Funnel-cloud (possível tornado) monsanto/lisboa 22 setembro 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Thunderboy, os tornados e as trombas nunca ocorrem no maximo de reflectividade da célula.
Assinalaste uma célula forte, mas o tornado nunca está na parte da célula com maior reflectividade, já que é nesse nucleo de reflectividade que tens a descarga de precipitação e as correntes descendentes.
O tornado forma-se precisamente na area de correntes ascendentes, e não é detectado pela reflectividade, embora a circulação rotativa do mesociclone possa criar um efeito em espiral ao "enrolar" partes da corrente descendente em seu redor...formando uma assinatura em gancho,hook echo.

Mas a maneira mais eficiente para detectar é a velocidade avaliada pelo doppler, que é uma funcionalidade do radar que detecta a velocidade relativa ao radar, identificando areas de rotação.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu no momento a primeira coisa que pensei foi numa funnel cloud mas realmente fiquei na dúvida sobre esta imagem.
4puy5w.jpg


Se alguém conseguir esclarecer melhor ficaria agradecido.:)

Foto interessante, mas não se refere a este evento sobre Lisboa. Na minha opinião parece-me condensação numa "updraft", com mais uma ou duas imagens em sequência poder-se-ia concluir melhor.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem à tarde fiz uma primeira investigação de eventuais vestígios de descida da funnel cloud de Monsanto. Na zona da estrada do Alvito e do circuito de manutenção nada vi, nem um raminho partido :) . Investigarei a seguir a zona a norte da A5. Se houver algum vestígio fresco penso que será facilmente identificável pois a mata está limpa de ramos caídos e nem há vestígios do inverno. Permanecem, claro, alguns tocos das árvores caídas aquando do ciclone Gong, mas já completamente colonizados e absorvidos pela vegetação rasteira.