Floresta portuguesa e os incêndios

Portugal é um país cheio de podridão politica é uma vergonha nomear-se alguém para estar á frente do combate e prevenção aos fogos que é um quadro da Navigator. Este senhor á uns dias atrás convidado pela sic noticias para comentar os fogos afirmou que o eucalipto arde igual ao sobral desde que este esteja sujo isto é para rir. Depois do que aconteceu na região do ip3 que eu apelido de amazonia de eucaliptos, ainda há quem ache incluindo este tal de Tiago Oliveira que o problema são o numero de ignições tal como afirmou hoje na tomada de posse. Para já apenas o bloco de esquerda
contestou esta decisão.
O tiago é das pessoas melhor preparadas neste país para chefiar esta unidade de missão!
Ele já deixou a Navigator e logo depois do Bloco o critical (mal a meu ver) alguem da Quercus o defendeu!
Não se pode agradar a todos...nem Jesus o fez!
Da lhe o beneficio da duvida...verás os resultados daqui por um ano!
O Plano, que acima acusam o Costa de meter na gaveta, foi coordenado por ele...se tivesse sido colocado em prática talvez não morressem mais de 100 pessoas este ano!
Quanto ás FA e a sua técnica "reconhecida" no combate a incendios florestais (IF's)...não vou dar para esse peditorio! Não vou mesmo, mas seguramente que operar um meio aereo de combate a IF's não é apenas e só lançar água para as chamas...agora pensem, se quiserem claro!
Ah! Ja viram qual a causa do IF do Pinhal de Leiria? Com que então terrorismo hein :)
Aguardem mais uns diazitos e verão a causa dos dois maiores IF´s de sempre em Portugal...apenas digo, que o ISIS vai ficar desiludido ;)

Portugal é um país cheio de podridão politica é uma vergonha nomear-se alguém para estar á frente do combate e prevenção aos fogos que é um quadro da Navigator. Este senhor á uns dias atrás convidado pela sic noticias para comentar os fogos afirmou que o eucalipto arde igual ao sobral desde que este esteja sujo isto é para rir. Depois do que aconteceu na região do ip3 que eu apelido de amazonia de eucaliptos, ainda há quem ache incluindo este tal de Tiago Oliveira que o problema são o numero de ignições tal como afirmou hoje na tomada de posse. Para já apenas o bloco de esquerda
contestou esta decisão.
O tiago é das pessoas melhor preparadas neste país para chefiar esta unidade de missão!
Ele já deixou a Navigator e logo depois do Bloco o critical (mal a meu ver) alguem da Quercus o defendeu!
O Plano, que acima acusam o Costa de meter na gaveta, foi coordenado por ele...se tivesse sido colocado em prática talvez não morressem mais de 100 pessoas este ano!
Quanto ás FA e a sua técnica "reconhecida" no combate a incendios florestais (IF's)...não vou dar para esse peditorio! Não vou mesmo, mas seguramente que operar um meio aereo de combate a IF's não é apenas e só lançar água para as chamas...agora pensem, se quiserem claro!
Ah! Ja viram qual a causa do IF do Pinhal de Leiria? Com que então terrorismo hein :)
Aguardem mais uns diazitos e verão a causa dos dois maiores IF´s de sempre em Portugal...apenas digo, que o ISIS vai ficar desiludido ;)
contestou esta decisão.
Relativamente a esse "disparate" que acusas o Tiago de dizer...vou te contar uma coisa: este ano ardeu um veiculo de combate a IF's na zona da Chamusca. Sabes qual o combustivel? Montado de sobro!
Na mesma Chamusca em 2003 morreram vários chilenos...adivinha lá qual o combustivel...esse mesmo que estas a pensar ;)
Ter memória é do caraças nestas coisas :)

Eu defendo que a gestão dos meios aéreos esteja a cargo da Força Aérea Portuguesa, mas não é verdade que a Força Aérea disponha de meios operacionais para o combate aos fogos.

