https://www.publico.pt/2017/10/16/s...em-os-problemas-diz-secretario-estado-1789040
https://www.publico.pt/2017/10/16/p...dias-negros-seguramente-vao-repetirse-1789046
Agora, lá vai o Marcelo, dar uns beijinhos e uns abraços, lá se faz mais uma gala de solidariedade para chorar umas lágrimas de crocodilo e no fim, ficará tudo na mesma.
Os erros foram os mesmos que em Junho e só faltava os mortos, para ser o take 2. Em Junho, existiu falta de coordenação, falta de meios, não ligaram patavina às previsões do IPMA, não viram as condições propícias a tragédias, mas estavam todos na praia e a gozarem um fim de semana prolongado, até a fita do tempo foi apagada para esconder o crime ou negligência.
No final de Setembro, os modelos mostravam uma primeira quinzena de Outubro bastante quente,o IPMA bem alertou mas parece que mais uma vez, ninguém ligou, que desactivaram os postes de vigia, terminaram a Fase Charlie passando para Delta, mandaram os meios aéreos embora, a culpa é do governo e não da Protecção Civil.
Ontem, houve muitas ocorrências, é certo que os meios não chegavam, mas se tivessem os meios aéreos como tinham na Fase Charlie, os incêndios não tomariam as consequências que tiveram e ainda vem o PM dizer que vai haver mais tragédias no futuro, se for com este governo vai existir muito mais mortes e não só nos incêndios.
Quando existe, o Estado que marimba-se, o resultado, só pode ser só um, a tragédia, já vai em 36 mortes.
Este ano, falam da grave seca, a seca ainda está longe de chegar aos valores de 2005, em 2005(30/09) o país estava numa seca bem mais grave com mais de 61% do território em seca extrema, neste momento, só está 7.4% em seca extrema e não morreram 100 pessoas, nem em 2003, só este ano, é que aconteceu o que aconteceu...