Floresta portuguesa e os incêndios

Não sei se conhecem mas os baldios de Piodão montaram uma cerca na encosta por cima de Piodão e meteram lá cabras.
Não há registo de fogos.
Aliás o de Arganil, o maior de sempre em Portugal morreu antes de Piodão.
Havia um projecto piloto no PNDI, mas não faço ideia de chegou a avançar
Não é assim tão simples.. Para se colocarem vedações em reservas naturais ou afins é necessário autorização.

• Gosto
Reactions: Pedro1993
  • Gosto
Reactions: Orion
Explosivo foi usado para atear fogo no Pinhal de Leiria a 15 de outubro

PJ encontrou engenho explosivo no Pinhal de Leiria, que terá sido usado para atear o fogo de 15 de outubro. Autores ainda estão por identificar.
Os dois incêndios que consumiram quase a totalidade do Pinhal de Leiria a 15 de outubro tiveram mão criminosa. Num deles, a Polícia Judiciária (PJ) conseguiu mesmo encontrar um engenho explosivo que se presume ter sido usado para atear o fogo. A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso [acesso pago].

Apesar de descobertas as possíveis causas, as autoridades ainda não foram capazes de identificar os autores do incêndio. “Ambos tiveram mão criminosa”, disse a PJ ao semanário. Outros fogos que terão sido provocados por mão humana foram os da Guarda, alegadamente provocados por pastores que estariam a fazer queimadas. Quanto ao fogo da Lousã, terá sido provocado por uma árvore que caiu sobre uma linha de média tensão.

https://tomartv.com/2018/01/explosivo-usado-fogo-leiria/

Voltando ao tema das cabras "sapadoras", encontrei esta foto no facebook.

Isto é exactamente o comportamento típico de quem quer criticar mas não tem por onde lhe "pegue". Ora então o problema está no nome.... por amor da santa.
Por que é que os bombeiros e a ANBP também não se indignam ou indignaram quando se fala em árvores bombeiras.....
Tem de haver igualdade de tratamento. Ou então são vegetarianos, talvez seja isso.:disgust:

E cães polícias, podemos dizer ou é ofensivo? E bichos carpinteiros, dará direito a processo por difamação? Haja pachorra para aturar tanto idiota.

Conhecem algum cão-polícia ou cão-guia? Até que há grande investimento neles e qualquer semelhança com um 'cão comum' é pura coincidência.

'Bicho carpinteiro' é, do meu conhecimento, uma expressão coloquial. É, aí sim, idiota ir buscar essa expressão para esta discussão.

Uma ovelha sapadora vai fazer o mesmo que uma ovelha não sapadora. Por essa lógica o pastor também vai ser sapador.

Percebo o esforço do governo em tentar enfatizar a importância da medida, que tem, mas um nome ridículo não deixa de ser um nome ridículo por mais insultos que me dirijam.

'Árvore bombeira' também é um nome estúpido. Está no mesmo patamar que mini-tornados. A utilização deste termo também é, como deve ser, criticada apesar de no senso comum aparentar ter algum sentido.

Última edição:
Isto é exactamente o comportamento típico de quem quer criticar mas não tem por onde lhe "pegue". Ora então o problema está no nome.... por amor da santa.
Por que é que os bombeiros e a ANBP também não se indignam ou indignaram quando se fala em árvores bombeiras.....
Tem de haver igualdade de tratamento. Ou então são vegetarianos, talvez seja isso.:disgust:
É que nem vale a pena comentar. Quem quer criticar vai criticar sempre agora fazer alguma coisa...

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Conhecem algum cão-polícia ou cão-guia? Até que há grande investimento neles.

'Bicho carpinteiro' é, do meu conhecimento, uma expressão coloquial.

Uma ovelha sapadora vai fazer o mesmo que uma ovelha não sapadora. Por essa lógica o pastor também vai ser sapador.

Percebo o esforço do governo em tentar enfatizar a importância da medida, que tem, mas um nome ridículo não deixa de ser um nome ridículo por mais insultos que me dirijam.

'Árvore bombeira' também é um nome estúpido. Está no mesmo patamar que mini-tornados. A utilização deste termo também é, como deve ser, criticada apesar de no senso comum fazer sentido.
Querias que chamassem o que? Cabra bombeira? :lol: Se há outros nomes melhores proponham...

Querias que chamassem o que? Cabra bombeira? :lol: Se há outros nomes melhores proponham...

E que tal 'promover a pecuária em regiões propensas a incêndios para evitar a sua deflagração'?

Está escrito em algum lado a obrigatoriedade da existência de termos especiais para descrever atividades banais? Sujeitam-se ao ridículo.

O território português até que é relativamente grande e tem, como é do conhecimento geral, graves problemas de ordenamento. Como tal, não sei muito bem como é que o governo vai meter cabras sapadoras na maioria dos terrenos (que são privados).

Esta, como outras, é uma medida muito gira na teoria mas na prática dificilmente será implementada com a abrangência necessária para que faça diferença. Meter cabras a sapar terrenos é mais da responsabilidade das câmaras municipais mas como é que elas vão fazer isso? Vão obrigar os donos dos terrenos a ceder os mesmos a outras entidades ou indivíduos sem qualquer tipo de contrapartida? E quando as sapadoras saparem flora que não deviam? Quem compensará os donos dos terrenos?

