Floresta portuguesa e os incêndios

Estive ontem, a passar a pente fino toda a região desde Abrantes até Mação, para definir em apenas uma palavra quem se atrever a visitar tais locais poderá observar a Devastação.

Falei com populares, falei com bombeiros e inclusive algumas pessoas da protecção civil de Almada e de Gavião. Palavra de ordem que me foi passada em uníssono -> Crime ambiental.

Para quem se designar a perder 1 ou 2 dias do seu tempo e dar uma volta pela paisagem agora árida, negra ao estilo marciano, vai facilmente chegar à conclusão que o aconteceu ali foi algo muito superior ao que a Natureza por ela própria pode originar.
Arderam quintais, casas devolutas o fogo esteve a 20 metros da minha casa que não foi destruída por milagre, os meus terrenos e oliveiras da Família a maior parte estão reduzidos a cinzas.

Do cimo do monte para quem observa com olhos de "ver", a forma como o fogo se propagou é 100% perceptível, e só um lunático -> repita-se lunático é que alguma vez poderia pensar que aqueles fogos se iniciaram por acções naturais ou negligência. Convido-vos mais uma vez a irem ao terreno e verem a devastação da zona centro e falarem com quem de direito.

Protecção civil de Almada - "Então mas já não sabes que em anos de eleições isto é sempre assim? Metade do País arde e a culpa morre solteira?"
Protecção civil de Gavião - " É perfeitamente óbvio que para além da influência climatérica adversa, existiu nestes concelhos fenómenos de acção humana"
Bombeiros de Gavião - " Isto em anos de eleições nós aqui já sabemos que vamos sofrer, não se lembra em 2003? E cada vez vai ser pior."

Ou talvez sejamos todos teóricos da conspiração, do género daqueles que acham que a Universo teve a sua origem no Big Bang ou então que a terra é plana.

Estive ontem, a passar a pente fino toda a região desde Abrantes até Mação, para definir em apenas uma palavra quem se atrever a visitar tais locais poderá observar a Devastação.

Falei com populares, falei com bombeiros e inclusive algumas pessoas da protecção civil de Almada e de Gavião. Palavra de ordem que me foi passada em uníssono -> Crime ambiental.

Para quem se designar a perder 1 ou 2 dias do seu tempo e dar uma volta pela paisagem agora árida, negra ao estilo marciano, vai facilmente chegar à conclusão que o aconteceu ali foi algo muito superior ao que a Natureza por ela própria pode originar.
Arderam quintais, casas devolutas o fogo esteve a 20 metros da minha casa que não foi destruída por milagre, os meus terrenos e oliveiras da Família a maior parte estão reduzidos a cinzas.

Do cimo do monte para quem observa com olhos de "ver", a forma como o fogo se propagou é 100% perceptível, e só um lunático -> repita-se lunático é que alguma vez poderia pensar que aqueles fogos se iniciaram por acções naturais ou negligência. Convido-vos mais uma vez a irem ao terreno e verem a devastação da zona centro e falarem com quem de direito.

Protecção civil de Almada - "Então mas já não sabes que em anos de eleições isto é sempre assim? Metade do País arde e a culpa morre solteira?"
Protecção civil de Gavião - " É perfeitamente óbvio que para além da influência climatérica adversa, existiu nestes concelhos fenómenos de acção humana"
Bombeiros de Gavião - " Isto em anos de eleições nós aqui já sabemos que vamos sofrer, não se lembra em 2003? E cada vez vai ser pior."

Ou talvez sejamos todos teóricos da conspiração, do género daqueles que acham que a Universo teve a sua origem no Big Bang ou então que a terra é plana.
Disseste que o fogo esteve a 20 metros da tua habitação,certo?
Não tinhas a FGC de 50 metros executada?

