Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Comprei a minha macadamia há poucos dias, tem cerca de 60 cm.
Estive agora mesmo ao pé dela, mas estou desolado. Estes dias com frio noturno queimou-lhe algumas folhas mais tenras.
@luismeteo3 a sua já deu prova? Quantos anos para começarem a produzir alguma coisita?

No Algarve dá-se bem! Conheço um exemplar que carregava quase todos os anos perto do Patacão. A árvore tem uma tolerância ao frio parecida à do abacateiro ou seja não é das piores mas dificilmente se dá em muitas zonas do nosso interior.
A noz ( fruto) é muito boa! Vem dentro de um "berlinde" duro como uma pedra.
Experimente plantar num local voltado a sul de preferência protegido por estruturas ou outras árvores.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ontem andei a plantar mais umas frutíferas raras. Esta chuva veio mesmo a calhar!
Plantei 5 variedades seleccionadas de Pawpaw, 1 aveleira, 1 nectarina, 1 macieira apistar, 1 amendoeira. Vários citrinos: 1 tangelo minneola, 1 laranjeira cara cara, 1 laranjeira tarocco meli, 1 bergamota fantastico, 1 limoeiro mão de buda e 1 lima kaffir. :viva:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não é tropical mas bem que podia ser. O nosso país precisa de descobrir o Paw Paw (Asimina Triloba)... não é a Papaia!
Esta árvore é da família das anonas só que precisa de frio, quanto mais melhor. Por isso todo o norte e centro tem grandes possibilidades para esta cultura. Outra característica é que gosta de bastante água. No seu habitat natural nos Estados Unidos gosta de crescer à beira dos rios. É nutricionalmente riquíssima e considerada a fruta mais anti-cancerígena que existe, mais que a graviola! Um se não é que é bastante perecível, mas a sua polpa pode ser vendida congelada ou ser processada em doces, biscoitos, bolos, gelados, ou bebidas alcoólicas. Até já fazem cerveja de paw paw! As folhas e casca da planta podem ser usadas para fazer pesticidas naturais... enfim é puxar pela imaginação! :w00t:

paw-paw-main.jpg


pawpaw-fruit-photo-courtesy-Englands-Orchard-Sand-Gap-KY.jpg
Finalmente o meu maior pawpaw parece que vai dar fruto pela primeira vez! Não me quero precipitar mas as flores polinizadas não estão a cair! Estou super feliz! Para assegurar a polinização espalhei os restos que sobram do sumo da centrifugadora debaixo da árvore para atrair as moscas da fruta, e algum açúcar sobre os ramos e flores e no solo para atrair as formigas. Os polinizadores do pawpaw não são as abelhas. São as moscas, as moscas da fruta e as formigas. São a fruta do meu Avatar... :viva::viva::viva:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Olá todos, gostaria de saber se alguem daqui ja ouviu falar da curcuma? Li agora este artigo e ate fiquei surpreendido com o numero de beneficios que esta especiaria tem :o

Por acaso tenho aqui também alguns tubérculos que me deram, de curcuma, para colocar na terra a germinar, é verdade é um tubérculo com muitos benefícios.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olá todos, gostaria de saber se alguem daqui ja ouviu falar da curcuma? Li agora este artigo e ate fiquei surpreendido com o numero de beneficios que esta especiaria tem :o
Olá! Sim eu tenho. É fácil ter curcuma e gengibre. Basta plantar uns tubérculos em terra leve, com calor e meia sombra se o verão tiver temperaturas demasiado altas. Até se podem plantar em vasos. Quanto à especiaria em si tem em pó em todos os super-mercados. O sabor em pó não é tão forte como a raiz crua. Boa sorte! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Serra do Açor

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Ontem andei a plantar mais umas frutíferas raras. Esta chuva veio mesmo a calhar!
Plantei 5 variedades seleccionadas de Pawpaw, 1 aveleira, 1 nectarina, 1 macieira apistar, 1 amendoeira. Vários citrinos: 1 tangelo minneola, 1 laranjeira cara cara, 1 laranjeira tarocco meli, 1 bergamota fantastico, 1 limoeiro mão de buda e 1 lima kaffir. :viva:
Boas luismeteo onde arranjas essas variedades raras de citrinos?
 