A frota de helicópteros que actualmente compõe a força aérea não tem aeronaves para esse efeito. Os EH-101 são helicópteros com tecnologia de ponta, usados para Search and Rescue tanto em operações de resgate de civis como de combate. São aeronaves de topo (custaram 25 milhões de euros cada uma), e não foram dimensionadas para fazer o que aeronaves de 6 e 8 milhões de euros fazem mais efcientemente.

Nos aviões o caso é ainda mais gritante. Não há mesmo, neste momento, qualquer aeronave que faça esse papel. Os kits nos C-130 foram um brincadeira, já que o C-130 se for adequado para combater fogos é nas planícies alentejanas, não nas serras de Oleiros, de Arouca, na Serra da Estrela, etc...

Posto isto, é óbvio que a força aérea terá que adquirir equipamento adequado para cumprir esta missão. Este processo terá que ser verdadeiramente escrutinado por todos: políticos e cidadãos. Não podemos arricar que uma oportunidade destas se esfume novamente num mundo de favorecimentos e negócios pouco claros.

A frota de helicópteros que actualmente compõe a força aérea não tem aeronaves para esse efeito

É claro que a força áerea terá que adquirir mais meios para combate aos Fogos. Não vais combater fogos com Alpha Jets e muito menos com Caças F-16, no entanto e como podes verificar no meu post acima.Sim, tens meios para combater fogos em fase inicial e não em proporção gigantesca (nem podem).

Os EH-101 são helicópteros com tecnologia de ponta, usados para Search and Rescue tanto em operações de resgate de civis como de combate.

Lá está o que eu disse, não sabem do que falam e depois sai isto. Enfim, é perda de tempo.

• Gosto
Reactions: joselamego
É claro que a força áerea terá que adquirir mais meios para combate aos Fogos. Não vais combater fogos com Alpha Jets e muito menos com Caças F-16, no entanto e como podes verificar no meu post acima.Sim, tens meios para combater fogos em fase inicial e não em proporção gigantesca (nem podem).

Lá está o que eu disse, não sabem do que falam e depois sai isto. Enfim, é perda de tempo.

A postura arrogante com que encaras a opinião dos outros não te dá mais razão.

Não, a força aérea não dispõe de meios aéreos adequados ao combate a incêndios. Tanto que não tem, que tu és incapaz de apontar qual o meio que é adequado.

O EH-101 não é adequado para combate a incêndios, pelas mais variadas razões. O EH-101 custa mais de 2x u Kamov e tem um consumo de combustível 1.5x superior ao Kamov. É uma aeronave excelente, mas não para esse fim.

• Gosto
Reactions: joselamego
temos também Engenheiros Florestais que desde o ínicio do ano juram a pés juntos que tudo o que aconteceu até agora em matéria de fogos foram simples negligências e projecções de Eucaliptos.

Só para dizer que se esta carapuça era para mim, aviso que não me serve! :D

Nunca afirmei isso, até porque não é verdade. Mas também é verdade que o problema não está no numero de ocorrências e na sua origem, não há relação entre o numero de ocorrências e a área ardida (90% da área ardida tem origem em 1% dos fogos).

O problema está nas centenas de milhar de hectares sem qualquer gestão, praticamente ao abandono, que ninguém sabe a quem pertencem, isto aliado ao descontrolo na plantação de eucalipto sem gestão e sem critério, mais o desnorte das autoridades responsáveis pelo combate, a que acresce ausência de medidas de prevenção eficazes... etc... A lista é extensa...

• Gosto
Reactions: AnDré e Pedro1993
Então o que passa para a FAP é pura e simplesmente a gestão dos meios aéreos já adquiridos pelo estado. Quanto ao resto das duas uma, ou adquirimos mais meios aéreos, ou então temos de continuar a contratar.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
A postura arrogante com que encaras a opinião dos outros não te dá mais razão.

