The Weatherman
Cumulus
Ninguém comenta? Gostava de ouvir opiniões...
Não me parece de todo viável ou funcional uma solução desse tipo. Preferiria equipar esses locais com terminais hidráulicos e acessos adequados a emergências.
Ninguém comenta? Gostava de ouvir opiniões...
Olha que não é bem assim, há muitas casas que arderam e as pessoas morreram lá dentro...Bastava as pessoas ficar em casa para se evitar a maioria das mortes.
Desculpa, mas o que são terminais hidráulicos?Não me parece de todo viável ou funcional uma solução desse tipo. Preferiria equipar esses locais com terminais hidráulicos e acessos adequados a emergências.
Desculpa, mas o que são terminais hidráulicos?
Por exemplo uma medida que podia servir para mitigar mortes for fenómenos extremos é uma rede de abrigos subterrâneos nas zonas de maior densidade florestal. Tinha a mais valia de ser um ponto para onde as pessoas sabiam que podiam ir. Estaria a cargo, por exemplo dos bombeiros e seria aberto por ordem da protecção civil local. Não tinham de ser muito grandes.
Ha ok! Não estava a entender... eu penso que uma coisa não invalida a outra...Hidrantes ou bocas de incêndio.
Em Pedrogão só 4 pessoas morreram dentro de casa. No Domingo/Segunda a grande maioria foi a defender barracões e nos carros.Olha que não é bem assim, há muitas casas que arderam e as pessoas morreram lá dentro...
Alguém viu campanhas na televisão em horário nobre nos dias de maior risco a alertar para se ter cuidado com beatas, churrascos, queimadas ? Eu não vi nada. Quando era mais novo viam-se.
Verdade. Lembro-me de em miúdo ainda na Primavera ver anúncios desse género. "Não atire cigarros para o chão, não faça fogueiras" etc.
Não estou a insultar Agreste, só acho que te fica mal e aos leitores que nos lêem.. Como não tens nenhuma propriedade num pinhal interior, não sabes do que falas: nunca limpaste mato, não fazes ideia de quantos anos são necessários para rentabilizar um pinhal, e até pensas que as pessoas não pagam impostos das suas propriedades, dizes coisas sem sentido.
E era preciso uma campanha dura, com imagens duras, a explicar que os incêndios MATAM!
E uma linha de denuncia, para efeitos de dissuasão. Depois há a vertente judicial, flagrante e grave incúria poucas ou nenhumas consequências tem, mesmo o fogo posto os juízes quase sempre suspendem as penas.
O Estado demitiu-se das suas responsabilidades e por isso não peçam para não se falar de politica.
Eu não digo que não seja necessário, mas a ideia de serem precisas campanhas a alertar para se ter cuidado com beatas, churrascos e queimadas nas circunstâncias actuais, faz-me temer que grande parte dos cidadãos deste país sejam atrasados mentais, sem qualquer ofensa para as verdadeiras vítimas de atrasos cognitivos. Faz-me ter vergonha alheia e é, de certa forma, quase ofensivo para quem tem mais de 2 neurónios funcionais. O pior é que é, aparentemente, mesmo necessário.