  • Gosto
Reactions: Nelinho

Haylin

Cirrus
Registo
10 Out 2018
Mensagens
1
Local
Lisboa
Olá a todos , alguém sabe onde posso arranjar mudas das seguintes variedades:

- Paw Paw (Asimina triloba)
- Achachairu (Garcinia achachairu)
- Laranja Sanguínea
- Limas calamansi (Citrofortunella microcarpa)
- Limão caviar (Microcitrus australasica)
- Sapota Branca (Casimiroa edulis)

Obrigada :)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olá a todos , alguém sabe onde posso arranjar mudas das seguintes variedades:

- Paw Paw (Asimina triloba)
- Achachairu (Garcinia achachairu)
- Laranja Sanguínea
- Limas calamansi (Citrofortunella microcarpa)
- Limão caviar (Microcitrus australasica)
- Sapota Branca (Casimiroa edulis)

Obrigada :)
Olá! A laranja sanguínea e o sapote branco encontras nas feiras nos vendedores de árvores de fruto. Achachairu, e calamansi é muito complicado encontrar e lima caviar e pawpaws já vais encontrando em alguns hortos... online tens aqui: https://www.planfor.pt/jardim-plantas,comprar-arvores-de-fruto.html
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olá a todos , alguém sabe onde posso arranjar mudas das seguintes variedades:

- Paw Paw (Asimina triloba)
- Achachairu (Garcinia achachairu)
- Laranja Sanguínea
- Limas calamansi (Citrofortunella microcarpa)
- Limão caviar (Microcitrus australasica)
- Sapota Branca (Casimiroa edulis)

Obrigada :)
Em relação ao achachairu e calamansi podes perguntar aqui neste forum de frutas tropicais se alguém te vende sementes ou plantas: http://tropicalfruitforum.com/index.php?board=2.0
P.S.: Em relação a alguns países é quase impossível receber, como por exemplo do Brasil. O melhor são países europeus ou dos Estados Unidos.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pessoal deixo aqui uma dica... quando tiverem a sorte de ver jaboticabeiras à venda não hesitem! Vai ser um investimento a médio ou longo prazo mas vai valer a pena... pelo menos é uma jóia que fica para os vossos filhos e netos! Sabor maravilhoso, look incrivelmente exótico e nutricionalmente excelente! Vai durar por muitas gerações... :D

pe-de-jabuticaba-produzindo-80-anos-D_NQ_NP_665501-MLB20362240330_072015-F.jpg


jabuticaba_hibrida_2_g.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pessoal deixo aqui uma dica... quando tiverem a sorte de ver jaboticabeiras à venda não hesitem! Vai ser um investimento a médio ou longo prazo mas vai valer a pena... pelo menos é uma jóia que fica para os vossos filhos e netos! Sabor maravilhoso, look incrivelmente exótico e nutricionalmente excelente! Vai durar por muitas gerações... :D

pe-de-jabuticaba-produzindo-80-anos-D_NQ_NP_665501-MLB20362240330_072015-F.jpg


jabuticaba_hibrida_2_g.jpg

É verdade @luismeteo3, nunca vi essa árvore ao vivo, mas pelo que conheço dela a partir da net, não deixa de ser uma árvore diferente em relação ás outras, pois dá os frutos ao longos dos troncos.
E quem olha para a 1ª foto, pela 1ª vez, mais parece que a árvore está a ser atacada por uma praga.
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Só mais uma achega, a jaboticaba é doce como o mel, com um sabor exótico como são este tipo de frutos...

huertasurbanas-com-20181027-085223-Jaboticaba-campo-ramon-1.jpg


huertasurbanas-com-20181027-085223-Jaboticaba-campo-ramon-14.jpg
´

Parabéns @luismeteo3, pelo teu acompanhamento sobre plantas tropicais, e por estares sempre a actualizar este excelente tópico.