Floresta portuguesa e os incêndios

Essas notícias só mostram que um indivíduo é capaz de atear múltiplos incêndios especialmente se tiver muita mobilidade. Acho que é algo perfeitamente previsível não?

Para ser terrorismo falta motivo. Para ser crime organizado falta associação. Muitos suspeitos e pouca condenações.

Em todo o lado a discussão é a mesma. Se há certamente muito incêndio tendo por objetivo motivos económicos? Deve haver e Portugal não está sozinho.

Mas há muita especulação e poucas provas. E quanto aos IF's parece-me que há um padrão.

vgrJTJ0.png
Vamos então analisar os seus gráficos (pordata). Portanto à por aí alguém que dá umas noticias que falam de um indivíduo ser capaz de atear vários incêndios se tiver muita mobilidade... , e tendo em conta que estamos no século 21 e prácticamente todos os portugueses têm meio de transporte... o sr, OMG, conclui que é previsível? o que é previsível, é os if serem provocados pelo cidadãos com mobilidade? os portugueses com automóvel ou moto? Pode elaborar?
Afirma que para ser terrorismo, e depreendo que o que se passa este ano e os anteriores para si não é terrorismo, falta motivo... O objectivo do terrorismo é sempre a destruíção física e mental dos inimigos. Destruir pura e simplesmente. Vou parafrasear:
Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder.
Mais em pormenor: O terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses.
Terrorismo psicológico - Indução do medo por meio da divulgação de noticias em benefício próprio.
Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para manipular uma população conforme seus interesses.
Terrorismo económico - Subjugar economicamente uma população por conveniência própria.
e finalmente o Terrorismo religioso - Quando o incentivo do terrorismo vem de alguma religião.
No fenómeno dos if, podemos falar de terrorismo psicológico, de Estado e Económico. Só por curiosidade, o acordo ortográfico é uma forma de terrorismo, porque pretende destruir ou eliminar um dos pilares da nossa cultura, a lingua portuguesa.
Depois refere que para ser crime organizado falta associação... ainda esta semana, creio, foram detidos dois indivíduos num automóvel com velas e bidões de gasolina, mas casos como este são rápidamente "abafados" e deturpados pelos media... veja o caso do adepto de futebol que assasinou um cidadão italiano...
Os muitos suspeitos "apanhados" são apenas para os media e para as populações saberem que as forças da ordem funcionam e os governos estão a resolver o problema. Quem anda por esse país fora a colocar focos de incêndio, metódica e repedidamente, fá-lo com toda a tranquilidade, porque as penas são uma forma de expressão e os grupos/empresas/partidos/fundações provávelmente pagam muito bem. Alguém escreveu que os incêndios não se podem planear, o que é FALSO. Se alguém colocar várias ignições numa mata/floresta no verão, com temperaturas superiores a 30ºC, com vento moderado (como é o caso da nortada) e com humidade reduzida, o resultado será invariávelmente um grande incêndio, o que vai variar é a área ardida!
E isto é um exemplo para quase qualquer dia de verão em portugal! É um FACTO!
Depois fala em motivos económicos e que portugal não é caso único... Que bom, fico muito mais tranquilo nesse caso.

A madeira queimada ser comprada a menos de 1/4 do preço é motivo suficiente?

Boa tarde,

Vamos então esclarecer alguns pontos, que pelos vistos estão a causar "comichão" a muita gente.

1º Ponto, Portugal é o País da Europa com maior percentagem de área ardida (Isto não é por acaso e temos 27 Países atrás de nós,sublinho 27)

2º Ponto, é óbvio que muitos dos incêndios que afectaram e afectam Portugal são derivados a descaídos da população tais como Foguetes,Churrascos em locais inapropriados ou queimadas não autorizadas fora da época. Outros tantos incêndios que por vezes se tornam "Major Wild Fires" são devido a fortes reacendimentos causados pela influência climática ao nível do vento forte e humidade relativa muito baixa associada a locais já em efeito de seca severa ou extrema.

