Faleceu Anthímio de Azevedo



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Foi este GRANDE SENHOR que me fazia colar à televisão para ver as suas previsões meteorológicas, era eu miúdo.
Demonstrou sempre a virtude de ter o cuidado em ser acessível na sua linguagem, e com conhecimentos sólidos sobre a matéria em questão.

PAZ À SUA ALMA
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Descanse em Paz Anthímio de Azevedo, um ícone da Meteorologia que nos dias de hoje já não se encontra, homem de grande valor que deixará um enorme vazio em todos nós amantes desta Ciência. Muito obrigado por tudo!.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Tive a honra de o conhecer pessoalmente em 2009 e trocar algumas palavras com ele, já tinha ele 83 anos, numa palestra que proferiu na Escola Secundária da Portela. Nessa altura já eu tinha uma paixão imensa por este tema, 2 anos e meio de fórum e muitos anos ainda para trás de pesquisas e curiosidades... Foi já há mais de 5 anos mas recordo-me bem do dia em que conheci pessoalmente este ícone da Meteorologia e de ter saído de sorriso rasgado. Não sou de demagogias, porque é usual haver discursos de lamentação sempre que alguém morre, mas neste caso diz-nos muito a todos (espero). E apesar de eu ser bastante recente e já não o ter apanhado na era das transmissões televisivas e previsões, vi dele bastantes entrevistas e sempre conheci a sua existência. Um ícone que revelava toda a sua paixão por esta ciência ! Hoje tenho a felicidade de trabalhar nesta área, a minha de eleição, um sonho concretizado e ao serviço da Nação que, espero, honre a sua memória e esta ciência que tanto amamos. Bem-haja !
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Foi um dia triste sim senhor! E uma grande perda para a meteorologia! :sad::sad::sad:

Faz parte do imaginário de muitos de nós! Eu, como tantos de vós, sou hoje um apaixonado pela meteorologia em grande parte graças a este Senhor. Eram realmente aulas as que nos dava, mais que boletins metrológicos. Grande comunicador que sabia explicar-se como poucos.
Nada ou muito pouco sei da sua vida pessoal, mas certamente que partiu com um sabor do dever cumprido!
Não duvido que comunidades como a nossa têm muito a dever-lhe pois pessoas como ele, são um elo de ligação entre a ciência e as comunidades amadoras que surgem em volta dela. E tudo aquilo que é feito com Amor e dedicação, tenha-mos ou não formação na área, é claramente uma mais valia. Tudo desde que feito com responsabilidade e rigor. Ele levantou-nos o véu dos mistérios do tempo e assim muitos olhava-mos para a meteorologia com interesse.

Infelizmente regrediu-se muito nestes 15 a 20 anos e continua o português comum a não ligar nenhuma à meteorologia, a não ser quando a desgraça nos bate à nossa porta ou de outros e os meio de informação têm assunto para abrir noticiários ou fazer titulares de jornais. Basta ver que está relegada para a página final na imprensa escrita de uma forma geral e nas TV's é o que se vê. A mim pessoalmente dá-me uma tristeza imensa e até revolta ao que se chegou, mapas a correr sem rigor de coisa nenhuma...

Enfim, Paz à sua Alma e que a memória colectiva não o esqueça este Sr. Professor que tantas noites nas nossas casas entrou, sempre bem-vindo e esperado, pelo menos na minha assim era!
As minhas sentidas condolências à família.

Um link com algum interesse sobre o seu percurso de vida: http://historico.ensino.eu/2010/set2010/entrevista1.html
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Daniel Vilão

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Era um excelente comunicador apesar de não me recordar de ter visto nada dele em directo apesar de ter nascido no último ano da década de 80, o que conheço foi por via do youtube e as últimas aparições que foi dando nestes anos recentes. Eu só comecei a ser apaixonado da meteorologia quando tentei entender a origem da seca de 2004-2005/aquecimento global daí pra trás tenho vagas memorias das coisas no campo meteorológico. Sei que ele inspirou gerações e gerações de pessoas, acarinhou e fazia companhia no horário nobre, tornou a meteorologia numa ciência simples para o público comum, alguém assim não volta mais por variadas razões. Descanse em paz :).