Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Vince 15 Ago 2012 às 22:01.

1. LMCG

LMCG
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Dez 2009
    Local:
    Ponta Delgada
    Não deitem foguetes antes da festa :rain:

2. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Excluindo o mar revolto, que esse não o leva o vento tão facilmente :)

3. Kamikaze

Kamikaze
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Mai 2012
    Local:
    Angra do Heroísmo- Terceira - Açores
    Se não, quem vai levar "lenha" é o LMCG.:lol:

4. Kamikaze

Kamikaze
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Mai 2012
    Local:
    Eu é que não quero dizer o quão aliviado estou.:hehe:

Post scritpum: E, principalmente, porquê...

5. Daniel253

Daniel253
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Out 2010
    Local:
    Açores S.Miguel
    calma LMCG eu disse que ainda nao era tarde:D

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Aviso das 6z
    Gordon ainda é Furacão, 64kt/983mb (por 1kt apenas, deve ser para as pessoas não baixarem a guarda...) e o centro está a 30km a norte de Santa Maria

7. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Lagoa (6h30) Chuva pouco significativa e vento forte (rajadas fortes); Ondulacao forte.

8. FranciscoSR

FranciscoSR
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Ago 2012
    Local:
    Ponta Delgada
    Esperemos então que o pior tenha passado. Foi uma noite em peso, agora é fechar os olhos por um pouco para depois começar o dia daqui a uns minutos!

As entidades estiveram muito bem, pelo que soube. Estão todos de parabéns.
    E este fórum também esteve muito bem! Teve toda a madrugada grande atividade.

9. Daniel253

Daniel253
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Out 2010
    Local:
    Açores S.Miguel
    e se nao fosse o gordon ninguem via rtp açores...

agora e esperar que ele vá pra longe...

e que so volte talvez daki a 6 anos

10. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Despeço-me com vento forte mas nada muito significativo (Lagoa). Abraço a todos.

11. Kamikaze

Kamikaze
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Mai 2012
    Local:
    Num registo um pouco mais sério, recebi agora a informação que o mar galgou o molhe de protecção do porto de Sta. Maria. Enfrentando ventos ciclónicos, os homens lutaram para reforçar as amarras das embarcações e, segundo constou, conseguiram.
    Devem ter sido os tais 4 metros. (Só se foram na piscina dele...:disgust:)

Por aqui, o céu apresenta-se novamente muito nublado, o vento permanece irrelevante e o mar continua com algumas vagas dignas de registo fotográfico, mas o "splash" é um pouco menor fruto da rotação do vento para o quadrante de nordeste.

Cumprimentos aos resistentes,

12. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    bom analisando o que se previa com aquilo que aconteceu e ainda com os dados que estive analisando fica um resumo:
    - a precipitação que se esperava entre os 70 e os 150 mm, aconteceu os 70 mm, quer em Santa Maria quer em São Miguelel, sendo bem distribuida pelas 4 horas, nada que os açores não estejam habituados;
    - o vento penso que terá tido rajadas na ordem dos 120 km, existem valores que apenas podem estar errados, 236 km/h ... hummm:huh:
    - trovoada? Acho que ninguém a viu;

Portanto acho que não se pode dizer os que modelos falharem esteve dentro do normal, mas em resumo tal como acreditava no inicio, a diferença nesta tempestade para outras foi na ondulação, porque de resto nada de excepcional !

13. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Bons dias,

felizmente o Furacão não teve consequências muito graves à sua passagem pelas ilhas, mar alteroso,chuva forte mas bem distribuída pelas horas e rajadas de vento muito fortes, contudo, esse valor de 236 Km/h levanta-me muitas dúvidas quanto à sua veracidade... parece-me algo excessivo, mesmo sendo uma rajada ....uma leitura errada do anemómetro certamente... seria preciso um furacão mais intenso para produzir rajadas dessa natureza....:huh:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Kamikaze

Kamikaze
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Mai 2012
    Local:
    Acredito que a chuva em Sta. Maria foi superior, os ventos também. Estes de longe...

Quanto à trovoada, posso dizer por experiência própria que, durante um Furacão, a violência sonora do vento, chuva e ondulação são tão brutais que uma pessoa deixa de poder distinguir o som de um trovão e as descargas eléctricas passam practicamente despercebidas. Simplesmente, uma pessoa perde a percepção da trovoada com tal espectáculo brutal. Já presenciei vários Furacões e Tempestades Tropicais, mas nunca vi um relâmpago ou ouvi trovoada durante um(a), mas sei e tenho a certeza absoluta que existiram.

Cumprimentos a todos (sem excepção) que mantiveram este "centro de emergência online" activo e repleto de informação útil e relevante.
    Voltaremos a falar aquando da próxima "desgraça à espera de acontecer"...:D

Até à próxima e ohayo gozaimasu.

15. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Penso que já foi assunto falado por outros tópicos, nomeadamente em eventos extremos: A incerteza nalgumas medições de vento, e o erro associado dessas medições para valores mais elevados. Esse valor poderá efectivamente não estar totalmente aferido mas atenção a um pormenor. Falar de ventos médios e de ventos sustentados substancialmente inferiores não impedem que existam de forma instantânea rajadas excepcionais com valores bastante acima. Pode ser o caso... é uma rajada isolada... Mas obviamente com as devidas reservas.

Partilhar esta Página