AJB, existe um problema, sendo para mim o mais importante, que é o responsável quer do número de if quer da área ardida, as ignições.
Vou excluir as ignições com origem natural (trovoadas sem precipitação, secas), as com origem humana, sejam as queimadas/uso do fogo imprudente, os pirómanos, os maus vizinhos, as festas com fogo de artifício, os cidadãos sem formação/educação, os acidentes, tudo isto aliado ao ordenamento deficiente, a falta de prevenção (estado/privados), a falta formação e educação cívica, a falta de fiscalização e a pura incúria, falta de cuidado, desleixo, negligência, etc. Todos sabemos que estão na origem de grande parte dos fogos em portugal.
Os restantes if e as suas causas são quanto a mim o grande problema. Eu não acho que há mão criminosa em GRANDE parte destes IF's, os facto falam por si. Os locais estratégicos das ignições, reacendimentos, a hora a que ocorrem, os muitos testemunhos de populares e de bombeiros, de acontecimentos muito estranhos, como o recente video da cmtv. Eu não vejo nem quero ver a cmtv, mas o video é desconcertante. A minha análise é a seguinte: o camera da cmtv estava a dar uma panorâmica do local do fogo, faz zoom e acompanha este homem vestido de bombeiro. Creio que não é bombeiro com base nos comentários de todos os chefes e operacionais que viram o video afirmam que o comportamento não é de um bombeiro.
O individuo parece procurar algo debaixo e dentro das manilhas, uns objectos esbranquiçados que coloca no interior do fato. Quanto a mim são aceleradores de fogo, que não foram usados que ele vai recuperar. É a minha opinião. Pode ser uma montagem da cmtv, o que não é concerteza é um bombeiro das corporações que estavam a combater o if. Ninguém o conhece e mais significativo é o facto de nenhum bombeiro ter aparecido a exclarecer os factos. Indica que não é provável que seja um bombeiro, mas quem é? muito sofisticado para um vulgar pirómano ou delinquente. A minha dúvida é mais tentar saber quem lhe paga.
Referiu os dois pilares dos IF's, o ocorrer o IF e depois deste deflagrar o tempo que dura e a destruição provocada.
Há dois factores que gostaria de saber com mais precisão, quanto tempo em média, levam os bombeiros a chegar ao local, i.e. desde o alerta que chega ao quartel até ao inicio do combate quanto tempo decorre?
Claro que depende da distância ao fogo, as vias de comunicação, os acessos etc. mas em média o combate inicia-se em pouco tempo.
O que vai ser um factor mais importante é a gestão dos meios feita pelas chefias, protecção civil etc, elementos do "estado".
A acção dos operacionais, bombeiros, pilotos é quanto a mim muito correcta, estão bem equipados, uma boa formação e julgo que são tão competentes como quaisquer outros, seja qual for o país.
AJB, se alguém criar 2 ou 3 ignições, em locais estratégicamente pensados, distantes uns dos outros, vai dificultar a acção dos bombeiros no ataque inicial, vai dispersar meios.
Durante o incêndio, é vulgar os bombeiros e populares, reportarem que quando um foco está controlado, rápidamente aparece outro a centenas de mts, mesmo a kms como reportou o criz0r?
Que podem fazer os bombeiros e os meios aéreos? é o jogo do gato e do rato!
A sua questão é com que objetivo? é muito simples...politicos, madeireiros,imobiliárias, empresas de construçao civil, empresas de gestao florestal, empresas de combate a incêndios, empresas de venda de material de combate a incêndios e a comunicaçao social.
Todos ganham, muito muito dinheiro, muitas dezenas de milhôes de euros. Muitos a "mamar" na grande porca.
É natural que não queiram mudar o que corre tão bem para alguns!
O texto em itálico é do José Gomes Ferreira:
"Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica? Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências? Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair? Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis? Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios?"
Porque dá muito dinheiro aos políticos e os seus amigos!
"A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios"
São muitos milhões de toneladas de madeira a preço de saldo! Será que um grupo suéco de mobiliário também compra a madeira ardida para os seus laminados? Se calhar não...
"Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei."
Bons negócios para os construtores civís, alguns acumulam tráfico de droga e desporto. Alguns devem centenas de milhões de euros ao estado mas o estado não sabe de nada. Devia mandar fazer mais estudos!
"À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre."
"Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime…"
Mas as tv's ganham muitos espectadores com imagens dos incêndios, i.e. muito dinheiro!
"Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo – destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime. Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:"
1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.
E as comissões e as empresas como a EMA com politícos a ganhar 6900 euros p/mês mais despesas?? O "estado" gastou dezenas de milhões de euros com a EMA, mas enriqueceu muita gente.
2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).
Subescrevo e com já referi, criar uma rede de postos de vigilância, cria emprego.
3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores.
Os mandantes mais que os mandados
4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.
5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.
6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.
Se a decisão fosse minha, meios pesados: 2 Beriev BE-200, 10 Canadair CL-415, 5 Kamov Ka-32
Como disse outro grande estadista, "é só fazer as contas"!
Alguém disse: Portugal está a arder, mas será que é tudo obra de gente doente (ideia que tanto as TVs querem fazer passar, sabe-se lá porquê)?? Se calhar não....
Subscrevo inteiramente