantas.
Pois eu para mim é uma novidade pois já tinha ouvido falar neste fruto, mas não sabia que isto já se dava pelo Ribatejo.
É extraordinário porque ela não aguenta muito frio. Diz-lhe que tem uma verdadeira raridade, tem de a estimar bem!.. adorava provar esta fruta, já agora podias perguntar se a tua amiga me vende algumas? Obrigado! :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É extraordinário porque ela não aguenta muito frio. Diz-lhe que tem uma verdadeira raridade, tem de a estimar bem!.. adorava provar esta fruta, já agora podias perguntar se a tua amiga me vende algumas? Obrigado! :D

Vou-lhe dizer mesmo, ela tem um pequeno quintal, mas sei que tem também algumas variedade diferentes de ameixas, uma nogueira...
Mas as árvores já são todas adultas.
Quando souber mais acerca do assunto, logo publico aqui.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sabem se a norte se vende está árvore?

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
Sim em qualquer mercado os vendedores de árvores vendem. Pode ser que tenhas de encomendar... mas se a temperatura desce muito de -1C ou -2C não vale a pena. Ela é sensível ao frio. Outra que se vende também é o sapote branco ou casimiroa edulis. Essa vale mesmo a pena ter e é muito mais rústica.

White+sapote,+cut+-C.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Vou dizer aos meus pais. Em Mirandela está fora de questão pois os invernos são muito frios... Talvez no porto se dê... O abacateiro está a dar...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
No Porto há micro climas onde não cai geada. Se for esse o caso... O sapote branco dá de certeza no Porto, em Mirandela talvez...
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Na aldeia do meu a temperatura por norma é 3 graus acima ou abaixo à temperatura de Mirandela, e geada há muita. Mas no porto já é outra história...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É extraordinário porque ela não aguenta muito frio. Diz-lhe que tem uma verdadeira raridade, tem de a estimar bem!.. adorava provar esta fruta, já agora podias perguntar se a tua amiga me vende algumas? Obrigado! :D

Falei hoje mesmo com a minha colega, ao qual lhe disse e nome do fruto, ela confirmou-me que sempre trouxe já a árvore envasada dos Açores, e disse-me que a árvore é de folha caduca, e ao que parece não fica afectada com o frio do Ribatejo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Falei hoje mesmo com a minha colega, ao qual lhe disse e nome do fruto, ela confirmou-me que sempre trouxe já a árvore envasada dos Açores, e disse-me que a árvore é de folha caduca, e ao que parece não fica afectada com o frio do Ribatejo.
Olá de novo! Não ele não é da folha caduca, mas como cá faz muito frio as folhas caem. Sorte a dela que a árvore acaba por rebentar e nunca morre... e ela come os frutos? :thumbsup:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim ela come os frutos, pois eu também achei um pouco estranho, ser uma árvore tropical de folha caduca, é basicamente igual ao que acontece com os abacateiros, em que a geada lhe queima as folhas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois é. Se esta resiste lá ela podia apostar noutras frutas interessantes como lichia, longan, carambola, manga etc.

Pois o problema é que não até que ponto, é que o seu pequeno quintal consegue suportar mais árvores, porque já lá tem plantadas algumas árvores de grande dimensão como as nogueiras, entre outras.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3