Floresta portuguesa e os incêndios

De 1900 a 2010:

pbox.php

https://www.washingtonpost.com/news...ow-than-100-years-ago/?utm_term=.137ae6b82d60

Nota-se um aumento da área florestal.

Sertã preocupada com recuperação de casas e Oleiros com deslizamento de terras

Autarca da Sertã diz que continua à espera da aprovação das candidaturas ao fundo de emergência e ao fundo ambiental

Três meses após os incêndios de outubro de 2017, o presidente da Câmara da Sertã está preocupado com a recuperação das habitações destruídas no concelho e adianta que não sabe se haverá apoios.

"A maior preocupação prende-se com a recuperação das casas de primeira e de segunda habitação, além de barracões e anexos destruídos. Não se sabe se haverá apoios", disse à agência Lusa José Farinha Nunes.

O autarca diz que continua à espera da aprovação das candidaturas ao fundo de emergência e ao fundo ambiental.

"A Sertã apresentou uma candidatura a cada um desses fundos e estamos a aguardar. Antes de virem as candidaturas, não se consegue adiantar muito mais", disse.

O município inscreveu no orçamento para 2018 uma verba de 3,8 milhões de euros destinada aos incêndios e à regeneração urbana, mas José Farinha Nunes explica que não é suficiente para fazer face a todos os problemas causados.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2...de-casas-e-Oleiros-com-deslizamento-de-terras

Aos poucos já vão aparecendo algumas associações privadas de conservação da natureza, que gerem alguns hectares de terrenos, e talvez possa passar por aí, visto que conservas as espécies existentes, e ainda plantam muitas espécies autóctones.
Conheci a Montis, atraves da sua página do facebook, e o trabalho deles parece-me expemplar, sempre é melhor existir alguém a gerir os terrenos, do que estarem sem proveito nenhum.
Pois já se sabe que se nós estivermos á espera que o estado faça alguma coisa, mais vale esperar é sentado, e temos o bom exemplo do que aconteceu depois do incendio, em Ferraria de São João, em que a população se uniu, e cadastrou os terrenos em redor da aldeia, em que procederam ao arranque dos eucaliptos, e agoram plantaram arvores autóctones, como forma de proteger a aldeia contra o fogo.

https://www.facebook.com/ferrariadesaojoao/

https://www.facebook.com/montisacn/

@Pedro1993 o eucalipto não é o problema.
Braga e Porto têm muita ignição e muito eucaliptal e nunca morre ninguém por cá e muito raramente ardem bens às pessoas.
A fraca informação que as redes sociais ajudam a difundir criaram um preconceito contra o eucalipto.
Quem trabalha na floresta ou no combate não teme o eucalipto.
Quanto a aldeia é um perfeito exemplo disso mesmo.
Neste vídeo vês Carvalho a arder em copas.
A quercus e outros pseudo ambientalistas lisboetas nunca souberam explicar o porquê de a prática desmentir a teoria deles.
Torre de Moncorvo- Serra de reboredo:

@Pedro1993 o eucalipto não é o problema.
Braga e Porto têm muita ignição e muito eucaliptal e nunca morre ninguém por cá e muito raramente ardem bens às pessoas.
A fraca informação que as redes sociais ajudam a difundir criaram um preconceito contra o eucalipto.
Quem trabalha na floresta ou no combate não teme o eucalipto.
Quanto a aldeia é um perfeito exemplo disso mesmo.
Neste vídeo vês Carvalho a arder em copas.
A quercus e outros pseudo ambientalistas lisboetas nunca souberam explicar o porquê de a prática desmentir a teoria deles.
Torre de Moncorvo- Serra de reboredo:

Eu não digo que o eucalipto seja o bode espiatório de todos incendios que ocorrem no no nosso país.
Qualquer monocultura, com extensões de hectares a perder de vista, pode ser o óptimo aliado para o fogo.
O carvalho, pode arder em copas, isso depende também da carga de matéria organica, que se encontra debaixo da árvores, ou então salvo raras excepções como aconteceu nos grandes fogos de 2017, em que ardeu muita área de pomares totalmente limpos, tal não era a temperatura, que percorria ao sabor de ventos fortes.
Eu pessoalmente prefiro árvores autóctones, e de preferencia de folha caduca, porque aí cosegue-se obter uma grande carga de matéria organica, e consequentemente um solo muito fértil.

