Floresta portuguesa e os incêndios

Atenção que está estatisticamente provado que há mais incêndios em anos de eleições, principalmente legislativas e a seguir autárquicas, agora a razão para que tal aconteça, isso já não sei. ;)
Espero que não seja a tentativa de demonstrar a incompetência do adversário... Não acredito em intenções politicas sejam elas quais forem, ou se as houver serão residuais. Aqui está e estará sempre o vil dinheiro!

• Gosto
Reactions: criz0r
De acordo com as notificações do Fogos.pt ocorreu uma ignição em Belver na freguesia de Torre Cimeira ás 02:34m da madrugada e rapidamente circunscrito por 2 bombeiros e 1 viatura.
Ora, neste momento estou de férias precisamente na Torre Fundeira que fica a apenas 200m do local da ignição.

Como é óbvio, não estavam 40 graus aquela hora, muito menos negligência visto que são pessoas maioritariamente na casa dos 70 anos e estariam a dormir.

Penso que é inútil continuar com esta história da carochinha e do faz de conta. Existe sim mão criminosa e crime organizado. E não me venham dizer que foi uma projecção do incêndio de Mação porque a Torre Cimeira está voltada para Sul ou seja para o Tejo e a cerca de 15km.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Quanto à história das aeronaves é mentira, fantasia, delírio, o que quiserem chamar. Se foram encontrados engenhos explosivos no mato foram obviamente lá colocados por alguém em terra. É totalmente estúpido, do ponto de vista do incendiário, andar a atear fogos via avião. Todos os voos são registados, facilmente se apanhava o criminoso.

Olha que nestes casos não há impossíveis.. Ainda agora conversei com um amigo meu, que te garanto ser uma pessoa bem formada, 100% racional, que me assegura a pés juntos e com todos os pormenores o seguinte:

"Há coisa de 10 anos atrás viu uma avioneta deixar cair algo, tendo verificado que o objeto incendiou-se a meio da queda. Quando parou numa aldeia mais à frente uns 10min depois, reparou que tinha começado um incêndio no local onde avistou o objeto em queda."

O que achas agora? É mentira, é fantasia, é um ato isolado, é um objeto lançado pela avioneta que caiu numa linha de alta tensão?? Enfim, que é estranho é.. Esse amigo meu, não denunciou a situação às autoridades, por entender que não conseguia identificar o tipo de avionete.

Atenção que está estatisticamente provado que há mais incêndios em anos de eleições, principalmente legislativas e a seguir autárquicas, agora a razão para que tal aconteça, isso já não sei. ;)
Nesse caso podemos arranjar muitas coincidências. O Benfica foi campeão em 2005 e nos últimos anos. Se calhar ainda se consegue arranjar aí uma correlação entre os incêndios e os campeonatos do Benfica.
Antes que digam....eu sou Benfiquista. Já que foi introduzida a política na discussão eu introduzo o futebol. A seguir é a religião.

Nesse caso podemos arranjar muitas coincidências. O Benfica foi campeão em 2005 e nos últimos anos. Se calhar ainda se consegue arranjar aí uma correlação entre os incêndios e os campeonatos do Benfica.
Antes que digam....eu sou Benfiquista. Já que foi introduzida a política na discussão eu introduzo o futebol. A seguir é a religião.
O problema é esse, ninguém se atreve a aprofundar essas coincidências. E a realidade é esta, Portugal está a arder e não é por obra do Espírito Santo, muito menos pelo vizinho que se descuidou.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk

• Gosto
Olha que nestes casos não há impossíveis.. Ainda agora conversei com um amigo meu, que te garanto ser uma pessoa bem formada, 100% racional, que me assegura a pés juntos e com todos os pormenores o seguinte:

"Há coisa de 10 anos atrás viu uma avioneta deixar cair algo, tendo verificado que o objeto incendiou-se a meio da queda. Quando parou numa aldeia mais à frente uns 10min depois, reparou que tinha começado um incêndio no local onde avistou o objeto em queda."