3º Ponto, deixando a palavra "Teoria" de lado que neste caso não faz qualquer sentido, quero dizer que não tenho absolutamente dúvida nenhuma, que a situação catastrófica de área ardida este ano ou na sua grande maioria, é devido a Terrorismo Ambiental,Crime organizado Piromania ou o que raio lhe queiram chamar com ou sem o Politicamente correcto da palavra.

4º Ponto, madrugada de 4ª feira dia 16/08/2017, estávamos tranquilamente a descansar na nossa casa na aldeia da Torre Fundeira, quando pelas 2h e 04m da madrugada é despontada uma ignição numa zona de mato na Torre Cimeira. Quero desde já salientar, que a essa hora não estão 40ºC e a única celebração que era suposto ocorrer na zona e não aconteceu devido à calamidade do incêndio era a festa das santas relíquias de Belver.
Ora, pegando por aqui penso que chegamos facilmente à conclusão que alguém tentou atear um incêndio naquela zona que viria a arder na sua totalidade dias mais tarde, mas que devido a uma viatura de patrulha dos Bombeiros de Gavião o pior não chegou a acontecer.

5ºPonto
, Noite de 4ªfeira e madrugada do dia 15/08/2017, o suposto incêndio de Mação que teria sido dado como dominado e que eu bem acreditei visto que pelas 11h da manhã não havia sequer colunas de fumo branco ou preto ao redor da aldeia, tornou-se um monstro a partir (mais uma vez) das 14h e fez um trajecto desde o Penhascoso/Aboboreira até ás bombas da gasolina do intermarché no Mação em pouco mais de 1h. Pelas 20h da noite de 4ªfeira, uma outra frente descia de forma quase explosiva Vale da Abelha com destino a Ortiga, nessa mesma noite eu e familiares ouvimos uma série de explosões na zona de Ribeira D'Eiras que ainda não tinha sido afectada. Minutos depois os cerca de 4km que distam Vale da Abelha da Torre Fundeira eram "Piece of Cake" para a frente cujo clarão e barulho do fogo se ouvia já ali perto. Tive de arrumar tudo à pressa e subir até ao Gavião para verificar se existiam condições para passar a noite na aldeia. Qual é o meu espanto quando chego ao miradouro da vila, dou de caras com uma serpente de fogo nas Mouricas e uma outra ignição a mais de 10km á frente ou seja, perto do Castelo de Belver ignição essa que foi prontamente combatida pelos Bombeiros de Gavião que felizmente estariam a patrulhar toda aquela área. Projecções do incêndio das Mouriscas? Claramente que NÃO.

6ºPonto
, os valentes operacionais no terreno executaram um corta fogo perto da Anta do Penedo Gordo e impediram que nessa noite de 4ª feira o fogo chegasse ao distrito de Portalegre e a população da Torre Cimeira,Fundeira e Belver tal como eu pôde dormir descansada.

7ºPonto
, 5ªfeira 16/08/2017, depois de uma noite de aflição e quando nada fazia prever devido a mais uma manhã relativamente calma, eis que pelas 14h o incêndio supostamente dominado perto da Ortiga, desce violentamente a mesma aldeia até ao Tejo, arrasa por completo a Ribeira D'Eiras e chega mesmo a cercar as aldeias de Torre Fundeira e Cimeira cuja Floresta foi carbonizada na sua totalidade.

8ºPonto
, a população de Belver um pouco mais tarde ouve algumas explosões junto à aldeia do Cadafaz na outra margem do Rio e a partir dai, ocorre uma violenta frente de fogo que em cerca de 1h chega à Praia Fluvial do Alamal (zona com imenso turismo) e chega ao Gavião contornando a Vila e seguindo para Atalaia. Pelo caminho o fogo carbonizou o ex-libris da região, o PR1 Arribas do Tejo com o seu magnifico passadiço ao longo do Rio.

9ºPonto
, nesse mesmo dia o panorama diurno do Gavião era duas violentas frentes de fogo no Mação e outras tantas em Belver e Gavião, e outros 2 focos de incêndio na outra margem do Tejo que eu vi surgirem num espaço de 5 minutos. (Cerca de 10 locais que comentavam a situação estavam ao meu lado e disseram a mesma coisa).

Conclusão, por mais desculpas que queiram arranjar, por mais mato que possam limpar por essas matas e florestas fora, por mais meios de combate que se comprem ou mandem vir do estrangeiro, se realmente existir a intenção por parte de um Singular ou Colectivo o fogo vai persistir. Eu não consigo entender é que após uma tragédia da envergadura de Pedrógão Grande, a 1ª opção de alguns partidos Políticos, é mentir e fazer aproveitamento da situação e isso seja azul,vermelho,rosa ou laranja é simplesmente deplorável.
Outra situação que me deixa pasmado, é ver alguns autarcas que tão bem conhecem a sua região, serem alvo de chacota quando duvidam da origem dos incêndios. Eu sei que aos poucos a ferida abre e acaba por doer e provavelmente nunca se chegará ao processo sumário mas as evidências já transbordam e se as manchetes ou telejornais nos invadem as televisões com informações acerca de vários suspeitos por fogo posto e num País em que o nº de ignições por dia chega a superar os 200 e 40% delas na parte nocturna.. é só abrir portas à imaginação e chegar à conclusão que não.... não é um vidro, nem um foguete, nem um pastor a fazer queimadas ás 2h da manhã que os vão causar. Não, não estou emocionalmente alterado, até porque já vivi o violento incêndio de 2003 no Mação, o de 2005 também que devastou tudo até perto da Ortiga e este pela 3ª vez e sei perfeitamente do que estou a falar. Não tenho, nem nunca tive o hábito de atirar pedras ao ar quando sei perfeitamente que a gravidade as vai colocar em rota de colisão com a minha cabeça.

Para finalizar, queria apenas deixar aqui esta foto de um painel informativo no Parque Biológico de Gaia que como todos devem imaginar não é de Esquerda,Direita,Centro etc (Aconselho vivamente a quem quiser visitar).

20170825_142833_zpsoo7h3clo.jpg
Exactamente, mas parece haver muita gente com medo de dizer que o rei vai nú...

t7pfuRc.png

Dados da Pordata. Há 20 anos as ocorrências eram muito superiores. A maior parte dos terroristas da altura deve ter ido para a reforma :D

Mais a sério, não há correlação entre ocorrências e área ardida. Há muito fator em jogo: a meteorologia, o ordenamento do território...

Outro facto histórico interessante:

98FX2cl.png
Vamos continuar a analisar os dados da pordata.
De acordo com a pordata, à 20 anos as ocorrências eram muito superiores. A maior parte dos terroristas da altura deve ter ido para a reforma?
Em primeiro lugar, a pordata tem acesso à informação estatal. Hummm...
Em segundo lugar, como havía mais ocorrências e hoje menos comprova que a "teoria" dos terroristas é errada???
Em terceiro lugar, segundo os dados da pordata, e creio que se refere ao alentejo, a área ardida por ocorrência é a mais elevada.
Mas sendo assim, cai por terra a "teoria" de que há menos incêndios no alentejo por a vegetação arder mais lentamente e existirem menos árvores. Se a área ardida por ocorrência em portalegre, évora, beja e faro é das mais altas, portanto ardem mais hectares por ocorrência, qual é a explicação?? o terreno é montanhoso? a densidade dos sobreiros e da vegetação é elevada?não existem bombeiros suficientes? não existem meios aéreos? porque deixam arder uma área tão grande quando a vegetação arde mais lentamente que no resto do país?
Na realidade o alentejo não arde como o resto do país, porque a corticeira amorim necessita da cortiça a sul do tejo e as empresas madeireiras necessitam da madeira queimada barata a norte do tejo.
Ao menos quando apresentam dados e gráficos, certifiquem-se que não os vai desdizer...:lmao:

O IF de Mação (os dois que "limparam" a zona) passam o Tejo por "salto"! Apesar de a ANPC abrir novas ocorrências, é a mesma e isto esta registado fotograficamente por Técnicos do ICNF!
A sério? saltaram portanto... E está registado fotográficamente pelos técnicos do ICNF? do estado portanto?
Bem, pelo trabalho do "estado" nestas últimas décadas... que dizer?
No dia que o "estado" quiser diminuir o número de ocorrências e a área ardida, vamos ter 100 ignições e 500 hectares por ano.
Mas isso iría acabar com muitos negócios e com muitos milhões de euros.
Fosse este país como os de alguns países do norte da europa, eu até acreditava nos "saltos" do incêndios, mas como acreditar é algo de religioso e eu sou ateu...
E é estranha esta "campanha" do incêndios serem por ignorância do povo. De algum modo é verdade, o povo é tão ignorante que até vota nos politícos e nos partidos. Mas não é só por cá.
As mentiras dos "estados" são tantas, que já nada que digam é crível...

No que diz respeito aos reacendimentos. Basta cruzar a hora em que aconteciam com a hora do dia em que o vento aumentava de intensidade. E na maioria dos casos tem a resposta.
Por acaso houve um caso que para mim foi caricato. A presidente da câmara de Abrantes em declarações para um canal disse que existia algo de muito estranho com os reacendimentos, pois no próprio dia estaria previsto um aumento do vento por volta das 15h e ela achou muito estranho que houvessem vários reacendimentos exactamente a essa hora, mesmo sabendo da previsão ela achava estranho. E por fim remata com a mão criminosa.
Isto é gozar com a cara das pessoas.
Por acaso era interessante saber, quantos dos autarcas que sem provas falam na mão criminosa aplicaram o plano municipal de defesa da floresta contra incêndios.
Basta cruzar a hora??
Faça um exercício: procure a informação que diga respeito ao número de reacendimentos que ocorreram este ano e veja a impossibilidade de tal acontecer. Afirma que a maioria dos casos têm resposta...alguns têm de facto, mas e os outros?? quem foi??
Alguns reacendimentos não o são na verdade, são novos focos de incêndio, e tudo isto de madrugada!
Chamo a isto, querer tapar o sol com a peneira...

Ò AJB, não vale a pena maçar o povo com relatórios e artigos técnicos, que o pessoal tem as suas "opiniões" e "factos", já comprovados e bem estabelecidos. Ou são terroristas, ou são criminosos, ou são os eucaliptos e os pinheiros, que se auto-imolam.

Ninguém lê relatórios, cheios de números e ainda por cima produzidos por serviços públicos (que só nos querem enganar), não vá a realidade contrariar as nossas "teorias" e "opiniões".

Estas semanas ando pelo Algarve, uma região também muito fustigada pelo "terrorismo" e pelo "crime organizado" (este ano, e até ao momento, já leva 200 fogos), só que aqui os "terroristas" ou têm poucos meios, ou são desmazelados: fogachos de "beira de estrada", nas palhas ressequidas, são às dúzias, mas de pouco efeito. Então não é que os terroristas lançam os fogos logo nos sítios em que os bombeiros ou qualquer passante os podem apagar facilmente???!!

E nos separadores centrais das autoestradas, com variados exemplos na A8 e na A1? Só mesmo para chatear o trânsito, porque são fogos que não vão longe... Há muita falta de formação profissional nestes criminosos... Sempre a mesma pecha nacional...

A parte mais triste é que tudo isto que vamos discutindo amigavelmente neste meteopt já foi discutido pelo país, dúzias e dúzias de vezes, nos últimos quarenta anos, e ninguém aprende nada - anda tudo ainda à procura de gambuzinos e de soluções miraculosas.

AJB, lembras-te deste livro (de quase 500 páginas) de Pedro Almeida Vieira (escritor e jornalista de investigação do Expresso, também ex-dirigente da Quercus), que em julho de 2006 pôs a nu (salvo seja) todo o "esquema" dos fogos em Portugal?

Cada livrinho - lançado em 2006 (sim, dois mil e seis) pela editora Dom Quixote - custa hoje cerca de 3€, nas livrarias, uma verdadeira pechincha.

3€, e podíamos ter uma conversa muito mais bem informada.

É sempre interessante quando nos "recomendam" uma determinada leitura.
Faz-me lembrar os "comentadores" nas tv´s, jornais, revistas.
E é interessante na medida em que nos tentam fazer crêr, que necessitamos de algum "iluminado" ou guru para nos explicar o mundo. Sim porque o "povo", tal como escreveu o bandevelugo, não gosta de ser maçado com relatórios e artigos técnicos, apenas os jornais desportivos. Bando de matarruanos!
E é interessante porque nos querem dizer: ah, e tal, vocês são todos uma cambada de estúpidos, burros, atrasados-mentais e portanto são desprovidos de qualquer capacidade de obter informação e muito menos de a interpretar!
E é fantástico porque nos querem dizer: temos aqui uma pessoa que vos vai explicar as coisas, ok?
E é fantástico porque estão por todo os media, pagos a peso de ouro. São politícos, ex-politícos, jurnalistas, comentadores, enfim, toda uma fauna como o dr. pinóquio, o dr. Ezequiel Valadas etc.
E é maravilhoso, porque, são as pessoas que comandam, que os selecionam, encomendam e pagam, para dizer e escrever o que lhes é mandado.
Ainda esta semana, após o atentado perpetrado pelo "estado islâmico", pudemos ouvi-los a "explicar" o sucedido...
O povo português, essa cambada de matarruanos, necessita que lhes expliquem o que vai no mundo.
E não é o único, o povo americano está bem pior em termos dos media...

Vamos então analisar os seus gráficos (pordata).

Em terceiro lugar, segundo os dados da pordata, e creio que se refere ao alentejo, a área ardida por ocorrência é a mais elevada.

Falso. Abaixo volto a isto.

Portanto à por aí alguém que dá umas noticias que falam de um indivíduo ser capaz de atear vários incêndios se tiver muita mobilidade... , e tendo em conta que estamos no século 21 e prácticamente todos os portugueses têm meio de transporte... o sr, OMG, conclui que é previsível? o que é previsível, é os if serem provocados pelo cidadãos com mobilidade? os portugueses com automóvel ou moto? Pode elaborar?

Não porque quem complicou algo bastante simples foste tu.

O objectivo do terrorismo é sempre a destruíção física e mental dos inimigos. Destruir pura e simplesmente.

Só por curiosidade, o acordo ortográfico é uma forma de terrorismo, porque pretende destruir ou eliminar um dos pilares da nossa cultura, a lingua portuguesa.

Não há uma definição consensual de terrorismo. E já de vez quantos portugueses anualmente ficam destruídos ou eliminados pelo AO?

Em primeiro lugar, a pordata tem acesso à informação estatal. Hummm...

Interessante. Conta-me mais...

Mas sendo assim, cai por terra a "teoria" de que há menos incêndios no alentejo por a vegetação arder mais lentamente e existirem menos árvores. Se a área ardida por ocorrência em portalegre, évora, beja e faro é das mais altas, portanto ardem mais hectares por ocorrência, qual é a explicação?? o terreno é montanhoso? a densidade dos sobreiros e da vegetação é elevada?não existem bombeiros suficientes? não existem meios aéreos? porque deixam arder uma área tão grande quando a vegetação arde mais lentamente que no resto do país?

A madeira queimada ser comprada a menos de 1/4 do preço é motivo suficiente?

Na realidade o alentejo não arde como o resto do país, porque a corticeira amorim necessita da cortiça a sul do tejo e as empresas madeireiras necessitam da madeira queimada barata a norte do tejo.

O país está tramado de facto. O Amorim controla o Alentejo, os madeireiros torram o centro-norte e os eucalipteiros engolem os restos. Eu cá acho que de todos o Amorim é o mais poderoso e tu? Isso de impedir incêndios em larga escala é algo bastante impressionante. E isto leva-me ao ponto seguinte:

Ao menos quando apresentam dados e gráficos, certifiquem-se que não os vai desdizer...:lmao:

Como só dás importância a dados que confirmam a tua opinião, não há grande coisa a fazer.

Mas acrescento que a 'Pordata' (para os distraídos a palavra é clicável) tem dados eventualmente relevantes, especialmente na secção 'discussão e conclusão'.

E para quem gosta de ler pérolas do passado, recheadas de falsidades e revisionismos aberrantes, cá vai mais uma.

EhzbmN7.png

Última edição:
Pois pois, portanto afirma que o que escrevi, i.e. "em terceiro lugar, segundo os dados da pordata, e creio que se refere ao alentejo, a área ardida por ocorrência é a mais elevada" é Falso. :lmao:
Faz-me lembrar o "dr. pinóquio" do herman josé! É falso? mas é o que diz o gráfico da Pordata, que vossemecê apresentou, ou fui eu?
Afirma que só dou importância a dados que confirmam a minha opinião... DADOS são DADOS! Ou como contraríam a vossa "teoria" já não são importantes?

Depois afirma que quem complicou algo bastante simples fui eu?
Quem leu o seu texto a referir a relação de cidadãos com mobilidade e fogo posto, ficou a saber que no nosso país ocorrem os incêndios porque os cidadãos têm mobilidade, logo o "povo" não tivesse meios de transporte, não havería if em portugal...

Afirma que não há uma definição consensual de terrorismo?? É muito estranho observar o mundo ocidental nos últimos 20 anos e fazer semelhante afirmação.
Por uma questão de lógica, morreram aproximadamente uma centena de pessoas este verão, nos if. Diz o "estado" que 64 dos quais, na causa directa dos incêndios. 64, porque o "estado" gosta muito dos números redondos, maçónicos...

E em relação ao AO, já alguêm viu/ouviu um inglês a falar/escrever inglês dos EUA??

Afirma ainda "No meio do controlo do Amorim do Alentejo e da dominação das empresas madeireiras do centro-norte como ficam as empresas da celulose?"
Pois se a norte do tejo existe muita madeira é natural as empresas de transformação gostarem de fazer bons negócios!
E as empresas da pasta de papel também, daí terem tudo muito bem guardado.
Se a sul do tejo, o país tem a maior produtor de cortiça e que são a base da indústria cortiçeira, é natural que cortiçeira amorim não queira ver a sua cortiça queimada. Por isso os tais "grupos" não vão lá colocar incêndios porque não deve ser muito bom para a saúde ter o grupo amorim com todos os seus meios à perna! Representa quase 1,000 milhões de euros. Acha que a c.amorim ou a soporcel correm riscos com 2,000 milhões de euros?
Uma coisa é um grupo de pessoas a colocar fogos em terrenos de pequenos proprietários e cidadãos anónimos, outra coisa é fazê-lo em terrenos de grandes grupos económicos...
Experimente e veja a diferença. Coloque fogos por esse país fora em terrenos de "ninguêm" e tente fazer o mesmo em terrenos de grandes proprietários...
É essa a razão porque a sul do tejo ocorrem poucas ignições, isto julgo eu, visto não ser omnisciente, mas pela lógica e pelos factos observáveis e demonstráveis. Existe uma coisa chamada REALIDADE, e ela não se deixa manipular por ninguém.
E se é interessante ou não, não sou eu que lhe vou explicar, investigue.
Por curiosidade, devo informá-lo que o sr. Amorim faleceu o mês passado, pode contudo tentar falar com a filha... mas duvido que o receba.

P.S. Afinal o furacão Harvey tem ventos e precipitações vulgares, ventos de 55 nós e chuva moderada a forte. Um típico dia de inverno inglês.;)

Serão estas pessoas também são adeptos da "teoria" da conspiração? são atrasados mentais? ignorantes? ou será que o rei vai mesmo nú?
Vejam e tirem as conclusões apropriadas.

O que aconteceu às pobres pessoas que faleceram na recta da estrada do pedrógão não parece ter sido obra de um vulgar incêndio.
Não parece provável ou verosímil, que um fogo florestal normal, possa provocar os efeitos observados, seja nos automóveis ou nas pessoas. A temperatura atingida foi de tal forma elevada que é provável que para tal acontecer, seria necessário o uso de um agente acelerador. Como não sou omnisciente nem omnipresente, esta é a minha modesta conclusão, baseada no estudo feito. Repito, uma conclusão. Investiguem e procurem soluções.

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Basta cruzar a hora??
Faça um exercício: procure a informação que diga respeito ao número de reacendimentos que ocorreram este ano e veja a impossibilidade de tal acontecer. Afirma que a maioria dos casos têm resposta...alguns têm de facto, mas e os outros?? quem foi??
Alguns reacendimentos não o são na verdade, são novos focos de incêndio, e tudo isto de madrugada!
Chamo a isto, querer tapar o sol com a peneira...

