Faz sentido pensar em transvases em Portugal?

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Atendendo as situações recorrentes de seca no sul do país, faz sentido pensar em transvases em Portugal.

Podemos olhar para o exemplo espanhol e fazer melhor.

Discussão meramente académica
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Atendendo as situações recorrentes de seca no sul do país, faz sentido pensar em transvases em Portugal.

Podemos olhar para o exemplo espanhol e fazer melhor.

Discussão meramente académica

Sendo que os maiores armazenamentos São no sul ou Centro não fará muito sentido tranvases...

O único que vejo talvez do alqueva para o Algarve mas...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não nos podemos esquecer do contexto em que surgiram os transvases em Espanha: o turismo estava em crescimento no Levante e levar água para as zonas entre Almería e Valência era uma necessidade.
Basta vermos que há 50 anos atrás, muitos filmes de Hollywood eram filmados no Levante e hoje em dia muitos desses lugares onde eram feitas as filmagens são estufas, campos agrícolas ou empreendimentos turísticos. Os únicos sítios em que se preservaram os desertos foram: em Tabernas e no Cabo de Gata (ambas são áreas protegidas). :eek:

Contudo, ao contrário do que se pensa, nem toda a Espanha está coberta pelos canais. Por exemplo: se a Barragem do Chança secasse totalmente, a economia onubense ficaria arruinada. Se as barragens do Guadalquivir Médio secassem, provavelmente teríamos uma enorme subida nos preços do azeite, já que grande parte da produção de azeite na Europa provém da Bacia do Guadalquivir.

Num projeto de transvases e ligações para o transporte de água, isto era o que deveria ser feito:
  1. Construir a Barragem do Pisão, no Crato;
  2. Ligar todas as barragens do Alentejo e do Ribatejo entre si;
  3. Construir um canal entre Beja e o Algarve;
  4. Ligar as várias barragens do Algarve entre si (Odeleite, Beliche, Odelouca, Funcho, Arade e Odiáxere)
  5. Construir um canal entre a Barragem da Aguieira, do Alva e a do Castelo do Bode, até Montargil.
Transvases a partir do Norte não sei se valeria a pena, já que a disponibilidade hídrica no Norte é muito mais baixa do que a do Centro e Sul. :)
Infelizmente, o facto de aquele cantinho no Noroeste da Península pertencer a Espanha é um problema, porque assim perdemos uma das bacias hidrográficas com maior disponibilidade hídrica: a do Minho-Sil. :(
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e efcm

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Sendo que os maiores armazenamentos São no sul ou Centro não fará muito sentido tranvases...

O único que vejo talvez do alqueva para o Algarve mas...
Os maiores armazenamentos são no sul e no centro, mas onde chove mais é no norte.

Ou seja as barragens do norte tem de libertar bastante água, (normalmente aproveitada para produção eléctrica)
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
curioso ainda no outro dia falei no forum deste tema, que Espanha ja o faz e que mais dia menos dia vem a baila. mesmo sendo pequeno o nosso país esta claramente dividido em dois o norte muito chuvoso em particular o Minho e a minha zona entre Douro e Vouga que pela orografia recebe muita chuva, e o sul que tanto sofre com as secas. É controverso mas efectivamente iria ajudar a agricultura a sul
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não nos podemos esqucer do mais importante, ou seja o dinheiro, isto seriam precisos milhões de euros que tinham de ser financiados pela União Europeia, é verdade que já se fez muitos quillómetros de canais de rega, derivados do Alqueva, e que em muito tem contribuído para o desenvolvimento agrícola e económica de toda a região envolvida.
Mas no meu ver, tudo isso vai ser um cenário que não vai vir á baila tão depressa, ou então irá fiicar na gaveta assim como as centrais de dessalinização.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Não nos podemos esquecer do contexto em que surgiram os transvases em Espanha: o turismo estava em crescimento no Levante e levar água para as zonas entre Almería e Valência era uma necessidade.
Basta vermos que há 50 anos atrás, muitos filmes de Hollywood eram filmados no Levante e hoje em dia muitos desses lugares onde eram feitas as filmagens são estufas, campos agrícolas ou empreendimentos turísticos. Os únicos sítios em que se preservaram os desertos foram: em Tabernas e no Cabo de Gata (ambas são áreas protegidas). :eek:

Contudo, ao contrário do que se pensa, nem toda a Espanha está coberta pelos canais. Por exemplo: se a Barragem do Chança secasse totalmente, a economia onubense ficaria arruinada. Se as barragens do Guadalquivir Médio secassem, provavelmente teríamos uma enorme subida nos preços do azeite, já que grande parte da produção de azeite na Europa provém da Bacia do Guadalquivir.