Escreves que perante tal destruição e severidade do fogo, a causa só pode ter sido humana e intencional...pergunto te, e espero sinceridade na tua resposta, qual a diferença (em termos de impacto na vegetação/solo/populações) entre o IF de Pedrogão e Gois, e esses incendios de Mação/Oleiros, e ainda os incêndios da Guarda?
Qual a diferença? Qual teve impacto mais negativo sob o ponto de vista humano/social, ambiental e económico?

(...)

Arderam quintais, casas devolutas o fogo esteve a 20 metros da minha casa que não foi destruída por milagre, os meus terrenos e oliveiras da Família a maior parte estão reduzidos a cinzas. . (...)

Lamento a tua perda como a de todas as pessoas nessa região que ciclicamente passa por situações destas. :(

Criz0r, estás a ser toldado pelas emoções, a Natureza consegue isso e muito mais, nunca duvides do poder da Natureza em modificar (destruir?) paisagens, seja por fogos, sismos ou cheias. incêndios na Austrália, causados por raios, causam devastações 10 vezes maiores e sem qualquer intervenção humana.

Com isto não estou a dizer que não tenha havido incendiarismo como causa primaria do incêndio, mas temos que analisar as coisas friamente. No estado de secura que estamos basta uma faisca na erva seca para arderem 20 mil ha ou mais. A meteorologia e as projeções de material incandescente causadas pela própria dinâmica do fogo, conseguem semear focos de incêndio em todo o lado, dando aquela ideia de fogo planeado por alguém criminoso, quando na realidade o fogo está apenas a ser ele próprio, com toda uma dinâmica já estudada e conhecida mas infelizmente quase sempre ignorada por quem é responsável pelo combate.

Última edição:
Disseste que o fogo esteve a 20 metros da tua habitação,certo?
Não tinhas a FGC de 50 metros executada?

O terreno envolvente a esta casa tem na sua maioria umas 5 ou 6 oliveiras cujo mato está totalmente limpo numa área até cerca de 100 metros. Do lado esquerdo tenho algumas habitações vizinhas com uma relativa extensão de videiras que foram dizimadas pelo fogo. Posso dizer-te que tenho alguns pinheiros a cerca de 20 metros que foi precisamente até onde o fogo chegou mesmo com o mato limpo. Tinha projecções de Eucalipto e Caruma de Pinheiro em cima do meu telhado que só não ardeu talvez por milagre, visto que o telhado está assente sob troncos de Eucalipto.

Escreves que perante tal destruição e severidade do fogo, a causa só pode ter sido humana e intencional...pergunto te, e espero sinceridade na tua resposta, qual a diferença (em termos de impacto na vegetação/solo/populações) entre o IF de Pedrogão e Gois, e esses incendios de Mação/Oleiros, e ainda os incêndios da Guarda?
Qual a diferença? Qual teve impacto mais negativo sob o ponto de vista humano/social, ambiental e económico?

Se queres a minha resposta mais honesta, a nível ambiental é uma devastação total para quem vem desde Góis até Gavião. É simplesmente arrasador ver montes,montanhas,montes e montanhas vestidas de preto.
Do ponto de vista económico, no que concerne á região que conheço desde a Sertã até Gavião é uma catástrofe. E quando digo catástrofe é extremamente grave, foram vinhas, pomares, Eucaliptos, Pinheiros, infraestrutura para a Pecuária foi tudo limpo pelo fogo.
Por ultimo e não menos grave a via turística, durante 3 ou 4 anos o imenso Turismo daquela região será severamente afectado. Desde as Praias Fluviais do Penedo Furado, Carvoeiro, Cardigos, Alamal, Zimbreira, Aldeia do Mato não há uma unica área verde em redor. Monumento Natural das Portas de Ródão que anualmente atrai milhares de Turistas para realizarem trilhos de observação da colónia de Grifos existentes também foi destruído praticamente na totalidade. Trilho PR1 - Arribas do Tejo ex-libris paisagístico daquela região da Beira Baixa está reduzido a cinzas num investimento de milhares de Euros. Oleiros, mais de 15 mil hectares de área ardida, trilho dos Aapalaches mundialmente conhecido por ser uma extensão antiga de um percurso que seguia até aos EUA foi destruído na sua totalidade. O incêndio de Pedrógão Grande não obstante as vidas que se perderam e que todos lamentamos profundamente, não se pode comparar nem por sombras ao que aconteceu em Oleiros,Sertã,Vila de Rei, Mação, Gavião e Abrantes. Se voltar a ocorrer para o ano algo do género nestes concelhos, a morte dos solos será uma inevitabilidade.