O que achas agora? É mentira, é fantasia, é um ato isolado, é um objeto lançado pela avioneta que caiu numa linha de alta tensão?? Enfim, que é estranho é.. Esse amigo meu, não denunciou a situação às autoridades, por entender que não conseguia identificar o tipo de avionete.

Não acredito na tese da "onda terrorista" que espalha fogos, sempre houve e sempre haverá incendiários, movidos pelas mais diversas causas, desde maluquinhos do fogo, os pastores, vinganças etc., o que não havia eram fogos de 10mil hectares todos os anos e agora até há maiores que isso.

Algo vai muito mal na nossa floresta e não são só os eucaliptos como muitos acreditam, proibir a espécie por decreto só por si vale zero como medida preventiva de incêndios, arde muito eucalipto porque há muito eucalipto, ponto final! O principal problema é a micro-propriedade, que por não ser rentável levou ao abandono rural e consequente aumento da área florestal por regeneração natural, há hoje muito mais floresta e mais continua do que havia há 100 anos, e pior é que é floresta não gerida, que cresce descontrolada, sem medidas de gestão. As politicas florestais falham por completo há décadas, mas cada vez se notam mais os resultados desse falhanço, na medida em que cada vez há menos pessoas a trabalhar a terra, logo mais matos irão surgir onde antes havia agricultura, causando maior condutividade de combustível, logo mais e maiores fogos.

Última edição:

Fogos em anos de eleições não são coincidência, são um facto! Até nas aulas de Fogos Florestais me mencionaram isso, ainda que sem se saber exactamente o que causa isso. ;)

Mais fogos não significa mais área ardida, mas se em anos de eleições as condições para fogos severos existirem, temos a receita para o desastre...

Fogos em anos de eleições não são coincidência, são um facto! Até nas aulas de Fogos Florestais me mencionaram isso, ainda que sem se saber exactamente o que causa isso. ;)

Mais fogos não significa mais área ardida, mas se em anos de eleições as condições para fogos severos existirem, temos a receita para o desastre...
Eu não estou a duvidar de ti, sei que és muito mais entendido na matéria do que eu até porque tens formação na área. Contudo o que eu queria dizer é que não havendo uma relação causal, é difícil enquadrar isso. No caso das eleições alguém olhou para os números e viu uma correlação. Mas se alguém pegar nos números de uma outra ocasião( dei o exemplo do Benfica porque foi o que me veio à cabeça). Pode encontrar também uma correlação.
Com isto eu não estou a negar a possibilidade de haver mesmo uma relação directa entre as eleições e os incêndios, mas não estou a ver o retorno nas eleições caso haja muitos ou poucos incêndios. Nuns anos são incendiários do PS e noutros são incendiários do PSD?
Genuinamente não consigo ver objectivamente os ganhos, a não ser que estejamos a falar de demência.

• Gosto
Reactions: MSantos
Não acredito na tese da "onda terrorista" que espalha fogos, sempre houve e sempre haverá incendiários, movidos pelas mais diversas causas, desde maluquinhos do fogo, os pastores, vinganças etc., o que não havia eram fogos de 10mil hectares todos os anos e agora até há maiores que isso.

Algo vai muito mal na nossa floresta e não são só os eucaliptos como muitos acreditam, proibir a espécie por decreto só por si vale zero como medida preventiva de incêndios, arde muito eucalipto porque há muito eucalipto, ponto final! O principal problema é a micro-propriedade, que por não ser rentável levou ao abandono rural e consequente aumento da área florestal por regeneração natural, há hoje muito mais floresta e mais continua do que havia há 100 anos, e pior é que é floresta não gerida, que cresce descontrolada, sem medidas de gestão. As politicas florestais falham por completo há décadas, mas cada vez se notam mais os resultados desse falhanço, na medida em que cada vez há menos pessoas a trabalhar a terra, logo mais matos irão surgir onde antes havia agricultura, causando maior condutividade de combustível, logo mais e maiores fogos.

..Ninguém semeou pinheiros descontroladamente, os mesmos foram-se propagando naturalmente. O eucalipto e as mimosas ainda se propagam mais, de cada vez que há incêndios. Não estou a ver o estado a fazer agricultura por aquelas serras fora. Estou a falar do mesmo estado que introduziu o pinheiro em várias fases:
- 1ª fase: Pai do D. Dinis
- 2ª fase: Final do séc. XIX
- 3ª fase: Estado novo, anos 40/50

O mato esse cresce ainda mais rápido sem floresta. Agricultura em terras abandonadas? Só se for vinha e azeitona..

Este descobriu a pólvora": :rolleyes: :palmas:

Governo diz que há mão criminosa nos incêndios em Portugal

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, afirmou na terça-feira que os fogos que começam à noite e em "lugares estratégicos e cirúrgicos" não podem ser de "mão bondosa", apontando situações de "criação de incêndios".

"Estou apenas a constatar o que está a acontecer: e não é às 22:30 que nasce um incêndio em Idanha e que podemos culpar o sol e nem são dois incêndios em Vila de Rei, [ocorridos hoje] depois de [o fogo] estar extinto e que aparecem em locais estratégicos e cirúrgicos, que são de mão bondosa", afirmou.

O governante falava ao final da noite de terça-feira, no Fundão, concelhos onde desde domingo lavra um incêndio de grande dimensão, que tem dizimado Serra da Gardunha e que começou na madrugada desse dia no Louriçal do Campo, no concelho de Castelo Branco.

Um sítio onde, segundo o secretário de Estado, já se tinham registado, anteriormente, 20 tentativas de incêndios, todas apagadas com sucesso, até que "conseguiram o pretendiam", referiu.

Sempre sem usar a palavra "incendiário", Jorge Gomes também considerou estranho o fogo que começou esta noite em Idanha-a-Nova, exatamente quando reunia com os responsáveis do teatro de operações no Fundão, ou ainda os dois incêndios registados em Vila de Rei e que não configuram situações de reacendimento.

Questionado sobre se tais conclusões vão levar a tutela a preparar legislação mais dura para o crime de fogo posto, o governante referiu que importa sensibilizar e chamar a atenção dos cidadãos para os próprios comportamentos e também para aquilo que chamou de "mão menos boa".

Por outro lado, referiu que os exemplos citados, todos no distrito de Castelo Branco, também demonstram que, "quando há vontade de que as coisas ardam", por "muito bem organizados e instalados" que os sistemas de proteção estejam, "por vezes não conseguem ter capacidade de resposta".

Confrontado com as queixas e apelos constantes do presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, relativos à falta de meios e necessidade de um "reforço musculado", Jorge Gomes garantiu que a Proteção Civil está no terreno com a força máxima, mas também lembrou que "os recursos são finitos" e que, por isso, têm de ser geridos.

Enaltecendo o trabalho feito pelos operacionais, bem como pela autarquia local, apontou o comportamento deste fogo e as constantes mudanças de direção como uma das causas para a intensidade que atingiu.

Adiantou ainda que este incêndio tinha cerca de 600 operacionais envolvidos no combate, já provocou 12 feridos, todos ligeiros e oito dos quais bombeiros, mas salientou que nenhuma situação inspira cuidado.

http://www.jn.pt/nacional/interior/...minosa-nos-incendios-em-portugal-8708225.html

Deveria ter feito queixa, seria fácil pela hora e local da ocorrência de traçar o voo. Continuo a achar que é confusão, ilusão de óptica, ou algo assim. Não faz sentido do ponto de vista do criminoso, praticar o crime com espalhafato, numa avioneta à vista de qualquer um, quando poderia simplesmente pegar no carro pela alada da noite e deixar os tais "foguetes".