Num projeto de transvases e ligações para o transporte de água, isto era o que deveria ser feito:
  1. Construir a Barragem do Pisão, no Crato;
  2. Ligar todas as barragens do Alentejo e do Ribatejo entre si;
  3. Construir um canal entre Beja e o Algarve;
  4. Ligar as várias barragens do Algarve entre si (Odeleite, Beliche, Odelouca, Funcho, Arade e Odiáxere)
  5. Construir um canal entre a Barragem da Aguieira, do Alva e a do Castelo do Bode, até Montargil.
Transvases a partir do Norte não sei se valeria a pena, já que a disponibilidade hídrica no Norte é muito mais baixa do que a do Centro e Sul. :)
Infelizmente, o facto de aquele cantinho no Noroeste da Península pertencer a Espanha é um problema, porque assim perdemos uma das bacias hidrográficas com maior disponibilidade hídrica: a do Minho-Sil. :(


Entre Odelouca e Funcho existe um túnel, entre Odeleite e Beliche estão ligadas também por túnel. A disponibilidade de cada barragem é que manda no abastecimento, o Barlavento pode ser abastecido por Odeleite e Beliche e o Sotavento pode ser abastecido por Odelouca.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Alguns dados.

O Levante espanhol tem regiões com precipitação média anual abaixo de 200 mm, caso da região de Almeria, o que pressupõe a existência de um clima desértico. A maior parte das povoações tem entre 200 a 400 mm de média anual. Há muita irregularidade, numa gota fria podem cair 200 mm, e depois durante dois ou três anos pode praticamente não chover.

No Sul de Portugal as zonas mais secas ficam no vale do Guadiana e as precipitações médias anuais andam em torno dos 400 a 500 mm.

Antes de falarmos em transvases penso que se poderiam fazer mais barragens de pequena dimensão. No sotavento algarvio a mair parte destas barragens privadas foram feitas décadas atrás, são muito antigas. Não estou a falar em barragens em ribeiras ou rios, mas sim pequenas barragens para uso privado ou local. No Alentejo e Algarve poderiam ser feitas dezenas destas barragens.

Nota: o rio Chança é um rio potente tendo em conta que atravessa zonas muito secas... a serra de Aracena, onde nasce, em anos mais chuvosos não difere muito da serra de Monchique.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Alguns dados.

O Levante espanhol tem regiões com precipitação média anual abaixo de 200 mm, caso da região de Almeria, o que pressupõe a existência de um clima desértico. A maior parte das povoações tem entre 200 a 400 mm de média anual. Há muita irregularidade, numa gota fria podem cair 200 mm, e depois durante dois ou três anos pode praticamente não chover.

No Sul de Portugal as zonas mais secas ficam no vale do Guadiana e as precipitações médias anuais andam em torno dos 400 a 500 mm.

Antes de falarmos em transvases penso que se poderiam fazer mais barragens de pequena dimensão. No sotavento algarvio a mair parte destas barragens privadas foram feitas décadas atrás, são muito antigas. Não estou a falar em barragens em ribeiras ou rios, mas sim pequenas barragens para uso privado ou local. No Alentejo e Algarve poderiam ser feitas dezenas destas barragens.

Nota: o rio Chança é um rio potente tendo em conta que atravessa zonas muito secas... a serra de Aracena, onde nasce, em anos mais chuvosos não difere muito da serra de Monchique.

O que nós ainda temos em Portugal, é um deperdício de água, pelo menos a nével de propriedades médias e de grande dimensão, no que toca aproveitamento de água, e isso pela construção de swales, e barragens ou charcas, para hidratar o solo o mais possível quando chove, de modo a não perder essa água, em direcção ás ribeiras e rios. Felizmente já existe alguma mudança em torno desta área, nomeadamente na zona algarvia, porque é também uma zona que tem existido muito investimento na compra de terrenos por parte de cidadãos estrangeiros, que já trazem consigo todo este conhecimento, que para muitos de nós e ainda uma miragem.
O ideal será fazer com que água circule o mais possível dentro do terreno, e também conservar toda essa humidade depois o mais possível e isso depende de muita matéria organica, isto tendo em conta que grande parte dos nosso solos, são bem pobres. e de técnicas de mulching, que fazem uma grande diferença, e tudo isto torna as árvores também muito mais adaptáveis aos períodos de seca, claro que isto é tudo um trabalho contínuo, que se vai fazendo diariamente.
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
125
Local
Portugal
Fará sentido ? Não entendo nada disto

Em conclusão, esta AUTOESTRADA DA ÁGUA, que permite trazer a água do Douro/Côa para o Zêzere/Tejo e deste para o Caia/Guadiana e, finalmente, Algarve, terá um custo de 0,22 €/m3, o que compara com o custo da água dessalinizada no Algarve, que será superior a 0,60 €/m3.

Fj7o2Fq.jpeg



Artigo completo:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Fará sentido ? Não entendo nada disto



Fj7o2Fq.jpeg



Artigo completo:
Falar em levar água do Tejo para o Algarve parece-me fazer pouco sentido, tomara nós que o Tejo tivesse água suficiente para si próprio em anos normais... Quanto à ligação com o Douro, o túnel da Meimoa (que é uma ligação já existente entre as bacias do Douro e do Tejo ali na zona do Sabugal) vem duma barragem no rio Côa que está a mais de 750 m de altitude, sendo que o Douro está a pouco mais de 100 m de altitude na zona do mapa onde eles querem fazer a ligação. Este é para mim o grande problema: o texto refere de passagem algo como "ah, metem-se três estações de bombagem e está resolvido", mas estamos a falar de uma diferença de altitude bem grande e isso não me parece ficar barato
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Falar em levar água do Tejo para o Algarve parece-me fazer pouco sentido, tomara nós que o Tejo tivesse água suficiente para si próprio em anos normais... Quanto à ligação com o Douro, o túnel da Meimoa (que é uma ligação já existente entre as bacias do Douro e do Tejo ali na zona do Sabugal) vem duma barragem no rio Côa que está a mais de 750 m de altitude, sendo que o Douro está a pouco mais de 100 m de altitude na zona do mapa onde eles querem fazer a ligação. Este é para mim o grande problema: o texto refere de passagem algo como "ah, metem-se três estações de bombagem e está resolvido", mas estamos a falar de uma diferença de altitude bem grande e isso não me parece ficar barato
Não fica barato, mas tendo em conta as discrepâncias de precipitação que existem entre o norte e o sul, os transvases também podem ser uma opção futura e principalmente para o interior. As centrais de dessalinização não vão servir de nada para o interior e tem de existir uma solução para enfrentar as escassez de água nestas regiões também e deverá passar um pouco por isto.

