Fui dos que perdeu muita coisa neste incêndio da região centro, felizmente apenas perdas materiais.
Na minha terra não houve mortos nem casas de 1º habitação ardidas graças ao esforço heróico dos habitantes que se entreajudaram pois não havia um único carro de bombeiros, não havia água, não havia telefones, internet, com ribeiros e poços quase tudo seco. Não culpo bombeiros pois andavam em localidades próximas aonde ardiam casas. Um dos problemas do Domingo negro é que esses concelhos entreajudam-se muito mas desta vez o fogo andava neles todos a uma velocidade fulminante, cada concelho esteve por sua conta. Ajuda externa da região não se viu nada, se chegaram foi no final de tudo, foi um Apocalipse.
Também tenho eucaliptos nos montes e não sou criminoso por isso, o eucalipto apareceu em massa depois duns grandes incêndios algures nos anos 80 e 90 do século XX em que antes era já quase tudo Pinheiro, na altura foi igual, um susto mortal com o incêndio a ameaçar casas.
Até sou dos que tentava limpar os meus terrenos mas olhava à volta e pensava que era um esforço em vão, um dia iria arder tudo como gasolina, só me admirei ter demorado tanto e ter sido em Outubro quando já não esperava que fosse este ano.
O abandono rural é tremendo e não há solução para isso, eu sou citadino que tenho os terrenos lá na "terra". E eu nos últimos anos apesar de ter eucaliptos nos montes que tentava limpar, plantei também nogueiras, carvalhos, árvores de fruto, etc, etc.
Isto foi o que aconteceu aos carvalhos que plantei há 2 anos, a vegetação era apenas rasteira mas eles eram pequenos e frageis devido à seca
Deram-me um trabalhão devido ao calor e seca, não imaginam o esforço que tive para andar a rega-los no pico do calor e mesmo assim 1/4 não sobreviveu, iria agora plantar de novo as falhas. Quase ninguem tem este trabalho que tive...e os poucos que o tem agora baixam os braços, se calhar o que vou fazer também
Que a floresta ardesse eu já esperava há muito, não esperava era que o fogo andasse tanto por campos agrícolas. Além dos terrenos abandonados em que alguns tinham silvas da altura de árvores por onde o fogo se infiltrava até aonde nunca tinha chegado antes há uma coisa que me impressionou, incendio a progredir fora da área florestal bem para o interior das áreas agrícolas através dos salgueiros e vimeiros das margens de ribeiros, secos, é vegetação que penso que não arde tão fácil por ser mais húmida.
Exemplo de terrenos abandonados aonde havia erva e silvas gigantes, como podem ver tem até videiras abandonadas em que ninguem apanhou as uvas. Um ou outro terreno que conheço deste genero são de gente que morreu, como posso culpa-los? A outros que até podiam ter as coisas melhores só apetece enfiar um pau a arder pelo c
Se nem há limpeza de terrenos agrícolas que são uma ínfima parte acham que é possível um dia ter as matas limpas? Impossível. Começo a pensar que a única forma é combater o fogo com fogo.
Isto acho que são nogueiras, será que sobrevivem ao golpe de calor?
No meio do desordenamento florestal de vez em quando encontrava terrenos que estavam impecavelmente limpos e olhava para eles com certa "inveja" porque os considerava exemplares, porque eu não tinha mesmo possibilidade de ter os meus no mesmo estado e como eu são milhares que por muita vontade que tenham não podem fazer tudo sozinhos, agora pensem nos milhares que nem querem saber ou não podem mesmo nada.
Passei por lá nos tais exemplos de limpeza e a paisagem era esta:
Acho que são Faias, será que sobrevivem?
Neste pinhal que também estava sempre impecavelmente limpo o fogo também seguiu viagem como se nada fosse, como são pinheiros tão adultos talvez sobrevivam?
Num terreno encontrei muitos eucaliptos jovens dobrados, deve ter passado um turbilhão de fogo, humanamente impossível parar tal demónio.
Nuns terrenos agricolas encontrei isto, penso que são mirtilos, sei que são duns jovens agricultores da nova geração que não conheço mas que trabalham muito, coitados, o terreno deles não ardeu mas o calor do que ardia nos terrenos vizinhos ainda deve ter causado bastante prejuizo.
Dois ou três dias depois da chuva e no meio das cinzas da terra ressequida já queria despontar vida, coitada, ninguém a avisou que ainda não é agora.
Os politicos que pensem rapidamente em planos efectivos pois de contrário chegaremos a uma ponto em que teremos que ser nós a incendiar as florestas no Inverno para proteger vidas e casas no Verão.