A verdade, i.e. a realidade, representação fiel, realidade, evidência cuja comprovação é dispensável por ser óbvia, é na sua essência incómoda para muitos. Sempre foi, daí a expressão o rei vai nú. Mas hoje mais que nunca, porque nunca tantos meios para entrar a verdade estiveram acessiveis a tantos. Os líderes não gostam nada da verdade, porque vai contra as suas verdades e a realidade criada por eles. Os seguidores também não gostam nada da verdade. porque beneficiam com a lealdade aos líderes. E o cidadão anónimo fica no meio deste jogo de interesses. Eu escrevo para contribuir com mais uma visão sobre o fenómeno dos incêndios no nosso país. Apenas mais uma opinião. Penso que quando se investiga um determinado assunto, quanto mais informação houver sobre o mesmo, mais fácil é chegar a uma conclusão. A ciência verdadeira é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona é a procura continua da verdade, é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades, as mais gerais e abrangentes possíveis. A ciência verdadeira, demonstra de forma eloquente que o que parece ser uma verdade hoje, amanhã poderá ser apenas mais uma teoria. No método científico a lógica é aplicada à ciência. Infelizmente desde o princípio do século 20, que a ciência deixou de ser totalmente verdadeira. A ciência tornou-se numa mistura de ciência, politíca, ideologia e dinheiro. Afirmam que a minha teoria é da "conspiração", e que por eu não provar o que escrevo é errada. Contudo eu não obrigo ninguêm a lê-las e muito menos a estudá-las. No entanto, teorias que ninguêm provou até hoje (pelo contrário), são ensinadas nas universidades, divulgadas nos media e dadas como verdadeiras. Os postulados da princípio da relatividade, a fórmula E=MC2, a teoria dos buracos negros, a teoria do bigbang etc, podem ser provadas falsas por qualquer licenciado em física. As histórias de einstein e a teoria da relatividade que ele plagiou, a história da fórmula que ele não descobriu mas sim henri poincaré, a história dos postulados que ninguém pode comprovar, a história de stephen hawking etc. Estes são os heróis da ciência moderna, da pseudo-ciência. Os heróis de hoje são os jogadores de futebol iletrados e que não pagam os impostos, são os traficantes de droga, são os políticos corruptos terroristas e assassinos em massa que são galardoados com prémios nobel da paz, os actores de cinema e tv, são os "cantores" pop, etc.
Quando havia alguma moral, princípios e verdade, tinhamos personagens como o robin dos bosques, que roubava aos ricos para dar aos pobres, hoje a existir um robin dos bosques, roubaría aos pobres para dar aos ricos. E isso é precisamente o que fazem os politícos de hoje.
Em relação às palavras de OMG, é verdade enganei-me ao referir a fonte como sendo a pordata, não é. Lamento.;)
Não creio que alguém esteja aterrorizado com o OA, mas nauseado talvez. Se o governo do r.u. apresentasse como projecto, um AO semelhante ao nosso, iría provocar algo mais do que náuseas. Lembro-me da margaret tatcher, tapar a cauda de um modelo de avião da ba, porque não tinha a union jack. Margaret tatcher, outra grande estadista ou seria terrorista, já não me lembro
Mas em relação às ignições, quando referi mais um caso, afirma que as ignições não são todas parte de um plano bem feito de terror?
Claro que não acho que TODAS são parte de um plano bem feito de terror, são apenas ALGUMAS. Acho que tem deve consultar um neurologista...
Depois apresenta gráficos retirados de Forest Fires in Europe, Middle East and North Africa 2011?
Iberian peninsula's fire origin investigation de 2011 julgo?
Dados fornecidos pelo paulo sacadura do ANPC e paulo mateus do MA e dados fornecidos por alguém da universidade de aveiro?
Na realidade a UE quis saber o que passava por cá, pagou o estudo a alguns eruditos e responderam que temos um povo de atrasados mentais, coisa que já sabiam. E depois, afirma que já publicou estudos como estes??? Que credibilidade tem OMG?
Pessoas iluminadas como o OMG, são parte interessada na matéria! Se publicou e fez estudos para o "estado" a afirmar que os if são obra de desleixo e teimosia, tem de manter a história, ou vai fazer um novo estudo pago do seu bolso, a dizer que afinal o problema dos if em portugal é um grupo que ano após ano, metódicamente faz arder o país!
O OMG não é a solução do problema mas sim parte do problema! Caiu-lhe a máscara. Compreendo o que sente, a mudar a cassete agora, perdia a bolsa, o lugar na universidade, não lhe davam mais trabalho. Por isso a sua dedicação era tão comovente ao "desmontar" a teoria da conspiração...
Diga-me que credibilidade têm estes estudos? é como perguntar aos politícos se são honestos e nunca desviaram um euro do erário público!
Os restantes membros que gostam de "deitar abaixo" o que escrevo, também são assalariados do estado?
Em informática, há um acrónimo muito velhinho que deve conhecer, GIGO, garbage in garbage out. Conhece?
É muito interessante como alguns membros gostam de tratar desconhecidos por tu e , quando já referi. Mas insistem, é falta de educação ou sentem-se mais importantes? Tá calado ó matarruano, que quem sabe aqui alguma coisa somos nós!
Agora percebo o OMG, oh my god, if I say something wrong I'm really f*, right?
Deviamos unir esforços para resolver o problema dos incêndios e não pactuar com a destruição da nossa floresta e não perder tempo com questiúnculas.

