Esta mensagem deve ter sido movida porque não vi as intervenções anteriores.
Referes-te ao comentário do Sec. Estado?
http://observador.pt/2017/10/15/nao...beiros-e-avioes-para-nos-resolver-o-problema/
Por um lado a estratégia do Costa é épica. É a diluição da culpa.
A responsabilidade é toda do ordenamento florestal e todos os governos anteriores estão metidos nisso. Contratar pessoas sem qualificações e manter uma estrutura amadora na proteção civil é, simultaneamente, culpa de todos e ninguém. Como os outros fizeram pode-se continuar a fazê-lo sem problema.
Já os comentários do Sec. Estado são patéticos. Quantas vezes as pessoas foram evacuadas pela GNR contra a sua vontade? Elas também queriam ficar e proteger as suas propriedades.
O comentário só tem validade para a prevenção e não para o combate. Equivaler a ação de bombeiros, alegadamente treinados, com civis que fazem tudo desorganizadamente é ridículo.
É a ANPC que tem os meios e os conhecimentos mais úteis para combater os incêndios. Não é o civil com baldes e pás que tem o maior impacto. Os comentários do Sec. Estado são típicos de um Estado falido a vários níveis.
Pela mesma lógica eu também tenho o direito de estar armado para chumbar os criminosos. Não posso esperar pela polícia tendo em conta o tempo que muitas vezes demoram. Mas se eu o fizer vou para a prisão como já outros foram.