Thank God que isso não sou nem nunca fui. Cada um sabe de si, esse tip ode afirmação é mais em PM.

Sim, a Força Aérea dispõe de meios humanos e aéreos para combate a fogos em Fase inicial. É absolutamente ridículo estar aqui a apontar quais são os meios para esse fim quando nem sequer tal é permitido. Achas que vais combater um incêndios florestal com o equipamento de um C-130 ou de um EH-101? Achas que a FAP só dispõe dessas aeronaves? Ou andas apenas a basear-te nas características de cada aeronave no site?

Eu para bem do meu intelecto e da minha experiência no ramo nem vou tecer mais comentários a este respeito. Nem vale a pena.

Relativamente a esse "disparate" que acusas o Tiago de dizer...vou te contar uma coisa: este ano ardeu um veiculo de combate a IF's na zona da Chamusca. Sabes qual o combustivel? Montado de sobro!
Na mesma Chamusca em 2003 morreram vários chilenos...adivinha lá qual o combustivel...esse mesmo que estas a pensar ;)
Ter memória é do caraças nestas coisas :)

Voltamos ao mesmo morreram 100 pessoas onde? num montado foi?

Thank God que isso não sou nem nunca fui. Cada um sabe de si, esse tip ode afirmação é mais em PM.

Sim, a Força Aérea dispõe de meios humanos e aéreos para combate a fogos em Fase inicial. É absolutamente ridículo estar aqui a apontar quais são os meios para esse fim quando nem sequer tal é permitido. Achas que vais combater um incêndios florestal com o equipamento de um C-130 ou de um EH-101? Achas que a FAP só dispõe dessas aeronaves? Ou andas apenas a basear-te nas características de cada aeronave no site?

Eu para bem do meu intelecto e da minha experiência no ramo nem vou tecer mais comentários a este respeito. Nem vale a pena.

Não te é permitido falar nos equipamentos que a FAP dispõe? Eu ajudo:

http://www.emfa.pt/www/mobile/aeronaves

Repito, com um grau de certeza de 100%. A FAP não dispõe actualmente de qualquer meio aéreo adequado ao combate a incêndios, seja em que fase for.

Poderá haver pilotos com formação em combate a incêndios porque trabalham em part-time na época dos fogos, algo que para mim é chocante porque os contratos de exclusividade com o Estado português não deviam permitir esta promiscuidade.

-Segunda, eu nasci e cresci e ainda vivo de forma intermitente num meio rural do interior e sei os comportamentos e hábitos das gentes. E no que diz respeito à agricultura esses hábitos e ritmos estão de tal maneira enraizados, que apesar de tudo à volta estar a mudar, seja em termos ambientais, climatológicos, demográficos, etc. O ser humano é um animal de hábitos e o fogo é um dos hábitos que existe e está fortemente enraizado.
Portanto é por demais necessário mudar mentalidades, ter uma maior vigia por parte da GNR mais junto das populações, esses mesmos GNR que andam ás vezes de porta em porta nas aldeias tentem sensibilizar para o que se pode e não pode fazer.
Vocês sabem o que faz um idoso quando o vizinho do lado não limpa o terreno e fica lá um enorme silvado?
Não vai fazer queixa à GNR, muito menos aos donos do terreno que já não vê aos anos na aldeia. Pega na gasolina que ainda tem para usar no antigo motor de rega, espalha pelas silvas e ateia o fogo.
Eu sei que é mais fácil culpabilizar essa figura do terrorista, do que a pobre Tia Maria ou o Tio Manel com os seu 80 que vive na aldeia e que se calhar também sofreu com o incêndio que o próprio provocou. Mas esta é uma realidade.

E agora volto a repetir, estava prevista chuva para segunda-feira. Quem conhece os hábitos rurais sabe perfeitamente o que isto quer dizer nesta altura do ano.