E que tal fazer o exercício de verificar se os reacendimentos coincidem ou não com as horas de maior intensidade do vento e depois falarmos. E sim por incrível que pareça o vento também pode aumentar durante a madrugada. Eu sei que pode parecer uma loucura mas é verdade.

E que tal fazer o exercício de verificar se os reacendimentos coincidem ou não com as horas de maior intensidade do vento e depois falarmos. E sim por incrível que pareça o vento também pode aumentar durante a madrugada. Eu sei que pode parecer uma loucura mas é verdade.
Claro que sim, concordo que em muitos casos, o vento vai provocar novas ignições.
O problema é que em muitos outros casos, nomeadamente os focos de incêndio que surgem em dias e noites sem vento, ou com vento inferior a 5 nós. É típico no verão português, surgirem as vagas de calor, dias de altas temperaturas, mínimas e máximas em o vento é nulo. Ora muitos dos "reacendimentos" ocorrerem precisamente noites de calmaria. E mais curioso ainda é surgirem 2 ou três ignições por vezes a muitas centenas de metros do incêndio. Em alguns casos a mais de 1 km.
É muito estranho. Se conseguir falar com alguns dos bombeiros e populares das áreas incêndiadas, ficará a ter mais informação sobre o fenómeno dos reacendimentos.

Serão estas pessoas também são adeptos da "teoria" da conspiração? são atrasados mentais? ignorantes? ou será que o rei vai mesmo nú?
Vejam e tirem as conclusões apropriadas.

Eu vi esse programa em directo e é engraçado que a única pessoa que não admite nem fala em terrorismo organizado é o Professor Clemente Nunes.
Aliás ele bem tentar falar da prevenção, falando no papel das Centrais de Biomassa e outros, mas como falar de prevenção e usar dados concretos no que se diz não trás audiências e é chato e aborrecido o moderador rapidamente cortou-lhe a palavra.

Já agora e entrando na minha área não concordo com o professor na suposta importância das centrais de Biomassa na redução de incêndios. Isto porque uma central de Biomassa não pode "viver" só de mato e do subprodutos da limpeza da floresta. A densidade energética deste tipo de resíduos é muito baixa e aumenta em muito os custos de transporte. Simplificando, só é rentável e ambientalmente sustentável(transporte liberta CO2) o uso de combustíveis de baixa densidade energética presentes num raio de 45km da central.

O problema é que em muitos outros casos, nomeadamente os focos de incêndio que surgem em dias e noites sem vento, ou com vento inferior a 5 nós. É típico no verão português, surgirem as vagas de calor, dias de altas temperaturas, mínimas e máximas em o vento é nulo.

Os terrorista só escolhem noites em ventos. Afinal são fracos terroristas.

Ora muitos dos "reacendimentos" ocorrerem precisamente noites de calmaria.

Essa é boa.....

Ninguém fala para não perder o emprego...
No que diz respeito ao equilibrio da natureza, eu estou certo que o melhor é deixar a natureza fazer o trabalho, afinal já o faz à muito mais tempo que o homem. Se é bom limpar as florestas/matos não sei, os matos selvagens e de espécies que já cá estavam antes de nós e nunca precisaram do homem para nada, antes pelo contrário. Criar áreas sem muito combustivel, como matos secos à volta de habitações e uma área nas bermas das estradas, claro que sim.
Mas tentar saber mais que a natureza dá quase sempre asneira.
A melhor prevenção é dar cultura e educação aos povos, especialmente às crianças, exactamente o oposto do que se passa nos nossos media.
Prevenção é apostar na vigilância (até porque cria postos de trabalho) e meios eficazes e sem interesses como o lucro.
Prevenção é ter uma justiça que funcione e puna os criminosos com penas adequadas, não penas suspensas, tais como colocar incêndiários a recuperar as áreas ardidas.

Agora um pouco off-topic, vi recentemente a notícia de que estavam a retirar peixe de algumas barragens.
O pouco que sei de aquariofilia, não me permite fazer um julgamento. Mas acho um pouco estranho, especialmente se o destino dos peixes é ser vendido ao quilo para fazer rações. Humm, será mais um esquema para alguém ganhar uns euros?