Querem fazer mono-cultura do Eucalipto criem espaços reservados para o efeito. Quem fizer uma viagem pelo Interior do País entra em depressão só em ver montes e montes com povoamento dessa árvore.
'Querem'? O Eucalipto é uma importante fonte de rendimento para o pequeno produtor. Não há aqui grandes conspirações. Planta-se porque dá dinheiro.
Não vou questionar a indignação relativa à prevalência do Eucalipto.
Eucalipto tem mais desvantagens que vantagens, a desflorestação no Brasil nomeadamente na Floresta Amazónica é devido à criação de gado bovino e plantação de Eucalipto em quantidades abissais. É capaz de destruir todo um ecossistema num raio de centenas de km. As suas raízes sugam todo o tipo de água existente em seu redor, secam terrenos e impedem o crescimento das espécies autóctones.
O Brasil é um bom tópico. Do meu conhecimento o desmatamento deve-se mais à agricultura (o Brasil é um dos maiores produtores) e as consequências já se vêem nomeadamente na questão do equilíbrio hidrológico. Mas no fundo a questão é a mesma: há procura pelos produtos agrícolas e há pobreza brutal no interior brasileiro. Certamente as grandes fazendas predominam mas para o governo é indiferente. Não obstante as diferenças nominais, o dinheiro do pobre tem a mesma utilidade que o dinheiro do rico. O governo precisa de dinheiro para que a população fique contente e vote nos representantes eleitos.
O Brasil acabou de condenar mais uma grande parcela da Amazónia para a indústria mineira. Todos têm razão. É uma desgraça mas é preciso dinheiro.
Onde estão as grandes florestas e os animais de grande porte na Europa e nos EUA? Não somos todos hipócritas de uma forma ou de outra? Ficamos agastados porque assistimos à devastação. Mas ela acontece e aconteceu em todo o lado. A desflorestação no sudeste asiático é abismal por causa do óleo de palma. Para onde é que o mesmo vai? Para o ocidente (e mais agora para a China).
É o que o Eucalipto faz e vai fazer num futuro próximo. A continuar a este ritmo ou habituas as vacas,cabras etc a comer folhas de Eucalipto ou então deixas a Pecuária de lado e tornamos o Interior do País num autêntico deserto do Sahara.
E qual é a solução? Ao estilo do Estaline em que se obriga as pessoas a ir viver para o interior? A solução à Costa em que se
guetiza os sírios para fazer as tarefas que os tugas não querem fazer (gestão florestal)? Isso não é exequível numa democracia liberal.
A questão do ordenamento requer recursos enormes para implementar e manter. Retirar biomassa é reduzir biodiversidade. Da mesma maneira que não tem muito nexo limpar exaustivamente os parques naturais, uma limpeza exaustiva dos terrenos em termos nacionais implicaria uma reorganização do território tão brutal que nenhum governo terá muito interesse em fazê-la.
De igual forma, não me parece que o Turismo Rural opte por destinos cuja Paisagem envolvente, seja de uma árvore originária de um País que fica a mais de 10 mil km de distância. Não seria muito agradável pagar uma pousada para fazer um trilho numa floresta de Eucaliptos
Honestamente duvido que a maioria dos turistas saiba a espécie das árvores. Se meteres umas casas no meio de colinas com um riacho e um bosque (independentemente da espécie) provavelmente a sensação de bem estar será a mesma
A quase totalidade dos planos ambientais estão destinados a falhar porque há que satisfazer as necessidades das pessoas. E proibir nada faz. A pesca ilegal, por exemplo, devasta a pesca legal. Se condicionares o cultivo do eucalipto legal o ilegal irá florescer.
Neste tipo de coisas sou bastante pessimista. Só grandes estoiros podem reverter tendências. Pode parecer que estou a derivar do tópico mas está tudo relacionado. Individualmente somos inocentes mas coletivamente somos culpados. É fácil não ter noção da quantidade de recursos que é preciso para sustentar uma população enorme. No outro dia fiquei pasmo com
isto:
Let’s return to Pakistan. In 1947 it had 27 million people and now has over 200m. This gives a doubling time of roughly 25 years. Now assume for a moment that the ultras have their way and the doubling time stays unchanged. Then 25 years later there will be 400m Pakistani CNIC holders.