Eu até que tenho posições contraditórias. Por um lado acho um desperdício o dinheiro do contribuinte que se gasta com a malta que tem ideias dessas, brilhantes em teoria mas inexequíveis na prática. Mas por outro lado tenho consciência de que o problema é tão grande que dificilmente será resolvido. Assim, e para contentar a população indignada que não gosta da noção de que não há panaceias, publicitam essas ideias, brilhantes em teoria mas inexequíveis na prática.

Por fim, volto ao mesmo. Quanto tempo de treino tem um cão-polícia, um cão-guia ou um bombeiro (sapador)? E quanto tempo de treino terá uma ovelha sapadora? E o burro sou eu? Não me parece.

Última edição:
Atenção.
Eu não tenho qualquer problema com quem está de fora e goza ou critica com a distinção dada ás cabras. Estamos num pais livre, e até se pode fazer boas piadas com a situação.
Agora uma Associação que está inserida no contexto e que deve contribuir para a reformulação do sistema. E ao invés de falar na sua eficácia ou falta dela, etc. A sua contribuição é criticar a distinção dada ao animal e considerar isso um ataque à classe. Muito sinceramente estas associações de bombeiros parecem umas virgens ofendidas. Não se pode dizer nada. Como se a classe estivesse num qualquer pedestal que não se pode criticar e/ou dizer alguma coisa.

Por fim, volto ao mesmo. Quanto tempo de treino tem um cão-polícia, um cão-guia ou um bombeiro (sapador)? E quanto tempo de treino terá uma ovelha sapadora? E o burro sou eu? Não me parece.

Sempre se pode dizer que o uso da cabra para esta tarefa é extremamente eficiente, já que não precisam de treino. Ao contrário do cão que precisa de treino, para cumprir essas tarefas.:D

E que tal 'promover a pecuária em regiões propensas a incêndios para evitar a sua deflagração'?

Está escrito em algum lado a obrigatoriedade da existência de termos especiais para descrever atividades banais? Sujeitam-se ao ridículo.

O território português até que é relativamente grande e tem, como é do conhecimento geral, graves problemas de ordenamento. Como tal, não sei muito bem como é que o governo vai meter cabras sapadoras na maioria dos terrenos (que são privados).

Esta, como outras, é uma medida muito gira na teoria mas na prática dificilmente será implementada com a abrangência necessária para que faça diferença. Meter cabras a sapar terrenos é mais da responsabilidade das câmaras municipais mas como é que elas vão fazer isso? Vão obrigar os donos dos terrenos a ceder os mesmos a outras entidades ou indivíduos sem qualquer tipo de contrapartida? E quando as sapadoras saparem flora que não deviam? Quem compensará os donos dos terrenos?

Eu até que tenho posições contraditórias. Por um lado acho um desperdício o dinheiro do contribuinte que se gasta com a malta que tem ideias dessas, brilhantes em teoria mas inexequíveis na prática. Mas por outro lado tenho consciência de que o problema é tão grande que dificilmente será resolvido. Assim, e para contentar a população indignada que não gosta da noção de que não há panaceias, publicitam essas ideias, brilhantes em teoria mas inexequíveis na prática.

O que tu fazes é criticar por criticar. Isso é muito fácil. Este é um problema muito complicado de resolver, e se calhar várias pequenas medidas serão a solução. O reactivar de práticas que se faziam no mundo rural e que se puseram de lado também devido à desertificação serão parte da solução. Tem de se apoiar a pastorícia e todas as actividades do mundo rural.

A sua contribuição é criticar a distinção dada ao animal e considerar isso um ataque à classe. Muito sinceramente estas associações de bombeiros parecem umas virgens ofendidas. Não se pode dizer nada. Como se a classe estivesse num qualquer pedestal que não se pode criticar e/ou dizer alguma coisa.

É ridículo! Que lutem por melhor formação, melhor material de combate ao fogo, melhores veículos, melhor alimentação, sei lá, milhentas coisas de que pessoal mais entendido na área se pode lembrar. Agora por causa das cabras? Que tenham juízo. E também implico solenemente com esta mania de endeusar algumas profissões, por mais nobres que sejam. São profissões e foram escolhidas. Se falarmos de voluntariado, é outra coisa. Agora, um professor é pago para ensinar e formar crianças e jovens. Um polícia é pago para zelar pela segurança dos seus concidadãos. Um médico é pago para curar/tratar dos seus doentes. Um bombeiro é pago para apagar incêndios e acudir noutras emergências. Um empregado de mesa, para servir clientes. Um advogado para defender os interesses legais dos seus clientes e podia estar aqui até amanhã. Não são heróis. São profissionais. Serem bons profissionais é sua obrigação. Todos quantos recebem um salário em troco de um serviço têm a obrigação de o fazerem o melhor possível.

O que tu fazes é criticar por criticar. Isso é muito fácil. Este é um problema muito complicado de resolver, e se calhar várias pequenas medidas serão a solução. O reactivar de práticas que se faziam no mundo rural e que se puseram de lado também devido à desertificação serão parte da solução. Tem de se apoiar a pastorícia e todas as actividades do mundo rural.

uuOz3Pb.gif

Estão preparados para os sapadores? :huhlmao: