Eu não sei o que fizeram em Sintra,mas parece que é bem segura para a floresta que tem. Se calhar a prevenção,os guardas,os próprios habitantes, estão consciencializados para......
... repensar se só pinheiro ou introduzir outras espécies ...
Excelente exemplo, é uma empresa com gestão pública (das poucas com uma excelente gestão), os Parques de Sintra canalizam todos os lucros para a gestão e salvaguarda do património e da floresta.Eu não sei o que fizeram em Sintra,mas parece que é bem segura para a floresta que tem. Se calhar a prevenção,os guardas,os próprios habitantes, estão consciencializados para......
Estava só a dar uma possibilidade... mas o mais importante é manter a área da Mata Nacional digna do seu nome!Re-introduzir outras espécies? Isso já é muita areia para a mini camioneta portuguesa. Estudos e mais estudos - sempre contraditórios, inconclusivos e dispendiosos claro - um ror de tempo e dinheiro para no fim plantarem meia dúzia de sobreiros e meia dúzia de azinheiras mais um par de pinheiros mansos. Há sempre lugar para um (ou dois ... lotezinhos). O melhor é, sem pensar muito, e já a partir de amanhã começar a repor os pinheiros que morreram nesta autentica carnificina, verdadeiro massacre. Foi assim durante 700 anos e funcionou. Repensar a restante floresta portuguesa é imperativo!

Eu não sei o que fizeram em Sintra,mas parece que é bem segura para a floresta que tem. Se calhar a prevenção,os guardas,os próprios habitantes, estão consciencializados para......
Para bem da Nação, espero que se volte a plantar a Mata Nacional de Leiria. Vamos ver se não começamos a ouvir sobre alterações ao PDM e operações de loteamento !![]()
... na serra de Sintra ... se por acaso ocorrer um incêndio, é muito complicado.

Em locais com pinheiros adultos, julgo que não é necessário plantar. Pelo menos têm nascido sempre, incêndio após incêndio, ninguém planta pinheiros.
Só não nascem se os pinheiros ardidos não tiverem largado semente das suas pinhas.

Será que faz sentido comparar a serra de Sintra (que tem uma enorme influência oceânica) com o restante território?
(É mesmo uma pergunta inocente, não estou a duvidar de ninguém.)

Cada vez existem mais provas de que há grupos organizados por detrás dos incêndios florestais.
Não vou negar que não possa haver algum crime organizado, mas a maior parte será crime de negligência, obviamente crime na mesma.E agora perante esse vídeo em que se verificam 6 ignições num espaço de minutos pergunto: Qual é o dispositivo por mais bem coordenado ou não que esteja que consiga fazer o seu trabalho com indivíduos que fazem isto multiplicado por x vezes em N de locais ao mesmo tempo ? A resposta a isto não é muito difícil, custa é engolir a muita gente.