• Gosto
Reactions: dahon
..Ninguém semeou pinheiros descontroladamente, os mesmos foram-se propagando naturalmente. O eucalipto e as mimosas ainda se propagam mais, de cada vez que há incêndios. Não estou a ver o estado a fazer agricultura por aquelas serras fora. Estou a falar do mesmo estado que introduziu o pinheiro em várias fases:
- 1ª fase: Pai do D. Dinis
- 2ª fase: Final do séc. XIX
- 3ª fase: Estado novo, anos 40/50

O mato esse cresce ainda mais rápido sem floresta. Agricultura em terras abandonadas? Só se for vinha e azeitona..

O Estado não tem que fazer agricultura, até porque o estado só detém 3% da área rural do país, pode é fazer alguma coisa para evitar o abandono rural.

O que falta em Portugal são pessoas na floresta, pessoas que dependam, trabalhem e que a valorizem, tudo o que contribua para evitar o abandono da floresta/meio rural é bem vindo, seja apicultura, cortiça, madeira, resina, pinhas, medronhos, cogumelos, caça/pesca, eco-turismo etc... Uma floresta que é útil a toda uma comunidade mais dificilmente arderá e essa mesma comunidade tudo fará para a defender, por isso defendo a aposta numa floresta multi-funcional, em que até algumas áreas de eucalipto são enquadráveis. É preciso criar condições para fixar pessoas nos meios rurais ou manter as que ainda lá estão sem radicalismos ou fobias a uma ou outra espécie.

Os pinhais que existem em grande parte dessa zona País descendem em grande parte de plantações feitas no período do Estado Novo, mas esses pinhais foram lá semeados porque antes disso não havia lá quase nenhuma floresta e havia uma enorme erosão e perda de solos férteis, a ideia do pinhal aos olhos da época foi boa, porque sendo uma espécie nativa, pioneira, adaptável e de crescimento moderadamente rápido consistia numa oportunidade e uma boa forma de recuperar os solos e valorizar o território. O problema veio depois, com o fim dos guardas florestais e o total desinteresse e desinvestimento da classe politica pela floresta, deu-se assim um grande abandono do pinhal plantado décadas antes... Numa tentativa de obter dinheiro mais rápido foi introduzido posteriormente o eucalipto me larga escala e sem critério nenhum, o que a juntar ao desinteresse que referi estávamos a criar uma bomba relógio, que tem rebentado todos 5/10 anos. Podem sublinhar este post, lá para 2025 aquela zona vai voltar a arder quase por completo (se não for antes), por mais aviões ou auto-tanques que hajam...

Isto só vai mudar se se apostar em fixar pessoas e para isso tem que se criar valor no território. Para isso temos que avançar com o cadastro, realizar emparcelamento, maior fiscalização de plantações/cortes ilegais, entre outras medidas... Talvez desta forma se consiga quebrar este ciclo de fogo de 10 em 10 anos que em nada nem ninguém beneficia ou devia beneficiar.

Então é cúmplice. Quem testemunha um crime e fica calado, é cúmplice.
Não deve ter sido o único cúmplice.. Também há relatos (mais do passado) de pessoas de aldeia que referem precisamente isso, que aviões que passam e pouco depois aparece um incêndio. Mas aí já não meto as mãos no fogo, agora esse colega meu, confio no testemunho dele a 100%.

• Gosto
Deveria ter feito queixa, seria fácil pela hora e local da ocorrência de traçar o voo. Continuo a achar que é confusão, ilusão de óptica, ou algo assim. Não faz sentido do ponto de vista do criminoso, praticar o crime com espalhafato, numa avioneta à vista de qualquer um, quando poderia simplesmente pegar no carro pela alada da noite e deixar os tais "foguetes".
Se fosse comigo, fazia denuncia, sem sombra de dúvida alguma! Mas eu tenho raízes em terras do pinhal (Oleiros e Proença-a-Nova), passei por vários incêndios, inclusive fiquei isolado numa aldeia acordado a noite toda rodeado de fogo em 1980 ou 1981. Portanto tenho uma grande sensibilidade em tudo o que se refere a incendios florestais ou a medidas propostas pelo estado, ou a ideias pré-concebidas da realidade, sem se saber o que é viver lá nessas aldeias isoladas.

• Gosto