Caso a construção da Barragem do Pisão, no concelho do Crato, fosse para a frente até era possível fazer uma ligação mais direta desde o Zêzere até ao Caia, em vez de ir ao Fratel. Supostamente, está prevista uma ligação entre essa futura Barragem do Pisão e a do Caia, mas para já não passa apenas de conversa.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Falar em levar água do Tejo para o Algarve parece-me fazer pouco sentido, tomara nós que o Tejo tivesse água suficiente para si próprio em anos normais... Quanto à ligação com o Douro, o túnel da Meimoa (que é uma ligação já existente entre as bacias do Douro e do Tejo ali na zona do Sabugal) vem duma barragem no rio Côa que está a mais de 750 m de altitude, sendo que o Douro está a pouco mais de 100 m de altitude na zona do mapa onde eles querem fazer a ligação. Este é para mim o grande problema: o texto refere de passagem algo como "ah, metem-se três estações de bombagem e está resolvido", mas estamos a falar de uma diferença de altitude bem grande e isso não me parece ficar barato
Elevar 1 m3 de água a 700m de altura tem um consumo energético de aproximadamente 2,4 kWh. Os processos de osmose inversa (o mais caro na dessalinização) mais modernos andam entre 1 e 2 kWh/m3. Não é uma grande diferença... E a verdade é que a água elevada do Douro poderá a jusante gerar energia, (já existem centrais hidroelétricas na ligação Sabugal - Meimoa, no Zêzere no Cabril e em Castelo de Bode, e no Alqueva).
Quase de certeza que a relação custo-benefício da operação de ambos os sistemas é favorável ao transvase.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Elevar 1 m3 de água a 700m de altura tem um consumo energético de aproximadamente 2,4 kWh. Os processos de osmose inversa (o mais caro na dessalinização) mais modernos andam entre 1 e 2 kWh/m3. Não é uma grande diferença... E a verdade é que a água elevada do Douro poderá a jusante gerar energia, (já existem centrais hidroelétricas na ligação Sabugal - Meimoa, no Zêzere no Cabril e em Castelo de Bode, e no Alqueva).
Quase de certeza que a relação custo-benefício da operação de ambos os sistemas é favorável ao transvase.
Não fica barato, mas tendo em conta as discrepâncias de precipitação que existem entre o norte e o sul, os transvases também podem ser uma opção futura e principalmente para o interior. As centrais de dessalinização não vão servir de nada para o interior e tem de existir uma solução para enfrentar as escassez de água nestas regiões também e deverá passar um pouco por isto.

Caso a construção da Barragem do Pisão, no concelho do Crato, fosse para a frente até era possível fazer uma ligação mais direta desde o Zêzere até ao Caia, em vez de ir ao Fratel. Supostamente, está prevista uma ligação entre essa futura Barragem do Pisão e a do Caia, mas para já não passa apenas de conversa.
Acho que dei a ideia que acho que as centrais de dessalinização seriam melhores, o que não é de todo o meu entendimento, aliás eu sei um pouco do assunto por via da minha área profissional e é um pesadelo em termos de gastos energéticos e de manutenção. Eu só tenho dúvidas que os transvases sejam viáveis mesmo que sejam claramente mais baratos que as centrais de dessalinização. E sinceramente, embora se fale nisto como água para as pessoas, na prática isto iria quase tudo para a agricultura intensiva, e eu tenho dúvidas se é boa ideia incentivar e subsidiar ainda mais culturas desadequadas a um clima cada vez seco no Sul
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Fará sentido ? Não entendo nada disto



Fj7o2Fq.jpeg



Artigo completo:
Fazer linhas em mapas também eu faço, se efetivamente fazem todo o sentido ou são viáveis é a questão. Para além de que, se tal projeto fosse feito, deveria ter em consideração, por exemplo, a Barragem do Pisão, que é das poucas barragens do Plano de Irrigação do Alentejo (do Estado Novo) que nunca foi construída, agora que o complexo de Alqueva está totalmente desenvolvido. :scared:

Um transvase entre a Meseta Central e a peneplanície a sul da Cordilheira Central é algo que não foi feito em Espanha em todo o complexo dos transvases e será algo bem caro devido aos desníveis, mas pelo que li aqui parece que já existe um túnel na zona do Sabugal, entre as barragens do Sabugal e da Meimoa. :eek: Eu pessoalmente não sabia que existia e, se existe, o custo de ligar as bacias do Douro e do Tejo é mais reduzido - ainda assim seria preciso elevar a água da altitude em Foz Coa (c. 350 m) à da barragem do Sabugal (c. 780 m). Também não sei se seria mais barato ligar a Ribeira da Meimoa ao Rio Ocresa ou ligar a Barragem de Castelo de Bode à Barragem do Fratel. Daria na mesma para ligar depois a Barragem de Pracana à Barragem de Fratel e seriam muitos menos quilómetros de túnel (20 km e 42 km, respetivamente). :unsure: