Floresta portuguesa e os incêndios

• Gosto
Reactions: algarvio1980

Já no dia 10 de Julho 2018 a autora desse blog expressava o seu receio em relação a Monchique... e que infelizmente veio acontecer cerca de 1 mês depois...

https://mantinhadoego.blogs.sapo.pt/o-ataque-dos-titas-podera-estar-proximo-11277

Um pequeno excerto : "
Fala-se da limpeza das bermas das estradas. Fala-se das faixas de contenção. Fala-se dos sobrantes da madeira que ficam no terreno. Fala-se, diz-se e noticia-se. Apenas isso.
Este fim de semana fiz uma viagem por estradas nacionais no sentido norte-sul e foi raro ver uma berma de estrada limpa. As entidades com mais recursos são, também, as que mais falham neste aspeto. Talvez por não terem sentido na pele o que é o fogo. O que é o desespero. O que é não conseguir respirar ou ver o sol, porque o fumo filtra a luz e o ar."

Obrigado pela partilha! Muito bom Quem não se sente, não é filho de boa gente

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Reparei, que está em destaque na página dos Blogs Sapo, mas depois de ler e sentir o que a autora escreveu, postei aqui no fórum, para todos pudessem ler que merece mesmo a pena ler.

• Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho
Todos os pontos que o @AJB já abordou neste forum sobre a floresta/fogo estão nesta palestra(talk).
Há conceitos que nos custam a assimilar, primeiro porque nos parecem contraditórios e depois com a ajuda da ignorância os refutamos sem pensar ou perceber tais conceitos.
-A supressão de fogo leva a fogos muito maiores.
-A percentagem de área ocupada por floresta aumentou nas ultimas décadas.
Estes conceitos geraram em mim alguma confusão.
Ao ver esta palestra(talk), abri um pouco mais os meus horizontes deste enorme problema que temos no nosso pais, apercebi-me da magnitude do grande NADA que se fez até hoje e por fim aumentou de forma exponencial as duvidas que este ou próximos governos e nós sociedade estaremos preparados ou a tomar o rumo mais acertado para enfrentar este grande desafio.

Ps: O video tem legendas em português basta activar no player.

Todos os pontos que o @AJB já abordou neste forum sobre a floresta/fogo estão nesta palestra(talk).
Há conceitos que nos custam a assimilar, primeiro porque nos parecem contraditórios e depois com a ajuda da ignorância os refutamos sem pensar ou perceber tais conceitos.
Ao ver esta palestra(talk), abri um pouco mais os meus horizontes deste enorme problema que temos no nosso pais, apercebi-me da magnitude do grande NADA que se fez até hoje e por fim aumentou de forma exponencial as duvidas que este ou próximos governos e nós sociedade estaremos preparados ou a tomar o rumo mais acertado para enfrentar este grande desafio.

Muito informativo e educativo. O conteúdo do video é na sua maioria facilmente transposto para a nossa realidade.

Muito elucidativo para muita gente, fala.se de muita coisa e aponta.se o dedo a muita gente! Mas não se fala do mais importante! Este vídeo transporta.nos facilmente para o que se passa no nosso país há muitos, e muitos anos! Olha.se para a árvore , mas não se olha para a floresta! Muito mais rápido do que pensamos, teremos graves problemas a nível de incêndios florestais se o ordenamento florestal se mantiver com está! É de bradar aos céus quando passamos nas zonas que arderam o ano passado, e ver a forma desordenada com a floresta está a crescer mais uma vez :facepalm: Obrigado pela partilha @dahon

• Gosto
Reactions: MSantos e dahon
Essa foto é muito elucidativa e iróniva!
Não julguem que prefiro eucalipto a sobreiro...mas a foto mostra que a Lei 76/2017 é cumprida do lado do eucaliptal (em quase toda a extensão) e não é do lado do montado...ironias do caraças :)

"Invasão de eucaliptos por semente, em pinhal no pós-fogo de 15 de outubro de 2017, em Oliveira do Hospital."

• Gosto
Reactions: luismeteo3
"Invasão de eucaliptos por semente, em pinhal no pós-fogo de 15 de outubro de 2017, em Oliveira do Hospital."

Embora o carácter invasor do eucalipto globulus seja inferior às espécies de acácias que temos por cá, bem como outras invasoras australianas, perece-me que está a ser negligenciado... :(

• Gosto
Reactions: WHORTAS e Pedro1993
Embora o carácter invasor do eucalipto globulus seja inferior às espécies de acácias que temos por cá, bem como outras invasoras australianas, perece-me que está a ser negligenciado... :(

Sim ambas são espécies pirófitas, cada uma delas tem o seu grau de invasora, mas acho que como não as conseguimos erradicar na totalidade, temos de as saber controlar, e usar por exemplo, as suas estilhas, no controlo de erosão, em encostas, no fim dos incendios.
Sempre é melhor do que deixar o solo exposto á erosão, provocando por vezes grandes deslizamento de terras, em caso de chuvas torrencias.

• Gosto
Reactions: luismeteo3

Este é o estilo de "post" tipo "fake news" que infelizmente abunda na blogosfera. Parece tudo muito certo, mas tem por base uma série de mentiras:

1º É totalmente proibido por lei substituir florestas de sobreiro e azinheira por outras espécies. Até para cortar algumas árvores é preciso autorização, e a GNR anda sempre em cima;

2º É totalmente proibido aumentar a área de eucalipto (embora aqui a lei ainda falte muito para ser cumprida na totalidade - apesar de nos montados, pela sua proteção especial, mais facilmente as ilegalidades sejam detetadas e corrigidas;

3º Nos eucaliptais menos geridos (ou mais abandonados) os sobreiros e até azinheiras nascem naturalmente bem; ver um exemplo que uma celulose dá aqui: https://altriflorestal.blogspot.com/2012/07/insustentavel-leveza-de-ser-montado.html

4ª As verdadeiras ameaças ao montado são a agricultura intensiva, que dá cabo das raízes, o excesso de gado que alguns proprietários colocam nas florestas. Tudo isto, conjugado com a seca, mata muitas árvores! E, sobretudo, os incêndios - só no incêndio de Monchique deste ano arderam mais de 4000 HECTARES de sobreiro (num só incêndio!!!) ver aqui http://www2.icnf.pt/portal/florestas/dfci/relat/raa/resource/doc/ree-2018/REE_PernaDaNegra_2018.pdf

5º Quem é que tem mais "poder económico": as "celuloses" ou as "corticeiras do Norte" (tipo amorins)? Ou não há "poder económico" nas corticeiras e nas grandes herdades latifundiárias do sul?

Santa paciência... Agora, a pergunta que eu faço é esta: qual motivação deste posts tipo "fake news"? Serão resultado de ignorância (e idiotia) ou terão outros objetivos ocultos?

Se há combate a travar nos próximos anos, no nosso país, é pela literacia ambiental de muita gente, que anda desinformada e, pior que isso, a enganar o próximo.