Floresta portuguesa e os incêndios

'Querem'? O Eucalipto é uma importante fonte de rendimento para o pequeno produtor. Não há aqui grandes conspirações. Planta-se porque dá dinheiro.

Não vou questionar a indignação relativa à prevalência do Eucalipto.

Eu compreendo perfeitamente o que queres dizer todavia, já pensaste se toda a gente pensasse de igual forma ? Por esta hora a Mata da Albergaria seria neste momento uma Paisagem de Eucaliptal e qualquer pequeno produtor com a sua parcela de terreno já teria meia dúzia de Eucaliptos plantados. Posto isto, terias um País cujo Interior seria um reserva de Eucaliptos em toda a sua extensão.

E qual é a solução? Ao estilo do Estaline em que se obriga as pessoas a ir viver para o interior? A solução à Costa em que se guetiza os sírios para fazer as tarefas que os tugas não querem fazer (gestão florestal)? Isso não é exequível numa democracia liberal.

Evitemos seguir a via política, isso daria controvérsia por aqui. Existem múltiplas formas de convidar a população a estabelecer-se no Interior através de várias medidas, podemos discutir algumas até porque seria muito interessante para o debate.
Não te esqueças que muito antes do Eucalipto, tinhas o triplo da população no Interior que sempre sobreviveu sem ele.

Honestamente duvido que a maioria dos turistas saiba a espécie das árvores. Se meteres umas casas no meio de colinas com um riacho e um bosque (independentemente da espécie) provavelmente a sensação de bem estar será a mesma :D

Coloco duas imagens abaixo para tirares as tuas próprias conclusões sobre este tema, acredita que se quiseres ver a beleza de um Bufo Real, um Grifo ou uma águia de Bonelli não as vais ver pousadas num ramo de Eucalipto.

Floresta Autóctone (Mata da Albergaria na Serra do Gerês)

a+%283%29.JPG


Floresta de Eucaliptos (Algures no Brasil)

materiafloretadeproducao01_evandrorodney.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Micael Gonçalves
Pessoas iluminadas como o OMG
Agora percebo o OMG, oh my god, if I say something wrong I'm really f*, right?
O OMG não é a solução do problema mas sim parte do problema! Caiu-lhe a máscara.

jjiBqvm.gif



Pois, a animação tem mais piada que a imagem parada. Infelizmente o fórum não aceita.

Não acho que a imagem seja um reflexo fidedigno da seriedade da grande maioria das minhas intervenções mas felizmente há liberdade para se ter opiniões diferentes. Que mudanças poderiam advir de um boneco diferente?

Escrito isto, como acho que já deu para ver, sou grande fã de gráficos, imagens e tabelas. Publicar fontes e dados concretos só dão mais solidez aos argumentos. Onde estão os teus?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: dahon
Obrigado antes de mais ao AJB pelas questões que coloca, vou responder a melhor informação disponivel.
OMG, lamento dizer que não vou comentar os "gráficos" e "estudos" pagos pelo mesmos politícos (o arco da governação) que nos desgovernam à muitas décadas. Como dizia o dr. medina carreira, um dos problemas do país é ter muita gente a depender do estado. E a isto já o Rafael Bordalo Pinheiro dizia à muitos anos: politica a grande porca. Quando o estado "encomenda" um "estudo" a um "perito" ou a uma entidade, é lógico que não vai apresentar nada de inconveniente seja para o estado, partido ou país. Um político, outro grande estadista afirmava em 2014, que os portugueses podiam confiar no bes. Também dizia que para alguém ser mais honestos que ele tinham que nascer 2 vezes...
Quem investiga um crime, visto que é de um crime que se trata e se repete ano após ano, deve usar o método científico e não o método politico ou ideológico. O facto de ser publicado ou não, não é uma garantia de que esse estudo seja correcto ou edóneo. Inclui fontes e dados concretos? SUPOSIÇÕES, DESINFORMAÇÃO e POLITIQUICE. É um estudo, nada mais nada menos. Pode ser feito com boa fé ou com má fé. Em estudos/pareceres encomendados pelo estado poderemos confiar? os mesmos que indicavam que deviamos fazer um novo aeroporto de lisboa na OTA? é necessário um cidadão ter um doutoramento em geologia/economia/transporte aéreo, puplicar um estudo para saber que o projecto é idiota? e os estudos que aconcelhavam investir no TGV? os atentados na europa são obra dos países do islão? a crise financeira que os contribuintes tiveram de pagar e continuam a pagar? os estudos que demonstram que os portugueses se endividaram e vivem acima das suas possibilidades? Há muitos estudos.
OMG, se trabalha para a grande porca, se depende da grande porca, não faça mais sugestões, fica-lhe mal. Entendo que tem um tacho e não o quer perder.


a_grande_porca_politica.jpg
 
AJB, existe um problema, sendo para mim o mais importante, que é o responsável quer do número de if quer da área ardida, as ignições.
Vou excluir as ignições com origem natural (trovoadas sem precipitação, secas), as com origem humana, sejam as queimadas/uso do fogo imprudente, os pirómanos, os maus vizinhos, as festas com fogo de artifício, os cidadãos sem formação/educação, os acidentes, tudo isto aliado ao ordenamento deficiente, a falta de prevenção (estado/privados), a falta formação e educação cívica, a falta de fiscalização e a pura incúria, falta de cuidado, desleixo, negligência, etc. Todos sabemos que estão na origem de grande parte dos fogos em portugal.
Os restantes if e as suas causas são quanto a mim o grande problema. Eu não acho que há mão criminosa em GRANDE parte destes IF's, os facto falam por si. Os locais estratégicos das ignições, reacendimentos, a hora a que ocorrem, os muitos testemunhos de populares e de bombeiros, de acontecimentos muito estranhos, como o recente video da cmtv. Eu não vejo nem quero ver a cmtv, mas o video é desconcertante. A minha análise é a seguinte: o camera da cmtv estava a dar uma panorâmica do local do fogo, faz zoom e acompanha este homem vestido de bombeiro. Creio que não é bombeiro com base nos comentários de todos os chefes e operacionais que viram o video afirmam que o comportamento não é de um bombeiro.
O individuo parece procurar algo debaixo e dentro das manilhas, uns objectos esbranquiçados que coloca no interior do fato. Quanto a mim são aceleradores de fogo, que não foram usados que ele vai recuperar. É a minha opinião. Pode ser uma montagem da cmtv, o que não é concerteza é um bombeiro das corporações que estavam a combater o if. Ninguém o conhece e mais significativo é o facto de nenhum bombeiro ter aparecido a exclarecer os factos. Indica que não é provável que seja um bombeiro, mas quem é? muito sofisticado para um vulgar pirómano ou delinquente. A minha dúvida é mais tentar saber quem lhe paga.
Referiu os dois pilares dos IF's, o ocorrer o IF e depois deste deflagrar o tempo que dura e a destruição provocada.
Há dois factores que gostaria de saber com mais precisão, quanto tempo em média, levam os bombeiros a chegar ao local, i.e. desde o alerta que chega ao quartel até ao inicio do combate quanto tempo decorre?
Claro que depende da distância ao fogo, as vias de comunicação, os acessos etc. mas em média o combate inicia-se em pouco tempo.
O que vai ser um factor mais importante é a gestão dos meios feita pelas chefias, protecção civil etc, elementos do "estado".
A acção dos operacionais, bombeiros, pilotos é quanto a mim muito correcta, estão bem equipados, uma boa formação e julgo que são tão competentes como quaisquer outros, seja qual for o país.
AJB, se alguém criar 2 ou 3 ignições, em locais estratégicamente pensados, distantes uns dos outros, vai dificultar a acção dos bombeiros no ataque inicial, vai dispersar meios.
Durante o incêndio, é vulgar os bombeiros e populares, reportarem que quando um foco está controlado, rápidamente aparece outro a centenas de mts, mesmo a kms como reportou o criz0r?
Que podem fazer os bombeiros e os meios aéreos? é o jogo do gato e do rato!
A sua questão é com que objetivo? é muito simples...politicos, madeireiros,imobiliárias, empresas de construçao civil, empresas de gestao florestal, empresas de combate a incêndios, empresas de venda de material de combate a incêndios e a comunicaçao social.
Todos ganham, muito muito dinheiro, muitas dezenas de milhôes de euros. Muitos a "mamar" na grande porca.
É natural que não queiram mudar o que corre tão bem para alguns!

O texto em itálico é do José Gomes Ferreira:

"Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica? Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências? Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair? Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis? Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios?"
Porque dá muito dinheiro aos políticos e os seus amigos!

"A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios"
São muitos milhões de toneladas de madeira a preço de saldo! Será que um grupo suéco de mobiliário também compra a madeira ardida para os seus laminados? Se calhar não...

"Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei."
Bons negócios para os construtores civís, alguns acumulam tráfico de droga e desporto. Alguns devem centenas de milhões de euros ao estado mas o estado não sabe de nada. Devia mandar fazer mais estudos!

"À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre."

"Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime…"

Mas as tv's ganham muitos espectadores com imagens dos incêndios, i.e. muito dinheiro!

"Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo – destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime. Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:"

1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.
E as comissões e as empresas como a EMA com politícos a ganhar 6900 euros p/mês mais despesas?? O "estado" gastou dezenas de milhões de euros com a EMA, mas enriqueceu muita gente.

2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).
Subescrevo e com já referi, criar uma rede de postos de vigilância, cria emprego.

3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores.
Os mandantes mais que os mandados

4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

Se a decisão fosse minha, meios pesados: 2 Beriev BE-200, 10 Canadair CL-415, 5 Kamov Ka-32

Como disse outro grande estadista, "é só fazer as contas"!

Alguém disse: Portugal está a arder, mas será que é tudo obra de gente doente (ideia que tanto as TVs querem fazer passar, sabe-se lá porquê)?? Se calhar não....

Subscrevo inteiramente
 
Eu nunca gostei muito das séries e filmes de holly wood, mas fui procurar.
O seu comentário é típico de quem passou e passa muitas horas a ver coisas de holly wood, fica-se com uma visão holly woodesca da realidade e do mundo. Se pensa que o que eu escrevi é entrar para a xpto zone, é porque não está bem informada.
Mas também não deve estar, brainwashing diz-lhe alguma coisa? é uma das melhores armas do império do sol poente.
Felizmente o sol está quase a pôr-se no império...
 
Muito bem Macroburst, esclarece me algumas coisas pf, pois fiquei com duvida no teus post!
Relativamente ao video do BB que aparece na cmtv, vou te dar a minha sincera opinião: ali estava um bombeiro, sem duvida!
O EPI (Equipamento de Proteção Individual) corresponde aos novos EPI's estipulados por norma da ANPC, logo é caro e não está acessível com facilidade!
Em segundo, falas de "aceleradores" do fogo...bom, se esta gente que coloca incêndios é tão bem formada e conhecedora do potencial de destruição do fogo, que num território em seca severa, com pelo menos 30 dias sem precipitação, com %HR do ar na ordem dos 15/20% e com vento médio superior a 15 km/h...achas mesmo que são precisos aceleradores do fogo???!!! Eu nem sei o que são aceleradores do fogo, mas vamos supor que são objetos que permitem ao fogo espalhar por um raio de alguns metros...o que é isso num incêndio de 1000 ha???!!!
Pensei bem ou estou errado, na tua ótica?
Quanto ao resto da tua intervenção...iremos la depois, se concordares!
 
Eu nunca gostei muito das séries e filmes de holly wood, mas fui procurar.
O seu comentário é típico de quem passou e passa muitas horas a ver coisas de holly wood, fica-se com uma visão holly woodesca da realidade e do mundo. Se pensa que o que eu escrevi é entrar para a xpto zone, é porque não está bem informada.
Mas também não deve estar, brainwashing diz-lhe alguma coisa? é uma das melhores armas do império do sol poente.
Felizmente o sol está quase a pôr-se no império...

213555193
 
AJB, quanto ao video, eu vejo o mesmo que todos. O video foi filmado num local afastado do incêndio. O facto do o EPI ser caro e não ser muito acessivel é um dos factores que mais suspeitas levantou por parte dos membros dos bombeiros (chefes incluídos) que o viram e quiseram comentar as imagens. Mas os EPIs podem ser adquiridos por qualquer pessoa e para qualquer empresa ou entidade que esteja por trás do negócio dos incêndios não deve ser problema, pelo contrário, é um bom investimento. Podemos fazer uma analogia aos assaltantes que usam uniformes da polícia etc. Estamos a falar de dezenas de milhões de euros. Se uma empresa vai ganhar milhões com os incêndios o que são alguns milhares em mercenários e EFIs?
Os EPI são distribuidos pelas câmaras e ANPC, mas não têm identificação quer o nome da corporação ou o nome do bombeiro.
Na opinião dos profissionais, não é um bombeiro, nem é um dos operacionais que estavam a combater o fogo. O facto de estar sozinho, isolado e o comportamento era estranho, mostrava cuidado de estar a ser observado. A área onde estava o individuo estava queimada, mas apenas num raio de alguns metros em volta das manilhas. No local estavam enterradas garrafas com quimicos dentro (aceleradores). Alguns chefes de bombeiros reportam a falta de qualidade dos EPIs que receberam, por oferecer pouca proteção térmica.
Quanto ao facto de as pessoas que são responsáveis pela situação no país serem bem formada e conhecedores do potencial de destruição do fogo, é óbvio que são! Ponha-se no lugar do empresário ou responsável de alguns incêndios, porque com eles vai ganhar 1 milhão. Acha que vai pedir ao vizinho do lado, ao bêbado da aldeia, a um labrego qualquer para colocar os incêndios ou a uma pessoa bem formada, um profissional e bem pago? Acha que alguém que sabe como ganhar 1 milhão com uma série de incêndios, vai deixar as coisas ao acaso, à sorte? ou vai organizar a operação de forma sistemática, profissional ano após ano?
Na eventualidade de um mercenário ser apanhado, como vão provar para quem trabalha? e qual a pena que pode apanhar um incêndiário em portugal?
Os "incêndiários" apanhados pela pj, quem são? quantos são mercenários? até porque a pj só investiga o que o poder político quer!
Repare ABJ, os incêndios em portugal não ocorrem todos em periodo de seca severa, com vento forte, ou humidade reduzida, os famosos 30-30-30. Muito pelo contrário, ocorrem todos os anos, de maio a outubro, uns anos mais outros anos menos, isso penso que se deve a três factores: a necessidade de madeira, a sua disponibilidade e o tipo de verão, mais quente e seco ou mais húmido e fresco. O uso de aceleradores, tais como gasolina, bombas incêndiárias, agentes químicos com temporizador são ferramentas. Até botijas de gás são usadas. Não está a pensar que as pessoas que colocam os focos de incêndio, o vão fazer com fósforos ou isqueiro.
A ignição é para ser feita o mais rápida e eficientemente possivel. Assim é possivel criar vários focos, que vão resultar numa grande área ardida.
Espero que tenha sido útil a minha explicação.
 
regressei de férias ontem e já deu para ter uma ideia da área ardida nos incêndios da serra da gardunha e estrela.

