Não vou perpetuar o diálogo relativamente ao resultado das investigações da PJ, como democracia todos temos direito à opinião e fico-me por aqui.
Também já vi aqui fortes criticas à ANPC que considerei autênticas peças de comédia, inclusive até criticas a Bombeiros e autarcas que conhecem as suas regiões melhor do que ninguém e não opinei.
Em suma, o incêndio que cercou a Torre Fundeira,Cimeira e Belver veio de uma frente oriunda de Ribeira D'eiras. Uma provável projecção ou a acção do vento forte que na altura estava do quadrante SW fez com que o fogo contorna-se a aldeia da Torre Fundeira e desce-se pela encosta do Tejo até Belver. A 2ª frente de Ribeira D'eiras seguiu o seu caminho até ao Castelo de Belver e seguiu mato fora até muito perto da Ponte de Belver.
Em simultâneo 3 focos de incêndio que eu vi do miradouro de Gavião avançavam da outra margem do Tejo desde a Praia do Alamal, passando pela aldeia do Cadafaz, cercando a Vila de Gavião e seguindo o seu rumo até cerca de 2 km á frente da Vila que entretanto ou se auto extinguiu ou foi dominado pelas operações no terreno. Se me perguntas a largura do Tejo não te consigo dar uma resposta concreta, posso apenas afirmar que a zona mais larga é precisamente na Praia do Alamal.
Não estou aqui a ver qualquer tipo de contradição, a menos que realmente precise de acompanhamento psiquiátrico.