O Governo vai avançar este ano com projetos-piloto de "cabras sapadoras" com rebanhos dedicados à gestão de combustível florestal na rede primária, anunciou esta quarta-feira o secretário de Estado das Florestas, destacando o reforço na prevenção de incêndios. "A questão silvo-pastoril é essencial, por isso vamos fazer projetos-piloto este ano de chamadas 'cabras sapadoras'", declarou Miguel Freitas, explicando que o Governo vai intervir na rede primária através da componente mecânica com o fogo controlado e através da componente biológica com silvo-pastorícia.

Governo vai criar "cabras sapadoras" para gestão de combustível florestal

Vão ter uniformes e treino especializado?

:lmao:

• Gosto
Reactions: joselamego
Não entendo essa tua chacota. Isto é importante porque antigamente era assim que se mantinham limpas as floresta, quando ainda existia muito gado pelas nossas aldeias.

É bem verdade, aqui na minha aldeia existem 2 pastores, dos quais 1 deles já tem mais de 80 anos, e tem cerca de 50 cabras e ovelhas, e outro com cerca de 45 anos, e tem mais de 500 cabras, é pena não existerem mais pastores, pois nos locais habituais de pastoreio, os animais limpam, tudo, até á terra.
Ainda á bem pouco tempo, observei aqui uma ovelha do meu vizinho, e ela estava a comer uma erva tão pequena, que eu se fosse lá com a mão, não a conseguiria arrancar.
Uma das ideias que tenho aqui, para o meu terreno, quando ás arvores do pomar já estiverem, pelo menos uns 3 anos, e colocar cá algumas ovelhas, pois assim, não gasto dinheiro, para cortar a erva, e ainda fico com o terreno todo estrumado.
Por falar nisso, amanhã, vou receber a 1ª visita técnica, por parte da empresa certificadora, de agricultura biológica.

Última edição:
É bem verdade, aqui na minha aldeia existem 2 pastores, dos quais 1 deles já tem mais de 80 anos, e tem cerca de 50 cabras e olvelhas, e outro com cerca de 45 anos, e tem mais de 500 cabras, é pena não existerem mais pastores, pois nos locais habituais de pastoreio, os animais limpam, tudo, até á terra.
Ainda á bem pouco tempo, observei aqui uma ovelha do meu vizinho, e ela estava a comer uma erva tão pequena, que eu se fosse lá com a mão, não a conseguiria arrancar.
Uma das ideias que tenho aqui, para o meu terreno, quando ás arvores do pomar já estiverem, pelo menos uns 3 anos, e colocar cá algumas ovelhas, pois assim, não gasto dinheiro, para cortar a erva, e ainda fico com o terreno todo estrumado.
Por falar nisso, amanhã, vou receber a 1ª visita técnica, por parte da empresa certificadora, de agricultura biológica.

No meu pequeno pomar quem pasta são as galinhas! Ajudam a controlar as ervas e ainda comem uns bicharocos que por lá andem!:D

A juntar à moda dos tempos que correm:

http://www.wilder.pt/historias/duas...r-eucaliptos-e-plantar-sobreiros-e-carvalhos/

596239.jpg

E quanto às cabras, é preciso ter algum cuidado. Algumas são malandras e poêm-se a comer as folhas das árvores (trepam às árvores), inclusive as de fruto, em vez de comerem o mato (a esse mandam comer a gente)..
Têm que ser boas a pastar, e penso que não deviam utilizar só cabras, mas também vacas e cavalos (de preferência raças autóctones primitivas (como aquelas que tenho andado a estudar e a trabalhar)). ahaha

Última edição:
É bem verdade, aqui na minha aldeia existem 2 pastores, dos quais 1 deles já tem mais de 80 anos, e tem cerca de 50 cabras e olvelhas, e outro com cerca de 45 anos, e tem mais de 500 cabras, é pena não existerem mais pastores, pois nos locais habituais de pastoreio, os animais limpam, tudo, até á terra.

Boa sorte!

Última edição: