Certo, no entanto ateam fogos que podem ou não dependendo de certas condições atingir proporções mais graves. Não interessa se é maioria ou minoria, o facto é que ainda há meia dúzia deles que fazem isto quando são indivíduos que supostamente nos deviam proteger a nós e floresta.
Outra coisa que sempre existiu (e certamente sempre existirá) e que ninguém dispute, ou devia disputar, a sua existência. Há bombeiros incendiários da mesma maneira que há polícias corruptos.
Os bombeiros incendiários podem ter uma melhor ideia dos locais onde os fogos podem ter mais impacto mas no fim do dia tudo dependerá da meteorologia prévia, da biomassa acumulada e da capacidade de reação e operacionalidade do corpo do combate.
Em parte é-me indiferente, e aqui certamente discordamos, se é um bombeiro que se desloca a uma mata vizinha ou um morador local que tem tédio ou está bêbado. As trovoadas secas também podem gerar incêndios nas zonas mais isoladas. A origem do incêndio só interessa à PJ. Aos bombeiros o que interessa é apagar o fogo.

