Pedro1993
Super Célula
Este é o estilo de "post" tipo "fake news" que infelizmente abunda na blogosfera. Parece tudo muito certo, mas tem por base uma série de mentiras:
1º É totalmente proibido por lei substituir florestas de sobreiro e azinheira por outras espécies. Até para cortar algumas árvores é preciso autorização, e a GNR anda sempre em cima;
2º É totalmente proibido aumentar a área de eucalipto (embora aqui a lei ainda falte muito para ser cumprida na totalidade - apesar de nos montados, pela sua proteção especial, mais facilmente as ilegalidades sejam detetadas e corrigidas;
3º Nos eucaliptais menos geridos (ou mais abandonados) os sobreiros e até azinheiras nascem naturalmente bem; ver um exemplo que uma celulose dá aqui: https://altriflorestal.blogspot.com/2012/07/insustentavel-leveza-de-ser-montado.html
4ª As verdadeiras ameaças ao montado são a agricultura intensiva, que dá cabo das raízes, o excesso de gado que alguns proprietários colocam nas florestas. Tudo isto, conjugado com a seca, mata muitas árvores! E, sobretudo, os incêndios - só no incêndio de Monchique deste ano arderam mais de 4000 HECTARES de sobreiro (num só incêndio!!!) ver aqui http://www2.icnf.pt/portal/florestas/dfci/relat/raa/resource/doc/ree-2018/REE_PernaDaNegra_2018.pdf
5º Quem é que tem mais "poder económico": as "celuloses" ou as "corticeiras do Norte" (tipo amorins)? Ou não há "poder económico" nas corticeiras e nas grandes herdades latifundiárias do sul?
Santa paciência... Agora, a pergunta que eu faço é esta: qual motivação deste posts tipo "fake news"? Serão resultado de ignorância (e idiotia) ou terão outros objetivos ocultos?
Se há combate a travar nos próximos anos, no nosso país, é pela literacia ambiental de muita gente, que anda desinformada e, pior que isso, a enganar o próximo.
É verdade custa-me muito ver sobreiros literalmente no meio de terrenos onde estão sempre a serem gradados, até mesmo junto ao tronco, uma coisa que o Alfredo Sendim, da Herdade do Freixo do Meio, me disse á pouco tempo, é que as raízes dos sobreiros são muito superficiais, e uma vez cortadas pela grade de discos o sobreiro, nunca mais na vida dele volta a colocar raízes para esse local.
Obrigado pela partilha