Floresta portuguesa e os incêndios

As de eucalipto podem andar alguns quilómetros, Daí o fogo ter cruzado albufeira de Castelo do Bode e o rio Tejo.
Sim sim, eu sei disso ;)
Queria era fazer ver que conforme caem projeções em Mação, elas tambem podem saltar o tejo e provocar "chuva de saltos" logo várias ignições...por baixo da coluna convectiva é banal e dadas as condições de secura a maior parte destes saltos tem condiçoes para prosseguir a linha de fogo...mas confunde se isto com mão criminosa...ouvem se tantos responsaveis no terreno a dizer: "o sacana do incendiario anda a nossa frente a pegar mais fogo..."...

Não vou perpetuar o diálogo relativamente ao resultado das investigações da PJ, como democracia todos temos direito à opinião e fico-me por aqui.
Também já vi aqui fortes criticas à ANPC que considerei autênticas peças de comédia, inclusive até criticas a Bombeiros e autarcas que conhecem as suas regiões melhor do que ninguém e não opinei.

Em suma, o incêndio que cercou a Torre Fundeira,Cimeira e Belver veio de uma frente oriunda de Ribeira D'eiras. Uma provável projecção ou a acção do vento forte que na altura estava do quadrante SW fez com que o fogo contorna-se a aldeia da Torre Fundeira e desce-se pela encosta do Tejo até Belver. A 2ª frente de Ribeira D'eiras seguiu o seu caminho até ao Castelo de Belver e seguiu mato fora até muito perto da Ponte de Belver.

Em simultâneo 3 focos de incêndio que eu vi do miradouro de Gavião avançavam da outra margem do Tejo desde a Praia do Alamal, passando pela aldeia do Cadafaz, cercando a Vila de Gavião e seguindo o seu rumo até cerca de 2 km á frente da Vila que entretanto ou se auto extinguiu ou foi dominado pelas operações no terreno. Se me perguntas a largura do Tejo não te consigo dar uma resposta concreta, posso apenas afirmar que a zona mais larga é precisamente na Praia do Alamal.

Não estou aqui a ver qualquer tipo de contradição, a menos que realmente precise de acompanhamento psiquiátrico.

@MSantos

Das Mouriscas à Torre Fundeira, estamos a falar em cerca de 7 ou 8km de distância e mesmo assim tinha o telhado cheio de folhas de Eucalipto queimado. Impressionante de facto essa árvore.

• Gosto
Reactions: MSantos
Sim sim, eu sei disso ;)
Queria era fazer ver que conforme caem projeções em Mação, elas tambem podem saltar o tejo e provocar "chuva de saltos" logo várias ignições...por baixo da coluna convectiva é banal e dadas as condições de secura a maior parte destes saltos tem condiçoes para prosseguir a linha de fogo...mas confunde se isto com mão criminosa...ouvem se tantos responsaveis no terreno a dizer: "o sacana do incendiario anda a nossa frente a pegar mais fogo..."...

Ignições, eu quero saber das ignições, já todos sabemos perfeitamente que um terreno extremamente seco aliado a ventos fortes e humidade relativa muito baixa é um autêntico bidon de gasolina para a propagação de qualquer incêndio.

Explica-me por favor, uma ignição na Aldeia da Torre Cimeira ás 2h e 04m na madrugada de dia 15 que envolveu 1 viatura e 2 meios humanos.

@MSantos

Até te estou a enganar, esta é a distância de ambas as Aldeias, portanto penso que as projecções daquela noite tenham sido de Vale de Abelha ou Ortiga.

Capture.jpg

06ed

Ignições, eu quero saber das ignições, já todos sabemos perfeitamente que um terreno extremamente seco aliado a ventos fortes e humidade relativa muito baixa é um autêntico bidon de gasolina para a propagação de qualquer incêndio.

Explica-me por favor, uma ignição na Aldeia da Torre Cimeira ás 2h e 04m na madrugada de dia 15 que envolveu 1 viatura e 2 meios humanos.
A que horas la passou nessa aldeia a frente do incendio?

Esta ignição na Torre Cimeira ocorreu no dia 15/08/17 3ªfeira ás 2h04m da madrugada e foi prontamente combatida.
A frente que varreu a aldeia foi no dia 18/08/17 6ª feira através de Ribeira D'eiras.

Esta ignição na Torre Cimeira ocorreu no dia 15/08/17 3ªfeira ás 2h04m da madrugada e foi prontamente combatida.
A frente que varreu a aldeia foi no dia 18/08/17 6ª feira através de Ribeira D'eiras.
Foi combatida por uma viatura e dois homens?
Mas ja la tinha havido algum incendio?
pergunto isto pois não é normal numa ignição nova ser despoletada apenas uma viatura e dois bb´s...

• Gosto
Reactions: criz0r
A projecção não foi de uma lado ao outro pela estrada.. Tem de se fazer a linha para ver a distância (bem menor que os 14km).

Desnecessário, isto é apenas um aproximado da distância entre aldeias. obviamente que em linha recta a distância não será esta, ainda assim tem muito trajecto a percorrer.

Foi combatida por uma viatura e dois homens?
Mas ja la tinha havido algum incendio?
pergunto isto pois não é normal numa ignição nova ser despoletada apenas uma viatura e dois bb´s...

Todo o mato,arvoredo etc na Torre Cimeira era virgem e bem virgem à mais de 5 anos pelo menos.
Convém realçar que o incêndio de Mação nesse dia estava activo ainda na fronteira entre Mação/Sertã.
Os Bombeiros voluntários de Gavião tinham e têm sempre 2 viaturas de prevenção na Torre Fundeira e Cimeira.

Todo o mato,arvoredo etc na Torre Cimeira era virgem e bem virgem à mais de 5 anos pelo menos.
Convém realçar que o incêndio de Mação nesse dia estava activo ainda na fronteira entre Mação/Sertã.
Os Bombeiros voluntários de Gavião tinham e têm sempre 2 viaturas de prevenção na Torre Fundeira e Cimeira.
Mas algo não bate certo, desculpa lá...dizes que o IF de Mação estava ativo, logo a meteo era muito desfavoravel! Dizes que aquela zona ja não ardia ha pelo menos 5 anos, logo tinha potencial para arder;
Dizes por fim que 1 viatura e 2 Homens combateram o IF e o extinguiram...a noite...
Qual o tempo estimado de percurso entre o Quartel dos BB's de Gavião e o local deste incendio?

dizes que o IF de Mação estava ativo, logo a meteo era muito desfavoravel! Dizes que aquela zona ja não ardia ha pelo menos 5 anos, logo tinha potencial para arder;

Certíssimo.

Dizes por fim que 1 viatura e 2 Homens combateram o IF e o extinguiram...a noite...

Certo.

Qual o tempo estimado de percurso entre o Quartel dos BB's de Gavião e o local deste incendio?

O que é que isso tem a ver? As corporações de Bombeiros de Gavião e Mação já sabem que aquela zona por ser tão virgem é sempre potencialmente perigosa, se tinham uma viatura de prevenção em cada aldeia é óbvio que atacaram a ignição logo que a mesma despontou... não sei qual é a dificuldade de perceber isto. Quero é que me expliques por favor o que causou aquela ignição.