rozzo
Moderação
Eu não digo que não seja necessário, mas a ideia de serem precisas campanhas a alertar para se ter cuidado com beatas, churrascos e queimadas nas circunstâncias actuais, faz-me temer que grande parte dos cidadãos deste país sejam atrasados mentais, sem qualquer ofensa para as verdadeiras vítimas de atrasos cognitivos. Faz-me ter vergonha alheia e é, de certa forma, quase ofensivo para quem tem mais de 2 neurónios funcionais. O pior é que é, aparentemente, mesmo necessário.
Não diria ser preciso chegar ao rótulo de "atrasados mentais".
Mas usando os adjectivos desatentos, distraídos, despreocupados, ou simplesmente desinteressados, é o suficiente para sim, afirmar que sem dúvida há uma enorme parte da população que precisa ser constantemente avisada de "pormenores" desses, para realmente evitar comportamentos de risco.
A atenção/sensibilidade do cidadão "comum" para a meteorologia é mínima. Sejamos realistas. Se por si só não estão a par das reais condições meteorológicas e funcionam em grande parte quase como o calendário dos "burocratas" tão falado nestes dias por causa da fase Charlie, ou simplesmente com um atraso de 1/2 dias em relação ao tempo que fez de véspera (o típico ser apanhado desprevenido com chuva só porque na véspera esteve calor, ou ir de casaco num dia de 30º porque na véspera esteve fresco ou encoberto ou só porque é Outubro), então será para as consequências secundárias que resultam da meteorologia que vão estar realmente atentas ou sensibilizadas?
ÓBVIO QUE NÃO!
E esperar que isso mude é um erro, e não estou a dizer que as pessoas deveriam obrigatoriamente estar a par disso. Nós somos "maluquinhos do tempo" e somos uns poucos, uma gota-de-água no oceano, e isso é como é, gostos são gostos... Não vai mudar. Portanto ou nós, ou agentes com responsabilidade civil, terem a ideia utópica que as pessoas estão dentro destes assuntos no dia a dia por iniciativa própria...? Isso é um erro crasso, é falta de noção da realidade.
Claro que as pessoas têm de ser alertadas e relembradas dessas coisas por quem de direito! Tal como eu devo ser informado por quem de direito sobre outros assuntos/deveres de importância pública sobre os quais não tenho qualquer conhecimento de causa ou gosto pessoal. Há que ser realista...
É uma realidade que certas coisas por mais "básicas" ou "primárias" que pareçam a pessoas desta área, e/ou a pessoas que têm a iniciativa pessoal de ser informadas, não o são para a maior parte da população.. E se assim é, é preocupante que não haja essa "propaganda" ou chamada de atenção, ou sensibilização, por parte de governo, protecção civil, e bem anunciadas nos meios de comunicação, em particular na TV.
Certamente se em vez de se falar apenas nas belas imagens do furacão no mar e etc etc, nos noticiários, e nos fogos só quando estão a ocorrer, se nos intervalos dos programas da Julia, e do Preço Certo houvesse sensibilização/informação séria e bem coordenada, talvez muita gente tivesse evitado certos comportamentos no dia fatídico, talvez não tivesse havido metade das pessoas a ter comportamentos que levaram a tanto incêndio.
Talvez, ou talvez não, é um bocado incógnita na verdade...