Na Gardunha os cerejais e castiçais tiveram um papel importante ao travar o fogo,esta zona norte da gardunha que me recorde nunca ardeu e isso deve-se em boa parte a estas manchas florestais, em relação á estrela as manchas de carvalhos espalhadas pela encosta devem sobreviver, continuo sem compreender o porquê de o parque natural ser na sua grande maioria povoado de pinheiro bravo como era o caso da vertente junto á Covilhã e sendo assim os incêndios tornam-se incontroláveis. Depois de ter assistido ao incêndio de unhais da serra com condições de muito vento passei a ser da opinião que um pinhal mesmo que limpo como muito se fala por aqui arde como pólvora, assisti ao fogo a propagar-se pelas copas e no espaço de 2 ou 3 minutos as chamas avançavam 500 metros.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: criz0r
AJB, quanto ao video, eu vejo o mesmo que todos. O video foi filmado num local afastado do incêndio. O facto do o EPI ser caro e não ser muito acessivel é um dos factores que mais suspeitas levantou por parte dos membros dos bombeiros (chefes incluídos) que o viram e quiseram comentar as imagens. Mas os EPIs podem ser adquiridos por qualquer pessoa e para qualquer empresa ou entidade que esteja por trás do negócio dos incêndios não deve ser problema, pelo contrário, é um bom investimento. Podemos fazer uma analogia aos assaltantes que usam uniformes da polícia etc. Estamos a falar de dezenas de milhões de euros. Se uma empresa vai ganhar milhões com os incêndios o que são alguns milhares em mercenários e EFIs?
Os EPI são distribuidos pelas câmaras e ANPC, mas não têm identificação quer o nome da corporação ou o nome do bombeiro.
Na opinião dos profissionais, não é um bombeiro, nem é um dos operacionais que estavam a combater o fogo. O facto de estar sozinho, isolado e o comportamento era estranho, mostrava cuidado de estar a ser observado. A área onde estava o individuo estava queimada, mas apenas num raio de alguns metros em volta das manilhas. No local estavam enterradas garrafas com quimicos dentro (aceleradores). Alguns chefes de bombeiros reportam a falta de qualidade dos EPIs que receberam, por oferecer pouca proteção térmica.
Quanto ao facto de as pessoas que são responsáveis pela situação no país serem bem formada e conhecedores do potencial de destruição do fogo, é óbvio que são! Ponha-se no lugar do empresário ou responsável de alguns incêndios, porque com eles vai ganhar 1 milhão. Acha que vai pedir ao vizinho do lado, ao bêbado da aldeia, a um labrego qualquer para colocar os incêndios ou a uma pessoa bem formada, um profissional e bem pago? Acha que alguém que sabe como ganhar 1 milhão com uma série de incêndios, vai deixar as coisas ao acaso, à sorte? ou vai organizar a operação de forma sistemática, profissional ano após ano?
Na eventualidade de um mercenário ser apanhado, como vão provar para quem trabalha? e qual a pena que pode apanhar um incêndiário em portugal?
Os "incêndiários" apanhados pela pj, quem são? quantos são mercenários? até porque a pj só investiga o que o poder político quer!
Repare ABJ, os incêndios em portugal não ocorrem todos em periodo de seca severa, com vento forte, ou humidade reduzida, os famosos 30-30-30. Muito pelo contrário, ocorrem todos os anos, de maio a outubro, uns anos mais outros anos menos, isso penso que se deve a três factores: a necessidade de madeira, a sua disponibilidade e o tipo de verão, mais quente e seco ou mais húmido e fresco. O uso de aceleradores, tais como gasolina, bombas incêndiárias, agentes químicos com temporizador são ferramentas. Até botijas de gás são usadas. Não está a pensar que as pessoas que colocam os focos de incêndio, o vão fazer com fósforos ou isqueiro.
A ignição é para ser feita o mais rápida e eficientemente possivel. Assim é possivel criar vários focos, que vão resultar numa grande área ardida.
Espero que tenha sido útil a minha explicação.
Não concordo contigo em quase nada, no entanto a tua explicação (perante a tua ideia das coisas) é lógica!
Ha, no teu ultimo post, algo que me intriga MAIS, "pessoas bem formadas" que colocam os incendios...mas quem são esses especialistas...quem achas que são?
 
regressei de férias ontem e já deu para ter uma ideia da área ardida nos incêndios da serra da gardunha e estrela.

Na Gardunha os cerejais e castiçais tiveram um papel importante ao travar o fogo,esta zona norte da gardunha que me recorde nunca ardeu e isso deve-se em boa parte a estas manchas florestais, em relação á estrela as manchas de carvalhos espalhadas pela encosta devem sobreviver, continuo sem compreender o porquê de o parque natural ser na sua grande maioria povoado de pinheiro bravo como era o caso da vertente junto á Covilhã e sendo assim os incêndios tornam-se incontroláveis. Depois de ter assistido ao incêndio de unhais da serra com condições de muito vento passei a ser da opinião que um pinhal mesmo que limpo como muito se fala por aqui arde como pólvora, assisti ao fogo a propagar-se pelas copas e no espaço de 2 ou 3 minutos as chamas avançavam 500 metros.

Arderam muitas Cerejeiras de acordo com o que conseguiste ver no local ?

Ha, no teu ultimo post, algo que me intriga MAIS, "pessoas bem formadas" que colocam os incendios...mas quem são esses especialistas...quem achas que são?

http://www.dn.pt/sociedade/interior...ta-de-ter-ateado-fogo-em-oleiros-8667287.html
 
Obrigado antes de mais ao AJB pelas questões que coloca, vou responder a melhor informação disponivel.
OMG, lamento dizer que não vou comentar os "gráficos" e "estudos" pagos pelo mesmos politícos (o arco da governação) que nos desgovernam à muitas décadas. Como dizia o dr. medina carreira, um dos problemas do país é ter muita gente a depender do estado. E a isto já o Rafael Bordalo Pinheiro dizia à muitos anos: politica a grande porca. Quando o estado "encomenda" um "estudo" a um "perito" ou a uma entidade, é lógico que não vai apresentar nada de inconveniente seja para o estado, partido ou país. Um político, outro grande estadista afirmava em 2014, que os portugueses podiam confiar no bes. Também dizia que para alguém ser mais honestos que ele tinham que nascer 2 vezes...
Quem investiga um crime, visto que é de um crime que se trata e se repete ano após ano, deve usar o método científico e não o método politico ou ideológico. O facto de ser publicado ou não, não é uma garantia de que esse estudo seja correcto ou edóneo. Inclui fontes e dados concretos? SUPOSIÇÕES, DESINFORMAÇÃO e POLITIQUICE. É um estudo, nada mais nada menos. Pode ser feito com boa fé ou com má fé. Em estudos/pareceres encomendados pelo estado poderemos confiar? os mesmos que indicavam que deviamos fazer um novo aeroporto de lisboa na OTA? é necessário um cidadão ter um doutoramento em geologia/economia/transporte aéreo, puplicar um estudo para saber que o projecto é idiota? e os estudos que aconcelhavam investir no TGV? os atentados na europa são obra dos países do islão? a crise financeira que os contribuintes tiveram de pagar e continuam a pagar? os estudos que demonstram que os portugueses se endividaram e vivem acima das suas possibilidades? Há muitos estudos.
OMG, se trabalha para a grande porca, se depende da grande porca, não faça mais sugestões, fica-lhe mal. Entendo que tem um tacho e não o quer perder.


a_grande_porca_politica.jpg

Muita palavra e pouco conteúdo útil. Parabéns?

Na opinião dos profissionais, não é um bombeiro, nem é um dos operacionais que estavam a combater o fogo. O facto de estar sozinho, isolado e o comportamento era estranho, mostrava cuidado de estar a ser observado. A área onde estava o individuo estava queimada, mas apenas num raio de alguns metros em volta das manilhas. No local estavam enterradas garrafas com quimicos dentro (aceleradores). Alguns chefes de bombeiros reportam a falta de qualidade dos EPIs que receberam, por oferecer pouca proteção térmica.

Mas quais profissionais? Não estarás a passar a tua opinião por 'profissional' pois não?


Como já publiquei anteriormente essa malta (pelo menos dos apanhados este ano) é uma minoria.

http://rr.sapo.pt/noticia/92114/aut...hel_e_um_agricultor_de_47_anos?utm_source=rss
 
Como já publiquei anteriormente essa malta (pelo menos dos apanhados este ano) é uma minoria.

Certo, no entanto ateam fogos que podem ou não dependendo de certas condições atingir proporções mais graves. Não interessa se é maioria ou minoria, o facto é que ainda há meia dúzia deles que fazem isto quando são indivíduos que supostamente nos deviam proteger a nós e floresta.
 
Certo, no entanto ateam fogos que podem ou não dependendo de certas condições atingir proporções mais graves. Não interessa se é maioria ou minoria, o facto é que ainda há meia dúzia deles que fazem isto quando são indivíduos que supostamente nos deviam proteger a nós e floresta.
Estás a sugerir que um Sapador Florestal ou um Bombeiro é um especialista em Fogos florestais????