Faz sentido pensar em transvases em Portugal?

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,227
Local
loule-caldeirao
Os transvases Douro-Tejo ou Tejo-Alentejo vou acreditar que sejam exequíveis, com alguns milhões à mistura, mas demorarão muito a ser implementados .
Agora o trasvase Alqueva-Odeleite usando para tal o próprio rio Guadiana e o tal túnel do Pomarão é uma solução bem mais rápida, relativamente barata e inevitável.
O Alqueva não é eterno mas apenas 1% do seu volume faria toda a diferença para o Algarve.
O principal problema do Alqueva actualmente é a enorme pressão que começa a ter de todos os quadrantes e que o aproxima perigosamente dos 50% a cada Verão que passa ou por outras palavras começam haver cada vez mais anos com uma reposição inferior ao gasto.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,215
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Falar em levar água do Tejo para o Algarve parece-me fazer pouco sentido, tomara nós que o Tejo tivesse água suficiente para si próprio em anos normais... Quanto à ligação com o Douro, o túnel da Meimoa (que é uma ligação já existente entre as bacias do Douro e do Tejo ali na zona do Sabugal) vem duma barragem no rio Côa que está a mais de 750 m de altitude, sendo que o Douro está a pouco mais de 100 m de altitude na zona do mapa onde eles querem fazer a ligação. Este é para mim o grande problema: o texto refere de passagem algo como "ah, metem-se três estações de bombagem e está resolvido", mas estamos a falar de uma diferença de altitude bem grande e isso não me parece ficar barato
Num ano extremamente seco (2004/2005), passam no Fratel 2500 hm3. Num ano médio passam 9000hm3 (dava e sobrava para encher por completo dois Alquevas). A meu ver o problema do Tejo é que do Fratel ora saem 600-700m3/s ora não sai nada. Não há uma regularização.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,372
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E sinceramente, embora se fale nisto como água para as pessoas, na prática isto iria quase tudo para a agricultura intensiva, e eu tenho dúvidas se é boa ideia incentivar e subsidiar ainda mais culturas desadequadas a um clima cada vez seco no Sul
Também tenho dúvidas e acrescento que a variável 'exaustão dos solos' devia entrar na equação.
 

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
125
Local
Portugal
Fazer linhas em mapas também eu faço, se efetivamente fazem todo o sentido ou são viáveis é a questão.

Sinceramente a mim pareceu-me um "boneco" meio improvisado mas no ano passado andei à pesquisar se alguma vez houve algum estudo minimamente sério e profissional sobre o assunto e na altura não encontrei absolutamente nada, até estranhei num país em que há estudos e opiniões apaixonadas sobre quase tudo.

Isto é apenas um artigo de opinião e não um estudo mas pelo menos dá para discutir o assunto nem que seja com um "boneco".

Tenho visto nas redes sociais muita gente a falar de transvases como algo fácil mas são pessoas que não fazem ideia de quase nada, não sabem sequer que em Trás os Montes não chove como no Minho ou que se poderia trazer água das bacias do Lima/Cávado ou não se recordam que no Tejo também há crises cíclicas de água para agricultura.

Em relação ao artigo em questão, fiquei com dúvidas no custo e nas perdas. E se fazível, provavelmente em certas alturas haveria decisões difíceis, por exemplo numa crise do Tejo iriam dizer que estão a roubar água do Tejo para o Algarve, afinal como acontece bastante em Espanha em que o assunto tranvases é por vezes extremamente polémico entre regiões autónomas.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
834
Local
Madorna - São Domingos de Rana
A falarem de seca no Algarve e acontece isto, ainda existe quem não acredite em milagres.
Caros políticos, está na hora dos projetos para trazer água do centro para o sul, custa 5 mil milhões, assim seja...
1° Fase - Ligar Castelo de Bode ao Alqueva e ligar Alqueva ao máximo de barragens do sul, ir buscar água ao Poceirão para Odeleite e Beliche
2° Fase - aproveitar desperdício do Mondego e levar para Castelo de Bode
Outras fases ficam para outras gerações caso necessário.
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
A falarem de seca no Algarve e acontece isto, ainda existe quem não acredite em milagres.
Caros políticos, está na hora dos projetos para trazer água do centro para o sul, custa 5 mil milhões, assim seja...
1° Fase - Ligar Castelo de Bode ao Alqueva e ligar Alqueva ao máximo de barragens do sul, ir buscar água ao Poceirão para Odeleite e Beliche
2° Fase - aproveitar desperdício do Mondego e levar para Castelo de Bode
Outras fases ficam para outras gerações caso necessário.
O problema para essas fases 1 (Castelo de Bode / Alqueva) e 2 (Aguieira / Castelo de Bode) é que que qualquer dos 2 transvases implicavam bombagem devido às cotas das respectivas barragens.
E ai começava um novo problema! Quem ia pagar o preço do m3 final e a que preço ficava?
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
834
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Ontem na CNN falou-se da Autoestrada da água, uma solução já falada desde 2021 e que desconhecia e nem sei como já não está em execução.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,074
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ribeira da Foupana, imensa água a ir para o mar, sem aproveitamento nenhum, e passa a pouco mais de 2km da barragem de Odeleite, se isto não é de uma incompetência nacional...é o cúmulo da estupidez.
Chegou a falar-se disso na década passada como alternativa a um outro projeto, mas parece que também não avançou
Lembro-me de ter falado sobre isso há uns anos com o @frederico (por certo, onde andará ele?). A barragem na Foupana nunca foi construída porque é um dos poucos habitats naturais que restam do saramugo, uma espécie de peixe em risco de extinção. Nos dias de hoje só restam saramugos na Foupana e no Vascão, basicamente. :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,074
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
834
Local
Madorna - São Domingos de Rana
A tal "autoestrada da água" só faz sentido se for incluída no contexto da Barragem do Pisão, que deverá ser construída nos próximos anos com os fundos europeus. O concurso público já está em andamento desde agosto:
https://observador.pt/2023/08/11/crato-lancado-concurso-de-40-me-para-construir-barragem-do-pisao/

Seria algo como isto, a meu ver:
https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1Tfn1y_mm3Yz5RPKU-6OcgPKc_CCPcWc&usp=sharing
A fonte que eu postei, tem o projeto bem exemplificado.
Eu sempre pensei, que poderia existir uma solução do Mondego para Castelo de Bode e daí para o Alqueva, mas não encontro nada sobre isso.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,178
Local
Belas

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,989
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
As perdas no sistema de distribuição, tanto na agricultura como para consumo humano, por si, são importantes para minimizar as necessidades de água.
Com essa situação "resolvida", então outros projectos tem de se colocar em execução para suprir as necessidades de água no sul.

Os custos de reparação de condutas e afins, são em menor escala do que um projecto de transvases de norte para sul.
Espanha tem capacidade financeira para o fazer, e não o fez devido às dificuldades técnica e financeira para tal.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,227
Local
loule-caldeirao
Onde é que esta megalomania faz sentido existindo 3360 hm3 de água no Alqueva? É o rio Douro que vai salvar o sul? E toda a água que é perdida no rio Tejo diariamente?

Tanto gasto de energia e recursos para uma solução óbvia, que é somente o Alqueva.
Sim, estamos a falar de de 20,30 ,50 hm3 no máximo quando tal seja possível para além de mitigar ao máximo as perdas actuais no sistema.
É algo que aumentará substancialmente a resiliência do sistema sem custos megalómanos. Mais uma vez está- se a falar muito sem dizer nada...