Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)



telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
Aviso de Tempestade Tropical - Gordon 2012.08.18 09:00 TUC

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2012-08-18 10:20 e 2012-08-19 10:20 Aviso de Tempestade Tropical - Gordon 2012.08.18 09:00 TUC A tempestade tropical Gordon encontrava-se as 09h UC de hoje a cerca de 1300 km a WSW dos Açores, deslocando-se para leste com uma velocidade de aproximadamente 30 km/h. Prevê-se que nas próximas 12 h esta tempestade intensifique temporariamente para furacão de categoria I (escala de Saffir-Simpson).Prevê-se ainda que a tempestade tropical Gordon entre no sector sudoeste da região marítima dos Açores pelas 00h de Domingo 19 de agosto, seguindo na direção nordeste e atingindo as ilhas dos grupos Central e Oriental cerca das 00h de segunda-feira 20, especialmente as ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Pico. Nestas ilhas estão previstos ventos médios de 80 km/h com rajadas até 130 km/h, precipitação intensa (40 a 30 mm em 3 horas) e ondas entre 8 a 10 m. Sáb, 18 Ago 2012 10 :20:45
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Está a haver um festival de música na Ribeira Grande, onde devem estar instaladas mais de uma centena de tendas de campismo, hoje é o último dia do festival, mas visto que a AtlanticoLine cancelou as viagens até segunda feira estou a ver muita gente das outras ilhas a pensar que vão passar a tempestade numa tenda:huh:
 

FranciscoSR

Cumulus
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
149
Local
Ponta Delgada
Furacão Gordon mais forte a 1.200 Km dos Açores. Vento atinge 130 Km/hora.
O furacão Gordon aumentou de intensidade nas últimas três horas, de acordo com a actualização da informação que o National Hurricane Center (NHC) fez às 12h00 UTC de hoje, na qual indica que o vento subiu para de 120 para 130 Km/hora.
O “olho” do furacão localizava-se à hora dessa informação a 1.220 quilómetros a Oeste-Sudoeste dos Açores, tendo encurtado a distância do arquipélago em 90 quilómetros desde as 9h00 UTC.

Apesar do fortalecimento nas últimas horas, o NHC mantém que a tendência a partir da noite de hoje será de enfraquecimento, devendo já chegar como tempestade tropical (ventos entre 63 e 117 Km/hora) aos Açores.
O NHC também mantém que o furacão está a deslocar-se a aproximadamente 30 quilómetros no sentido Este e que no Domingo é previsível uma alteração para o sentido Este-Nordeste.
Nesta trajectória o centro do Gordon “deverá aproximar-se” dos grupos central (ilhas do Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) e oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel) do arquipélago dos Açores no Domingo (noite de Domingo e madrugada de segunda-feira pela hora em Portugal), como, aliás, também transparece do "tropical storm warning" em vigor para os Açores, o qual indica que se prevê condições de tempestade tropical nas próximas 36 horas.
A previsão do Instituto de Meteorologia e Geofísica de Portugal para os Açores aponta para que os efeitos do Gordon se comecem a fazer sentir a partir de amanhã nas ilhas do grupo Oriental, ao indicar que antecipa “períodos de chuva forte para o fim da tarde”, que o “vento sudoeste bonançoso (10/20 Km/hora) irá rodar gradualmente para Sueste, “tornando-se muito fresco a forte (40/65 Km/hora), com rajadas até 85 Km/hora), e que o mar, inicialmente com ondas Noroeste de dois metros, terá depois ondas de seis metros de Sudeste.
A maior intensidade será no entanto na segunda-feira, que para as ilhas do grupo oriental o Instituto diz que prevê “períodos de chuva forte durante a madrugada e manhã, trovoada [e] vento Sudeste muito forte a tempestuoso (65/85), temporariamente temporal (85/100 Km/hora) com rajadas até 115 Km/hora, rodando para Noroeste e tornando-se muito fresco (40/50 Km/hora).
O mar, acrescenta, terá ondas de Sudeste de seis metros, “aumentando para 10 a 11 metros e passando a Oeste”.
Chuva e vento fortes é também a previsão do Instituto para as ilhas do grupo central na terça-feira, para as quais indica “períodos de chuva forte durante a madrugada e manhã”, “vento Leste muito fresco a forte (40/65 Km/h) com rajadas até 85 Km/h, rodando para o quadrando Norte e tornando-se fresco (30/40 Km/h).
Para o mar, antecipa “mar grosso a alteroso, tornando-se cavado”, com ondas Norte de quatro metros que aumentarão para seis metros.
Para Domingo, nas ilhas do grupo central, a previsão é “períodos de chuva a partir da tarde”, “vento Sul bonançoso (10/20 Km/h), rodando para Leste e tornando-se fresco a muito fresco (30/50 Km/h) com rajadas até 70 Km/h.
O mar irá tornar-se “cavado a grosso”, com as ondas de Noroeste de três metros a darem lugar a ondas de Norte com cinco metros.
Fonte: http://www.presstur.com/site/news.asp?news=38292
 

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Está a haver um festival de música na Ribeira Grande, onde devem estar instaladas mais de uma centena de tendas de campismo, hoje é o último dia do festival, mas visto que a AtlanticoLine cancelou as viagens até segunda feira estou a ver muita gente das outras ilhas a pensar que vão passar a tempestade numa tenda:huh:

Tinha pensando nisso mesmo, o festival é ao pé da minha casa, acho que não há muita gente de fora, mas sem dúvida é uma preocupação, é que vieram de tenda, são jovens, muitos com menos de 18 anos, espero que alguém já se tenha lembrado deles.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Tinha pensando nisso mesmo, o festival é ao pé da minha casa, acho que não há muita gente de fora, mas sem dúvida é uma preocupação, é que vieram de tenda, são jovens, muitos com menos de 18 anos, espero que alguém já se tenha lembrado deles.

Ainda são alguns do grupo central, mas acho que a maioria é pessoal aqui de S.Miguel. Pior teria sido mesmo se o Gordon viesse no próximo fim de semana, com o Festival da Maré de Agosto em Santa Maria, com millhares de tendas instaladas!
 

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Ainda são alguns do grupo central, mas acho que a maioria é pessoal aqui de S.Miguel. Pior teria sido mesmo se o Gordon viesse no próximo fim de semana, com o Festival da Maré de Agosto em Santa Maria, com millhares de tendas instaladas!

Acho que teriam de cancelar ou adiar o festival, na mesma não ia haver concertos...
Já meti uma mensagem no fb do organizador do espectáculo, a ver que responde.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já agora, o Gordon de 2006:

OycLH.gif


Era mais intenso que o actual, e na altura enfraqueceu bastante devido ao shear daquele cavado que se vê na imagem. Quando passou no grupo oriental já foi como depressão tropical.

O Gordon actual também enfraquecerá pelas mesmas razões mas não tanto como em 2006, se as previsões estiverem certas.

Os sistemas são parecidos, esperemos que também o sejam nas consequenciais.