Furacão DEAN (Atlântico 2007 #04)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Pois é pessoal agradeço desde já toda a informação postada até agora pois realmente a nossa comunicação social vai de mal a pior e pouco ou nada se sabe sobre o DEAN.
O que se passa é que neste momento tenho familia na Riviera Maia e estamos todos muito preocupados!
Estou portanto a seguir tudo o que se passa com muita atenção para poder informar via sms o pessoal que lá está e posso-vos adiantar tá tudo mt tranquilo!!

Sabes quando voltam ? Teoricamente o avião que hoje era para ir para lá e que foi para Punta Cana, passará por lá para trazer os que estavam agora a acabar a semana de férias. Penso eu... Pior sorte tiveram os que estavam na Jamaica.

Do que eu sei, em Cancun/Riviera está tudo a correr bem, tiveram bastante tempo de antecedência e o governo proibiu a entrada de mais turistas, estão a chegar muitos aviões para levar tudo embora, mais de 80 mil pessoas. Mas está tudo a correr muito bem e de forma tranquila. O aeroporto de Cancun ainda vai ficar aberto bastante tempo.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

É da minha vista ou o landfall en Yucatán foi "puxado" mais para sul em relação há umas horas atrás?

Sim, foi actualizado agora. Está a passar cerca de 40km mais a sul do que antes
E posso tb dizer que dos 5 modelos numéricos mais importantes, apenas 2 deles passam mais a norte do path oficial do NHC (que é uma especie de consenso) e outros 3 passam mais a sul.

30285786ec5.jpg
 

marques

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Sabem dizer quando esta previsto deixar a jamaica?e para quando noticias de la?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Sabem dizer quando esta previsto deixar a jamaica?e para quando noticias de la?

Está agora a ser fustigada de forma severa, e isto vai durar até às 6 da manhã.
Como normalmente tudo o que é electricidade e comunicações fica afectado, vai levar pelo menos um dia até que comece a haver notícias mais detalhadas. Pelo que só a partir de 3ªf de manhã é que deve haver bastante report's, mas pode ser que amanhã à noite já se saiba alguma coisa.


23:02 (22:02 UTC)

vispf4.jpg
 

sunsetvillas

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
4
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Boa noite..

Conheci estre site por causa do furação.. tenho um amigo que esta na jamaica juntamente com mais 150 portugueses..

A situação nao esta facil, mas estao a ser bem tratados e ja mudaram para um hotel mais resistente..

Ás 19h da jamaica, 1h em portugal vai ser a passagem do furacao..

Tenho trocado sms com ele e neste momento estao fechados na casa de banho com o colchão a tapar a janela e com móveis por tras.. Em principio vão ter que estar assim durante 8horas..

Vamos ter fé..

Já sabem mais novidades sobre o furacao? Se sempre se mantem em cat4?

Obrigado
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

A situação nao esta facil, mas estao a ser bem tratados e ja mudaram para um hotel mais resistente..
Ás 19h da jamaica, 1h em portugal vai ser a passagem do furacao..
Tenho trocado sms com ele e neste momento estao fechados na casa de banho com o colchão a tapar a janela e com móveis por tras.. Em principio vão ter que estar assim durante 8horas..

Vamos ter fé..

Já sabem mais novidades sobre o furacao? Se sempre se mantem em cat4?

Obrigado


Ora bolas, se estão assim fechados na casa de banho é porque está mesmo violento. De outras experiências que aconteceram com amigos meus não foi preciso isso.
Sim, deverão ter que estar assim umas 8 horas, devem ter começado há 2 horas atrás e vão ficar mais umas 6.horas. Mas vai tudo correr bem. Estamos todos a fazer força por eles. Mantem-nos informados.

Quanto à intensidade, sim é Cat4, em processo de intensificação nas últimas 2 ou 3 horas, amanhã chegará a Cat5 de certeza.
 

sunsetvillas

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
4
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Estava ao bocado a mandar sms mas ja ficaram pendentes.. ás 21.30 foi a hora da ultima sms que recebi..
Aquilo deve estar mesmo mau..
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Da Jamaica é dificil virem informações, visto que teoricamente a energia eléctrica foi cortada, por precaução, antes da passagem do furacão...

Pelos vistos os SMS (ainda) funcionam...

Não há que recear, os hóteis sabem o que fazem...
 

marques

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Estava ao bocado a mandar sms mas ja ficaram pendentes.. ás 21.30 foi a hora da ultima sms que recebi..
Aquilo deve estar mesmo mau..

sabe para que hotel eles foram levados?sempre que tiver noticias agradeço o post pois tenho viagem marcada para esta 4ª e ainda nao sei bem o que fazer
 

sunsetvillas

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
4
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Bem por agora nao vou conseguir saber mais nada porque o telemovel la ja nao funciona..

Ele disse-me que só as 18.40 de lisboa é que começou a chover e a levantar vento..

As imagens de satélite são impressionates..

De resto foram sempre bem tratados e informados..

Quando souber mais coisas digo..
 

sunsetvillas

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
4
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Eles estavam no beaches resort, mas nao perguntei para qual foram..

Mas ele disse-me o hotel para onde foram levados aparentava ser bem resistente..

Faz-me é confusão que esses hoteis nao tenham abrigos na cave do hotel para estes casos visto seren frequentes os furacoes..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Amanhã 338 portugueses em Cancun e Riviera já tem garantia de regresso.
Mas é necessário um outro avião, e o aeroporto fecha amanhã às 15:00, e ainda não está garantido que tenha slot para aterrar antes de fechar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Ventos de 183 km/h e rajadas de 222 km/h registados há pouco em Kingston :eek: São ventos Cat3, ainda bastante afastado do centro


Está a anoitecer na Jamaica

23:45 (22:45 UTC)
viszo1.jpg
 

Hoobit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
33
Local
Amadora
Re: 2007-Atlântico-04-Dean (Furacão)

Ola, Boa Noite!!

Eu vou para a Jamaica só para o fim do mês de Setembro, mas dependerá de como ficará tudo a nível de condições.

Só espero que não aconteça nada de mal a ninguém e que passe num instante.

Mas passei aqui para informar que nas noticias já houve portugueses que falaram telefonicamente da Jamaica com a comunicação. Neste momento ainda existem algumas comunicações, os portugueses foram todos reencaminhados para o hotel gran principe, pois é o mais resistente. Está tudo a ser respeitado e muito calmo. Está vento e já chove, mas ainda está calmo, isto em relação ao que se falava, claro que de um momento para o outro pode ficar complicado, mas de momento está tudo ok. Por volta da 1h da manha em Portugal é quando se prevê a passagem do furacão.

Esperemos que não seja trágico para ninguém e nem para a pequena ilha jamaicana.