Macroburst
Cirrus
Vamos então analisar os seus gráficos (pordata). Portanto à por aí alguém que dá umas noticias que falam de um indivíduo ser capaz de atear vários incêndios se tiver muita mobilidade... , e tendo em conta que estamos no século 21 e prácticamente todos os portugueses têm meio de transporte... o sr, OMG, conclui que é previsível? o que é previsível, é os if serem provocados pelo cidadãos com mobilidade? os portugueses com automóvel ou moto? Pode elaborar?Essas notícias só mostram que um indivíduo é capaz de atear múltiplos incêndios especialmente se tiver muita mobilidade. Acho que é algo perfeitamente previsível não?
Para ser terrorismo falta motivo. Para ser crime organizado falta associação. Muitos suspeitos e pouca condenações.
Em todo o lado a discussão é a mesma. Se há certamente muito incêndio tendo por objetivo motivos económicos? Deve haver e Portugal não está sozinho.
Mas há muita especulação e poucas provas. E quanto aos IF's parece-me que há um padrão.
![]()
Afirma que para ser terrorismo, e depreendo que o que se passa este ano e os anteriores para si não é terrorismo, falta motivo... O objectivo do terrorismo é sempre a destruíção física e mental dos inimigos. Destruir pura e simplesmente. Vou parafrasear:
Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder.
Mais em pormenor: O terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses.
Terrorismo psicológico - Indução do medo por meio da divulgação de noticias em benefício próprio.
Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para manipular uma população conforme seus interesses.
Terrorismo económico - Subjugar economicamente uma população por conveniência própria.
e finalmente o Terrorismo religioso - Quando o incentivo do terrorismo vem de alguma religião.
No fenómeno dos if, podemos falar de terrorismo psicológico, de Estado e Económico. Só por curiosidade, o acordo ortográfico é uma forma de terrorismo, porque pretende destruir ou eliminar um dos pilares da nossa cultura, a lingua portuguesa.
Depois refere que para ser crime organizado falta associação... ainda esta semana, creio, foram detidos dois indivíduos num automóvel com velas e bidões de gasolina, mas casos como este são rápidamente "abafados" e deturpados pelos media... veja o caso do adepto de futebol que assasinou um cidadão italiano...
Os muitos suspeitos "apanhados" são apenas para os media e para as populações saberem que as forças da ordem funcionam e os governos estão a resolver o problema. Quem anda por esse país fora a colocar focos de incêndio, metódica e repedidamente, fá-lo com toda a tranquilidade, porque as penas são uma forma de expressão e os grupos/empresas/partidos/fundações provávelmente pagam muito bem. Alguém escreveu que os incêndios não se podem planear, o que é FALSO. Se alguém colocar várias ignições numa mata/floresta no verão, com temperaturas superiores a 30ºC, com vento moderado (como é o caso da nortada) e com humidade reduzida, o resultado será invariávelmente um grande incêndio, o que vai variar é a área ardida!
E isto é um exemplo para quase qualquer dia de verão em portugal! É um FACTO!
Depois fala em motivos económicos e que portugal não é caso único... Que bom, fico muito mais tranquilo nesse caso.
A madeira queimada ser comprada a menos de 1/4 do preço é motivo suficiente?