P.S. Se quiser dê-me a referência das suas publicações, que eu terei muito gosto em lê-las.
Acho que te deves centrar em demonstrar que a tua leitura destes eventos é a mais assertiva e deixar tanto de atacar os outros membros do forum...é apenas a minha opinião! Questões particulares é em MP...se me permites claro!
Quanto a tua opinião...ajuda me pf e diz me se estou a "ler" corretamente a tua opinião!
Comecemos por separar os IF's em dois "pilares".. o ocorrer o IF e depois deste deflagrar o tempo que dura e a destruição provocada!
Comecemos então pela ocorrencia: achas que ha mão criminosa em GRANDE parte destes IF's...a minha questão é com que objetivo? Baixar o preço da madeira? Bom, se for por aí deixa me só adiantar que neste momento (sem contabilizar os IF's deste fim de semana e com áreas a carecerem de validação ainda), grosso modo, vamos com 180000 ha de área ardida! Destes, 80000 são matos! Desta forma pergunto: serão então os incendiários incompetentes ou tambem tem interesse que ardam matos? Ou ainda poderemos perguntar se os tipos querem é fazer arder floresta, mas ardendo matos chamam lhe "dano colateral"?
Bom, se forem incompetentes julgo que podemos estar mais tranquilos com estes "terroristas"...explicas me pf se estou a pensar bem?
Continuando, e indo agora à duração/destruição dos incêndios...
Estamos num patamar de área ardida que chegará aos 200000 ha este ano...deves concordar comigo que tal se deve TAMBÉM ao desordenamento da floresta e falta de produtividade/rendimento...bom, podemos então concluir que são os proprietários particulares (que detém 98% da floresta em Portugal) parte interessada que esta arda? se sim porque motivos? Se não então porque mantem as suas propriedades nestes estados de lastimavel desordenamento?
Por fim, o combate aos incendios tem sido desenvolvido com competencia ou incompetencia?
Obrigado antecipado pela tua sinceridade nas respostas!

• Gosto
Reactions: dahon e MSantos
O terreno envolvente a esta casa tem na sua maioria umas 5 ou 6 oliveiras cujo mato está totalmente limpo numa área até cerca de 100 metros. Do lado esquerdo tenho algumas habitações vizinhas com uma relativa extensão de videiras que foram dizimadas pelo fogo. Posso dizer-te que tenho alguns pinheiros a cerca de 20 metros que foi precisamente até onde o fogo chegou mesmo com o mato limpo. Tinha projecções de Eucalipto e Caruma de Pinheiro em cima do meu telhado que só não ardeu talvez por milagre, visto que o telhado está assente sob troncos de Eucalipto.

Se queres a minha resposta mais honesta, a nível ambiental é uma devastação total para quem vem desde Góis até Gavião. É simplesmente arrasador ver montes,montanhas,montes e montanhas vestidas de preto.
Do ponto de vista económico, no que concerne á região que conheço desde a Sertã até Gavião é uma catástrofe. E quando digo catástrofe é extremamente grave, foram vinhas, pomares, Eucaliptos, Pinheiros, infraestrutura para a Pecuária foi tudo limpo pelo fogo.
Por ultimo e não menos grave a via turística, durante 3 ou 4 anos o imenso Turismo daquela região será severamente afectado. Desde as Praias Fluviais do Penedo Furado, Carvoeiro, Cardigos, Alamal, Zimbreira, Aldeia do Mato não há uma unica área verde em redor. Monumento Natural das Portas de Ródão que anualmente atrai milhares de Turistas para realizarem trilhos de observação da colónia de Grifos existentes também foi destruído praticamente na totalidade. Trilho PR1 - Arribas do Tejo ex-libris paisagístico daquela região da Beira Baixa está reduzido a cinzas num investimento de milhares de Euros. Oleiros, mais de 15 mil hectares de área ardida, trilho dos Aapalaches mundialmente conhecido por ser uma extensão antiga de um percurso que seguia até aos EUA foi destruído na sua totalidade. O incêndio de Pedrógão Grande não obstante as vidas que se perderam e que todos lamentamos profundamente, não se pode comparar nem por sombras ao que aconteceu em Oleiros,Sertã,Vila de Rei, Mação, Gavião e Abrantes. Se voltar a ocorrer para o ano algo do género nestes concelhos, a morte dos solos será uma inevitabilidade.
Quanto ao telhado da tua casa e a forma de o protegeres melhor aconselho te vivamente a leitura:
http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/agir/boapratic/dfci
Perante a tua resposta posso concluir que não precisa de haver mão criminosa para haver a destruição que relatas!
Para breve estará do conhecimento publico o relatorio da PJ sobre os IF's de Pedrogão e Gois...verás a causa e a destruição que provocou...
não subestimem a força da natureza...não é preciso um "insignificante" HOMEM para destruir 20000 ha, a Natureza fa lo com a maior das facilidades!
Agora, a Natureza tem é grandes "ajudantes" por cá, que são as pessoas que não "limpam" os terrenos junto das habitações ou terrenos agricolas, que são aqueles que se metem nos montes a ver o incêndio em vez de lá sairem, são aqueles que preferem plantar especies indigenas a aproveitar as autóctones...tantos ajudantes...

• Gosto
Reactions: dahon e MSantos
Com isto não estou a dizer que não tenha havido incendiarismo como causa primaria do incêndio, mas temos que analisar as coisas friamente. No estado de secura que estamos basta uma faisca na erva seca para arderem 20 mil ha ou mais. A meteorologia e as projeções de material incandescente causadas pela própria dinâmica do fogo, conseguem semear focos de incêndio em todo o lado, dando aquela ideia de fogo planeado por alguém criminoso, quando na realidade o fogo está apenas a ser ele próprio, com toda uma dinâmica já estudada e conhecida mas infelizmente quase ignorada por quem é responsável pelo combate.

