Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim. Na taça estão dois tipos. Um deles está em vias de extinção no Brasil. É o psidium longipetiolatum.

Pois se a planta está em extinção no seu país de origem, não é bom sinal de facto, então tens de guardar a tua a "sete chaves", como se costuma dizer.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Olá! É natural os araçás terem uma segunda floração aquando da maturação dos primeiros frutos. Os seus são vermelhos?
Sim. São vermelhos. Ainda é uma planta jovem. O ano passado ainda colhi a prova. Este ano pequenina, mas carregadinha, mas acho que já não amadurecem, se começa a invernar .....
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,712
Local
AGH,terceira,açores
Sim. Na taça estão dois tipos. Um deles está em vias de extinção no Brasil. É o psidium longipetiolatum.
Boa noite,
Quais as características que diferenciam o psidium longipetiolatum dos restantes araçás vermelhos. É que tenho uns "Roxos - avermelhados" mas quando como não me sabem a morango limão.
Araças amarelos esses são em abundância, até dá para fazer compota e resistiram ao Lorenzo
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Boa noite,
Quais as características que diferenciam o psidium longipetiolatum dos restantes araçás vermelhos. É que tenho uns "Roxos - avermelhados" mas quando como não me sabem a morango limão.
Araças amarelos esses são em abundância, até dá para fazer compota e resistiram ao Lorenzo
Os araçás deviam ser mais valorizados e cultivados. Dão-se perfeitamente por cá e nutricionalmente muito ricos.
O psidium longipetiolatum faz uma árvore arredondada, com folhas coreáceas e frequentemente em forma de coração.
O psidium guineense que é a forma mais comum, faz uma árvore mais longiforme e folhas mais finas e compridas. Os frutos não são tão grandes.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A folha em forma de coração do psidium longipetiolatum
599fa76a6c9c105af2657cdf95ff8768.jpg
5755cbe104b0163ae23226ed842ba692.jpg
0d8c0fb80b80d194d3814df985d2818a.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Hazores e Pedro1993

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Tenho de ver se planto algum por cá, para observar até o comportamento do araçá, faz uma bonita flor.
Sim, a floração é sempre abundante com muitos frutos e o perfume das flores é muito agradável. Normalmente uma árvore adulta dá tantos frutos que uma família não os come. É excelente alimento para as aves e pequenos roedores.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim, a floração é sempre abundante com muitos frutos e o perfume das flores é muito agradável. Normalmente uma árvore adulta dá tantos frutos que uma família não os come. É excelente alimento para as aves e pequenos roedores.

Tenho de ler, para saber quais são os extremos, a nivel de temperaturas, pela aspecto das folhas que mostraste nas fotos, parce-me que não seja uma folha muito sensível ao frio ou ás geadas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3