Furacão DEAN (Atlântico 2007 #04)

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Localização às 07h00 de Lisboa: Golfo do México, Lat. 20.1 N; Long. 94.0 O (aprox. a 260 Km a Nordeste de Veracruz).

5L.jpg


Parece que o Dean tende novamente a refortalecer, observando-se uma reorganização das suas bandas nebulosas junto do núcleo e na zona periférica de embate na costa mexicana (Tampico).
 


adidas123

Cirrus
Registo
22 Ago 2007
Mensagens
3
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

ouvi agora de manha na radio k o furacão podia voltar pa traz e ir novamento po mexico...
será verdade???
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

ouvi agora de manha na radio k o furacão podia voltar pa traz e ir novamento po mexico...
será verdade???

Eu não posso falar sobre isso porque pouc o percebo, mas pelas imagens que ando a ver duvido muito mesmo que volte para trás, se veres na pagina anterior numa das imagens que meti mostra o sentido do furacão.

Mas nunca se sabe...:unsure:
 

adidas123

Cirrus
Registo
22 Ago 2007
Mensagens
3
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Eu não posso falar sobre isso porque pouc o percebo, mas pelas imagens que ando a ver duvido muito mesmo que volte para trás, se veres na pagina anterior numa das imagens que meti mostra o sentido do furacão.

Mas nunca se sabe...:unsure:


pois, eu n percebo nada...mas foi o k eu ouvi, agora resta saber se é verdade...
pelas imagens n parece k ele volte pa traz
 

Seavoices

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
90
Local
Odivelas
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

ouvi agora de manha na radio k o furacão podia voltar pa traz e ir novamento po mexico...
será verdade???

Neste momento? Muito pouco provável que possa haver alteração de rota nesta altura. Não existe nem força no furação nem água quente suficiente para o alimentar e alterar a sua rota. Além disso teria que haver um Jet bastante forte para que ele desse meia-volta.

Ele vai voltar ao México, mas à costa interior do Golfo e à costa pacífica, sendo que nesta travessia por terra novamente, ele se irá dissipar rapidamente.

Por isso, para quem vai para o Yucatan, pode ficar descansado.
 

adidas123

Cirrus
Registo
22 Ago 2007
Mensagens
3
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Neste momento? Muito pouco provável que possa haver alteração de rota nesta altura. Não existe nem força no furação nem água quente suficiente para o alimentar e alterar a sua rota. Além disso teria que haver um Jet bastante forte para que ele desse meia-volta.

Ele vai voltar ao México, mas à costa interior do Golfo e à costa pacífica, sendo que nesta travessia por terra novamente, ele se irá dissipar rapidamente.

Por isso, para quem vai para o Yucatan, pode ficar descansado.

então é isso, vai voltar ao mexico mas noutra zona...obrigada
a radio podia explicar melhor...
eu estava a pensar ia dia 3 setembro pa riviera, mas n sei se devo arriscar
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Nas últimas horas esperava-se uma reintensificação do DEAN sobre as águas do Golfo, as previsões apontavam para subida de Categoria, de 1 para 2, mas tal não está a suceder, pelo que as previsões apontam para se manter como Cat1 durante mais algum tempo. Apesar dos sinais de forte enfraquecimento, como disse ontem, ainda constitui um risco elevado sobretudo devido à precipitação que vai atingir zonas muito povoadas.

dean01so8.jpg


No satélite o DEAN apresenta alguns problemas graves de "saúde", o seu Core está desfragmentado e completamente exposto pelo norte e o windshear está a afectá-lo seriamente, impedindo que se esteja a reorganizar como se esperava sobre a água quente do Golfo.

dean02bj8.jpg



Continua sem haver notícias de sequer uma morte na zona do landfall, o que penso ser uma coisa extraordinária, se calhar até inédita. Como disse ontem, o Dean foi o 9º furacão mais intenso dos registos, e é o 3º mais intenso a quando do landfall (depois do Labor Day de 1935 e do Gilbert em Cancun em 1988).
Parabens às autoridades locais, e claro, aos cientistas e meteorologistas, às tripulações do hunter's, etc,etc.

Ontem deixei também uma fotografia de uma simpática aldeia chamada Majahual, por onde passou o olho do Dean a quando do landfall.

Algumas fotos de Majahual:

mexicohurricanedeansffmzt2.jpg


mexicohurricanedeansffmgm9.jpg


mexicohurricanedeansffmiy1.jpg


aptopixmexicohurricanedti5.jpg


aptopixmexicohurricanedvs9.jpg


dean3ow3nh6.jpg


dean1qv7qn4.jpg

Esta última impressiona-me, pois vê se que o vento simplesmente arrancou todas as folhas à densa vegetação e pequenas árvores que tipicamente existem nesta região.
 

heartspro

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Ok, ponto de situação feito hoje com a agencia de viagens e aí vou eu no dia 27 para a Riviera Maya (Playa Paraiso)!!!!!!!

Foi fantástico seguir aqui a evolução do Dean, obrigado a todos....

Depois conto o que se passou por lá, volto dia 4/9....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Ok, ponto de situação feito hoje com a agencia de viagens e aí vou eu no dia 27 para a Riviera Maya (Playa Paraiso)!!!!!!!
Foi fantástico seguir aqui a evolução do Dean, obrigado a todos....
Depois conto o que se passou por lá, volto dia 4/9....

Boa viagem. Cá esperamos pelo report.
O colega de forum, Marques, também saiu hoje para a Jamaica.
22/08 13:00 OBS407 Orbest Montego Bay T1 Departed: 13:22

-----


O DEAN fintou as previsões e chegou a Cat2. Estes sistemas tropicais são tramados, já estava perfeitamente embalado a reconstruir o core/CDO, felizmente acabou-se a água e fez landfall como Cat2.

71363321in3.jpg


75843701kc6.jpg


Há ainda o risco dele sobreviver a mais uma travessia de terra e entrar no pacífico, mas para já é pouco provável. A orografia aqui é um pouco mais agressiva para ele do que o Yukatan que é praticamente plano, além do mais ele agora é bem mais fraco.

92482689yn8.jpg


43460376hy9.jpg


THE CENTER OF HURRICANE DEAN MADE LANDFALL IN MEXICO NEAR THE TOWN
OF TECOLUTLA...JUST EAST OF GUTIERREZ ZAMORA AND ABOUT 40 MILES
SOUTH-SOUTHEAST OF TUXPAN AT ABOUT 1130 AM CDT...1630 UTC. THE
ESTIMATED INTENSITY OF DEAN AT LANDFALL WAS 100 MPH...160
KPH....CATEGORY TWO ON THE SAFFIR-SIMPSON HURRICANE SCALE.
 

spor

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
41
Local
Elvas
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

Este "Dean" é de facto teimoso, está a lutar ao máximo para se aguentar. Por incrível que pareça ganhei admiração pelo "bicho" e até tenho alguma pena ao vê-lo morrer. Não interpretem mal as minhas palavras, obviamente que lamento profundamente as vítimas que o "Dean" fez, bem como os prejuízos causados.

Uma pergunta, depois de um furacão passar a água fica mais fria?

E já agora, alguém sabe se as praias na Riviera Maia foram muito afectadas? É que do meu hotel ninguém me responde...
 

anjo

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
16
Local
ALMADA
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

quanto a agua nao faço a minima ideia mas quanto as praias ta tudo ok.o meu hotel fica perto de playa del carmen e nao sofreu danos.estao a trabalhar normalmente.o parque xcaret tb esta a 100%.embarco no domingo e estou ansiosa.dps venho ao forum contar como foi porque fiquei fã.
ate dia 3
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: 2007-Atlântico-DEAN ( Furacão Dean)

a todos os novos membros, bem vindos ao forum;) e a quem for de ferias, desejos de boa viagem e de uma optima estadia.
Depois venham ca contar as novidades:D