Claro que sim, não é isso que está em causa, ainda ontem pude ver a quantidade anormal de projecções dentro das Aldeias de Torre Cimeira e Fundeira. A frente que seguia de Ribeira D'eiras e posteriormente contornou o monte até à encosta do Vale do Tejo foi devido ao imenso mato existente, aos niveis de humidade praticamente a 0 e acção dos ventos fortes. Isso viu-se claramente lá no local e ninguém duvida disso. Até na Vila do Mação perto das Bombas da CEPSA se viu que uma projecção oriunda da frente que estava na zona industrial conseguiu ainda queimar uma enorme quintal dentro da própria Vila.

O que estou a querer alertar, é que muitas destas ignições que ocorreram, principalmente aquela ás 2h 04 da manhã não foram de forma alguma influências Climatéricas. O fogo arde e progride com tanta violência precisamente devido à secura total daqueles terrenos, que não devem ver água à meses. Tal como a situação de Pedrógão Grande, a maioria das pessoas tende a confundir o que aconteceu naquela Estrada com a ignição do incêndio. A ignição que deu origem ao incêndio foi o resultado de uma ignição na minha opinião de origem criminosa e o estado de secura dos terrenos versus condições climatéricas adversas fizeram o resto do trabalho.

Claro que sim, não é isso que está em causa, ainda ontem pude ver a quantidade anormal de projecções dentro das Aldeias de Torre Cimeira e Fundeira. A frente que seguia de Ribeira D'eiras e posteriormente contornou o monte até à encosta do Vale do Tejo foi devido ao imenso mato existente, aos niveis de humidade praticamente a 0 e acção dos ventos fortes. Isso viu-se claramente lá no local e ninguém duvida disso. Até na Vila do Mação perto das Bombas da CEPSA se viu que uma projecção oriunda da frente que estava na zona industrial conseguiu ainda queimar uma enorme quintal dentro da própria Vila.

O que estou a querer alertar, é que muitas destas ignições que ocorreram, principalmente aquela ás 2h 04 da manhã não foram de forma alguma influências Climatéricas. O fogo arde e progride com tanta violência precisamente devido à secura total daqueles terrenos, que não devem ver água à meses. Tal como a situação de Pedrógão Grande, a maioria das pessoas tende a confundir o que aconteceu naquela Estrada com a ignição do incêndio. A ignição que deu origem ao incêndio foi o resultado de uma ignição na minha opinião de origem criminosa e o estado de secura dos terrenos versus condições climatéricas adversas fizeram o resto do trabalho.
So uma "correção" se me permites...condições meteorológicas e não climatericas!
Quanto a projeção que escreves que caiu em Mação, tens ideia da distancia que ela percorreu pelo ar?

• Gosto
Reactions: criz0r e MSantos
criz0r duas coisas:

Primeiro, ninguém pode afirmar que o incêndio de Mação (e outros) não tiveram origem criminosa. Podem efectivamente ter tido essa origem. Agora chamar lunático a quem possa considerar que possam ter existido outras origens, será talvez um pouco exagerado. Até porque definir causas a partir de efeitos é um trabalho de pesquisa um pouco "curto".

Segundo, e como ainda estamos num fórum de meteorologia... Não existem condições climatéricas. Ou são climáticas ou meteorológicas (neste caso falamos das segundas). O climatério é outra coisa que não se aplica sequer à meteorologia ;)

• Gosto
Reactions: MSantos e criz0r
Quanto ao telhado da tua casa e a forma de o protegeres melhor aconselho te vivamente a leitura:
http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/agir/boapratic/dfci

Agradeço desde já o conselho. Vou dar uma vista de olhos assim que tiver tempo.

Relativamente ao que ocorreu na região que me diz respeito, não acredito. Obviamente que toda aquela zona era explosiva, os matos dariam praticamente até meia altura dos pinheiros e Eucaliptos é verdade. Eu estive presente numa das noites mais aflitivas do evento e as rajadas estariam certamente na casa dos 50/60km/h que fez com que o fogo chegasse rapidamente a Vale da Abelha. O que aconteceu no dia a seguir das Torres até Belver em simultâneo com a outra margem do Tejo não foi causa natural. Cada um tem a sua opinião, cada um vê o que ve e regista o que vê e como já tenho alguma experiência a lidar com os fogos principalmente naquela zona sei do que falo. E aqui não estamos a falar de emoções, estamos a falar de factos concretos. Se não lidasse com emoções depois de tantos anos a ver incêndios por ali a esta altura e depois do que vi ontem estaria internado no Hospital Psiquiátrico mais próximo. Nada disso, as coisas são o que são e quem acredita na história do Raio (cuja trovoada ainda nem existia na altura) que atingiu a árvore e provocou o incêndio de Pedrógão Grande é outro lunático.

Segundo, e como ainda estamos num fórum de meteorologia... Não existem condições climatéricas. Ou são climáticas ou meteorológicas (neste caso falamos das segundas). O climatério é outra coisa que não se aplica sequer à meteorologia ;)

Obrigado pela correcção @vitamos e @AJB , foi o desabafo do momento. Em relação à origem dos incêndios, a culpa vai morrer solteira. Trigo limpo farinha amparo ou não estivéssemos em Portugal.

Quanto a projeção que escreves que caiu em Mação, tens ideia da distancia que ela percorreu pelo ar?

Assim por alto, talvez cerca de 100 ou 200 metros mais coisa menos coisa. Mas vi locais dentro da própria Vila que distavam do incêndio praticamente quase 1km.

Agradeço desde já o conselho. Vou dar uma vista de olhos assim que tiver tempo.

Relativamente ao que ocorreu na região que me diz respeito, não acredito. Obviamente que toda aquela zona era explosiva, os matos dariam praticamente até meia altura dos pinheiros e Eucaliptos é verdade. Eu estive presente numa das noites mais aflitivas do evento e as rajadas estariam certamente na casa dos 50/60km/h que fez com que o fogo chegasse rapidamente a Vale da Abelha. O que aconteceu no dia a seguir das Torres até Belver em simultâneo com a outra margem do Tejo não foi causa natural. Cada um tem a sua opinião, cada um vê o que ve e regista o que vê e como já tenho alguma experiência a lidar com os fogos principalmente naquela zona sei do que falo. E aqui não estamos a falar de emoções, estamos a falar de factos concretos. Se não lidasse com emoções depois de tantos anos a ver incêndios por ali a esta altura e depois do que vi ontem estaria internado no Hospital Psiquiátrico mais próximo. Nada disso, as coisas são o que são e quem acredita na história do Raio (cuja trovoada ainda nem existia na altura) que atingiu a árvore e provocou o incêndio de Pedrógão Grande é outro lunático.
"Pegando" na parte final do teu post...bom, deves ser um GRANDE investigador para estar a colocar em causa (e chamar "Lunáticos" aos PJ's :)) o trabalho dos agentes da PJ que se dedicam a investigação de causas de incêndios florestais em Portugal...e olha que eles são muito muito bons...até são eles que vão dar formação a Espanha e não ao contrario!
Se me permites, estas te a contradizer (desculpa se entendi mal) ao dizer que o que se passou em Belver, quando o fogo saltou o Tejo...qual a largura do Tejo ali? E qual a distancia que percorreu o fogo ao chegar as bombas em Mação (que referes no teu anterior post)?

So uma "correção" se me permites...condições meteorológicas e não climatericas!

As de eucalipto podem andar alguns quilómetros, Daí o fogo ter cruzado albufeira de Castelo do Bode e o rio Tejo.

• Gosto
Reactions: AJB