Há muita gente que infelizmente não conhece a realidade do país onde vive.
Detido após fazer queima e incendiar a própria casa
CATARINA TOMÁS FERREIRATERÇA, 24 OUTUBRO 2017
59ee4564e881c.png
Um homem de 59 anos foi detido ontem à tarde na aldeia de Almargem, freguesia de Calde, Viseu, por incêndio por negligência. De acordo com o oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Viseu da GNR, major Adriano Resende, o homem fez uma queimada para limpar um terreno com silvas e mato junto à sua casa, mas o fogo descontrolou-se e acabou por chegar à habitação, que ficou praticamente toda destruída.

Para quem vive ou conhece perfeitamente essa realidade, é triste e revoltante o que se vê, ouve e lê por essa comunicação social e não só.

Então o que passa para a FAP é pura e simplesmente a gestão dos meios aéreos já adquiridos pelo estado. Quanto ao resto das duas uma, ou adquirimos mais meios aéreos, ou então temos de continuar a contratar.

Como já referi anteriormente, a Força Aérea dispõe de meios humanos e aéreos para combate a fogos em fase inicial.
Existem especialidades (como eu tive), cuja formação se baseia no combate a incêndios seja de que tipo for. É certo que é intermédia e não avançada, mas tem-se formação.
Existem meios aéreos capazes de efectuar um combate inicial de modo a que se impeça uma propagação maior do fogo. É obvio que o veículo terá de ser preparado para isso e isso custaria imenso dinheiro, claro que sim mas pode fazer esse trabalho.
Em relação à tua questão sim, a gestão na minha opinião já devia estar a cargo da Força Aérea e será mais que necessária a aquisição de veículos para este fim. Um Kamov ou um Canadair é sempre superior a um Alouette por ex.

• Gosto
Reactions: joselamego e dahon
O americano que em 2009 previu o que aconteceu em Portugal em 2017

A frase foi escrita em 2009 num relatório entregue a uma das comissões parlamentares sobre fogos: "Na próxima década, o risco catastrófico de uma época de incêndios que consuma uma área igual ou superior a 500 mil hectares, em Portugal, deve ser levado muito a sério".

O principal autor do aviso é Mark Beighley, antigo dirigente dos Serviços Florestais do EUA, que antes, em 2004, tinha ajudado o governo português a fazer o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndio.

Dos vários cenários possíveis em 2009 para o futuro presentes no relatório, Mark Beighley conta à TSF que aquele que apontava para 5% de hipóteses de arderem 500 mil hectares num ano era o mais extremo. Mas a verdade é que se concretizou.

Beighley já andou várias vezes por Portugal onde percorreu muitos quilómetros e recorda que na altura debateu com o outro autor do estudo, Al Hyde, se deviam colocar esse pior cenário no relatório pois muitos diziam que nunca iria acontecer.

Decidiram fazê-lo porque em 2003 já tinham ardido 425 mil hectares e com as alterações climáticas e épocas de fogo mais longas chegar aos 500 mil não seria, afinal, assim tanto.

MSN Notícias

Fui dos que perdeu muita coisa neste incêndio da região centro, felizmente apenas perdas materiais.

Na minha terra não houve mortos nem casas de 1º habitação ardidas graças ao esforço heróico dos habitantes que se entreajudaram pois não havia um único carro de bombeiros, não havia água, não havia telefones, internet, com ribeiros e poços quase tudo seco. Não culpo bombeiros pois andavam em localidades próximas aonde ardiam casas. Um dos problemas do Domingo negro é que esses concelhos entreajudam-se muito mas desta vez o fogo andava neles todos a uma velocidade fulminante, cada concelho esteve por sua conta. Ajuda externa da região não se viu nada, se chegaram foi no final de tudo, foi um Apocalipse.

Também tenho eucaliptos nos montes e não sou criminoso por isso, o eucalipto apareceu em massa depois duns grandes incêndios algures nos anos 80 e 90 do século XX em que antes era já quase tudo Pinheiro, na altura foi igual, um susto mortal com o incêndio a ameaçar casas.

Até sou dos que tentava limpar os meus terrenos mas olhava à volta e pensava que era um esforço em vão, um dia iria arder tudo como gasolina, só me admirei ter demorado tanto e ter sido em Outubro quando já não esperava que fosse este ano.

O abandono rural é tremendo e não há solução para isso, eu sou citadino que tenho os terrenos lá na "terra". E eu nos últimos anos apesar de ter eucaliptos nos montes que tentava limpar, plantei também nogueiras, carvalhos, árvores de fruto, etc, etc.

Isto foi o que aconteceu aos carvalhos que plantei há 2 anos, a vegetação era apenas rasteira mas eles eram pequenos e frageis devido à seca

6bazeaN.jpg
P8VhstK.jpg

Deram-me um trabalhão devido ao calor e seca, não imaginam o esforço que tive para andar a rega-los no pico do calor e mesmo assim 1/4 não sobreviveu, iria agora plantar de novo as falhas. Quase ninguem tem este trabalho que tive...e os poucos que o tem agora baixam os braços, se calhar o que vou fazer também

Que a floresta ardesse eu já esperava há muito, não esperava era que o fogo andasse tanto por campos agrícolas. Além dos terrenos abandonados em que alguns tinham silvas da altura de árvores por onde o fogo se infiltrava até aonde nunca tinha chegado antes há uma coisa que me impressionou, incendio a progredir fora da área florestal bem para o interior das áreas agrícolas através dos salgueiros e vimeiros das margens de ribeiros, secos, é vegetação que penso que não arde tão fácil por ser mais húmida.

Exemplo de terrenos abandonados aonde havia erva e silvas gigantes, como podem ver tem até videiras abandonadas em que ninguem apanhou as uvas. Um ou outro terreno que conheço deste genero são de gente que morreu, como posso culpa-los? A outros que até podiam ter as coisas melhores só apetece enfiar um pau a arder pelo c

9RDkaJU.jpg

Se nem há limpeza de terrenos agrícolas que são uma ínfima parte acham que é possível um dia ter as matas limpas? Impossível. Começo a pensar que a única forma é combater o fogo com fogo.

Isto acho que são nogueiras, será que sobrevivem ao golpe de calor?

8g1WrtF.jpg

No meio do desordenamento florestal de vez em quando encontrava terrenos que estavam impecavelmente limpos e olhava para eles com certa "inveja" porque os considerava exemplares, porque eu não tinha mesmo possibilidade de ter os meus no mesmo estado e como eu são milhares que por muita vontade que tenham não podem fazer tudo sozinhos, agora pensem nos milhares que nem querem saber ou não podem mesmo nada.

Passei por lá nos tais exemplos de limpeza e a paisagem era esta:
Acho que são Faias, será que sobrevivem?

myThqvx.jpg

Neste pinhal que também estava sempre impecavelmente limpo o fogo também seguiu viagem como se nada fosse, como são pinheiros tão adultos talvez sobrevivam?

1KxSVuY.jpg

Num terreno encontrei muitos eucaliptos jovens dobrados, deve ter passado um turbilhão de fogo, humanamente impossível parar tal demónio.

JLlKAoD.jpg

Nuns terrenos agricolas encontrei isto, penso que são mirtilos, sei que são duns jovens agricultores da nova geração que não conheço mas que trabalham muito, coitados, o terreno deles não ardeu mas o calor do que ardia nos terrenos vizinhos ainda deve ter causado bastante prejuizo.

UueOUas.jpg

Dois ou três dias depois da chuva e no meio das cinzas da terra ressequida já queria despontar vida, coitada, ninguém a avisou que ainda não é agora.

1oAaedE.jpg

Os politicos que pensem rapidamente em planos efectivos pois de contrário chegaremos a uma ponto em que teremos que ser nós a incendiar as florestas no Inverno para proteger vidas e casas no Verão.